blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

O COAF (Conselho de Orientação à Atividade Financeira), irá criar regras especificas para reprimir a utilização de venda de jogadores para fins ilegais como a lavagem de dinheiro.

Segundo esse órgão, o principal alvo são os agentes de atletas, mas pode atingir dirigentes. Uma medida correta, mas que chega um pouco tarde quando a casa já foi assaltada.

Sugerimos aos membros desse Conselho que leiam um estudo sobre a lavagem de dinheiro no futebol, o ¨Money Laundering Though The Football Sector¨, que foi publicado pelo FATT (Financial Action Task Force) no ano de 2009.

O trabalho apresenta o futebol como o esporte que é mais aberto à lavagem de dinheiro e a evasão de divisas no mundo, por conta da grande movimentação de recursos.

Quem acompanha esse esporte mundialmente, certamente não tem nenhuma duvida que o conteúdo desse estudo não seja real, desde que a lavanderia do futebol é uma das maiores do mundo, e com filiais em centenas de países, atuando no atacado e varejo.

De acordo com a FATT, são três os motivos que tornam o esporte da chuteira como um ambiente bem propicio aos crimes financeiros.

1- A Estrutura do financiamento: O mercado é muito mais fácil de ser penetrado pois além de ser muito vasto, com ramificações em todo o mundo, inclusive em paraísos fiscais, é em sua maioria gerenciado por amadores, ou pessoas vindas de outras áreas de negócios.

2- Complexidade Financeira: O relatório diz que as transferências de jogadores entre países- tem ¨caráter irracional¨, já que esses são supervalorizados com um propósito definido, inflacionando a balança comercial dos times. Diferente do que existe em outros negócios, não existe no futebol uma tabela de preços especifica para controlar os gastos e ganhos dos clubes, os quais vivem em constante débito financeiro.

3- Cultural- De acordo com o estudo, está é a vulnerabilidade que dificilmente é vista fora do futebol, já que é um dos poucos setores de negócios em que o criminoso consegue melhorar o seu ¨status social¨.

Tantos jogadores, quanto dirigentes, agentes e empresas investem no esporte para que possam ganhar o respeito da população e de grandes empresários e políticos, elevando-os a um nível de ¨herói¨ e/ou socialite que dificilmente outra atividade poderá propiciar.

Na realidade, a lavagem de dinheiro é um fato concreto no futebol mundial, e que encontra as portas bem escancaradas de clubes que apresentam balanços com déficits bem altos, longe das suas capacidades de pagamento, e que apesar disso continuam a existir, levando-os muitas vezes a receber investimentos a qualquer custo, não se preocupando com a fonte do dinheiro que está chegando aos seus cofres, facilitando assim a entrada de criminosos no setor.

Trata-se de um assunto muito sério, que pode prejudicar a imagem do futebol, e o afastamento dos  seus torcedores, mas que deve ser combatido com dureza, para que seja afastada do mercado da bola uma verdadeira máquina de lavar dinheiro.

No Brasil existem casos detectados, e alguns processos correm sob segredo na Justiça, mas na realidade trata-se de um crime de difícil descoberta, desde que acontece sempre fora de nosso território, e o dinheiro fica em paraísos fiscais. 

As casas de apostas ativas, e a lavagem de dinheiro são dois grandes predadores do futebol.

Comentários   

0 #3 RE: O COMBATE A LAVAGEM DE DINHEIRO NO FUTEBOLLUIZ ANTONIO 16-01-2018 20:18
Vi no twitter do blog a chamada para esse artigo. Em primeiro lugar quero parabeniza-lo pela qualidade do site e de seus artigos. Poucos blogs tem um conteúdo como esse. Quanto ao tema o amigo tem inteira razão quando afirma que o futebol é uma porta escancarada para a lavagem de dinheiro.
Citar
0 #2 RE: O COMBATE A LAVAGEM DE DINHEIRO NO FUTEBOLPLINIO ANDRADE 16-01-2018 18:27
JJ: O Artigo mostra a realidade. Essas altas negociações são estranhas como bem disse o Antônio Correia em seu comentário. Os milhões são muitos e muitas vezes para jogadores que não tem esse valor. A comilança deve ser alta.
Citar
0 #1 RE: O COMBATE A LAVAGEM DE DINHEIRO NO FUTEBOLANTONIO CORREIA 16-01-2018 16:58
JJ: Essas transações milionárias que vem acontecendo está muito acima da realidade. São muitos milhões aplicados e muitas vezes jogados fora. Esse sem duvida é um bom sinal de uma lavagem de dinheiro. O governo brasileiro acordou tarde. Mas pé melhor do que nunca.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar