blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- O NORDESTE E A COPA SÃO PAULO

* O trabalho de formação da Região Nordestina não anda bem.

Os números da Copa São Paulo de Junior confirmam que existe uma estagnação no setor, e com o agravante de que alguns dos clubes pertencem a empresários, que arrendam o departamento para que possam expor os seus atletas.

O Nordeste começou essa competição com 22 clubes, entre os 128 disputantes, representando 17,1% do total.

Após a primeira fase somente cinco desses foram classificados para a seguinte: os dois clubes da Bahia, Bahia e Vitória, Ceará, Botafogo-PB e Sport, com um percentual de 7,8% dos 64 clubes que irão dar a continuidade ao torneio.

Dezessete times ficaram pelo caminho, com alguns sem marcar um único ponto.

Trata-se sem duvidas da realidade de um futebol que agoniza nesse setor, como também na categoria principal, e para comprovar basta analisar a tabela da Copa do Nordeste, com 10 participantes entre os 16, locados nas Séries C e D do Brasileiro.

Uma tristeza.

NOTA 2- NEYMAR FORA DA SELEÇÃO DA UEFA

* Os onze melhores jogadores da Europa na temporada de 2017, conforme votação promovida pela UEFA tem a presença de dois brasileiros, os laterais Daniel Alves (Juventus/PSG) e Marcelo (Real Madrid).

Neymar não teve votos suficientes para integrar esse seleto grupo.

Quase 9 milhões de votantes escolheram numa lista de 50 finalistas o Team Of The Year, fato esse que ocorre desde o ano de 2001.

Além de Neymar faziam parte dessa e na votação final ficaram de fora mais três brasileiros: Casemiro (Real Madrid), Alex Sandro (Juventus) e Fabinho (Monaco) .

Os escolhidos foram os seguintes:

Buffon (Juventus),

Daniel Alves (Juventus/PSG),

Sergio Ramos (Real Madrid),

Chiellini (Juventus),

Marcelo (Real Madrid),

De Bruyne (Manchester City),

Kroos (Real Madrid),

Mondric (Real Madrid),

Hazard (Chelsea),

Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e,

Lionel Messi (Barcelona).

Dos onze escolhidos, cinco foram do Real Madrid, confirmando a boa temporada desse clube em 2017.

NOTA 3- NO ESTADUAL PARAIBANO A CLASSIFICAÇÃO PODERÁ SER RESOLVIDA PELO PRESIDENTE

* Alguns Regulamentos dos estaduais que serão iniciados no final de semana apresentam falhas que poderão criar sérios problemas.

Na Paraíba os dirigentes aprovaram os critérios de desempate nas fases, sem uma alternativa no caso de empate nos diversos itens.

Sabemos que será muito difícil de acontecer, mas como no futebol o diabo anda solto nos gramados, não custaria nada que constasse um simples item de proteção.

Segundo o regulamento no caso de empate entre duas agremiações, será classificada aquela que tiver maior número de vitórias, saldo de gols, maior número de gols assinalados, confronto direto na fase, menor número de cartões amarelos e, menor número de cartões vermelhos.

Se tal fato chegar a acontecer, a solução será dada pelo item dos casos omissos, e nesses caberá a decisão ao Presidente da Federação, que sem duvida seria grotesco, pois não teria como justificar a escolha.

Na realidade muito embora as chances de que aconteça esse tipo de empate sejam reduzidas, todo regulamento deveria ter um item de segurança para não tumultuar a competição.

Em algumas federações existe o sorteio, e em outras, a marcação de um jogo de desempate, mas para tal haveria a necessidade de datas, o que é um grande problema.

São coisas do futebol brasileiro.

NOTA 4- MANDA PARA O SPORT RECUPERAR

* O Sport está virando um centro de recuperação de jogadores, ou seja aqueles que há tempo não conseguem jogar o que se chama de bom futebol.

No dia de ontem o Flamengo confirmou o empréstimo ao time da Ilha do Retiro, do meia atacante Gabriel, que é o jogador mais longevo do elenco do clube da Gávea, desde o ano de 2013, juntamente com o inicio da gestão de Eduardo Bandeira de Mello. 

Chegou ao time carioca com um bom currículo do futebol baiano, mas no Rio esqueceu o trato da bola, começou tendo chances no time, e sem o devido retorno foi sendo abandonado.

Em 2017 foi pouco aproveitado por Reinaldo Rueda, e quando isso acontecia era contestado pela torcida rubro-negra, que o vaiava até quando seu nome constava do grupo de reservas.

Foi perdendo o espaço no elenco, e o Flamengo colocou-o na lista de empréstimos, desde que tem contrato até dezembro de 2019.

Como o Sport tem um perfil de reabilitador, certamente será mais uma tentativa, como aconteceu com vários profissionais.

Os seus salários serão pagos de forma integral pelo clube da Ilha do Retiro.

São coisas do futebol pernambucano, e do Sport Recife.

NOTA 5- CONTRATA UM E LEVA DOIS

* O futebol brasileiro é surreal.

Igual à esse não existe no mundo da bola.

A nova moda é o nepotismo, que acontece nas federações, clubes e especialmente nos clubes quando contratam os seus treinadores.

É o sistema de acertar com um e levar dois.

Paulo Cesar Carpegiani ao assumir o Flamengo trouxe consigo o seu filho Rodrigo Carpegiani que o acompanha há muito tempo.

No São Paulo Dorival Junior, voltou a empregar o seu herdeiro como assistente, fato esse que aconteceu nos outros clubes que foram por esse dirigido.

Lucas Silvestre é o seu braço direito, e foi um dos pivôs de sua saída do Santos, desde que os jogadores não o suportavam.

Cuca quando está na ativa leva a tiracolo o seu irmão Cuquinha.

Na Seleção do Circo, Tite arrumou uma boquinha para o seu filho Matheus Bachi que afirma entender de futebol.

Esse é o novo caminho do futebol brasileiro onde o nepotismo faz a sua parte no sistema.

Um fato bem interessante acontece no Sport Recife, quando o filho do presidente é diretor de futebol, e entende tanto do riscado como entendemos de física nuclear.

Família unida trabalha unida.

São coisas do futebol brasileiro.

Comentários   

0 #3 RE: NOTAS AVULSASPEDRO CORDEIRO 12-01-2018 18:57
JJ: Sobre nepotismo o amigo esqueceu de Eurico Miranda e Euriquinho no Vasco da Gama.
Citar
0 #2 RE: NOTAS AVULSASCELIO LEITE 12-01-2018 16:55
JJ: NOTA 1- Desses times nordestinos parece que o Bahia e Vitória são melhores. O Sport também teve uma boa classificação. O Vitória ontem já passou para a terceira etapa. Os demais não tem nada a acrescentar. NOTA 2- NEYMAR deu um tiro no pé com a ida ao Saint Germain. Se não ganhar a Liga dos Campeões certamente ficará abalado.
Citar
0 #1 Nota 4André Ângelo 12-01-2018 10:45
Que o Sport virou um centro de "recuperação" ou centro de "apostas" em jogadores de futebol, não tenho dúvida.
O problema é que o Sport traz jogadores emprestados sem fixar um preço pela compra em definitivo ou jogadores que não tem dinheiro para comprar, caso o jogador "estoure" na Ilha do Retiro.
Essa forma de trazer jogadores também é conhecido como "barriga de aluguel", foi assim com Lucas Lima, com Patrick lateral direito, com Danilo Fernandes e agora com Patrick, só para citar alguns exemplos.
Em resumo, os dirigentes do futebol pernambucano - especialmente do Sport, por ser o clube mais rico - mostram-se incompetentes para gerir um clube de futebol.
Por falar em incompetência, é verdade que o Sport aceitou que o São Paulo pague os 10 milhões por Diego Souza em 12 parcelas mensais? Ou seja, o dinheiro não vai servir para contratar ninguém, apenas para ajudar pagar a folha salarial?
Será que os dirigentes do Sport não leem jornais ou a internet, para saber que Lucas Pratto foi vendido por 44 milhões de reais ao River Plate? Ou eles acreditaram quando os dirigentes do São Paulo disseram que esse valor ou ao menos a metade não seria pago à vista, e sim em 44 parcelas mensais, feito consórcio de carro?!
Ou seja, o São Paulo vende jogador à vista e compra a prazo, mostrando inteligência gerencial, pois se capitaliza para fazer contratações, enquanto o Sport vende a prazo e fica sem "bala na agulha" para trazer um bom nome para o time, como Ymmi Chará do Junior Barranquilla da Colômbia.
Só falta agora vender Rithelly por qualquer 8 ou 10 milhões de reais pra algum time do Brasil, embora a cláusula rescisória dele seja 3 ou 4 vezes esses valores...
É muita incompetência!
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar