blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- A BOLA VAI ROLAR

* Com apenas 11 dias de pré-temporada a bola irá começar a rolar em diversos gramados.

Em nossa região estará acoplada aos falecidos estaduais a Copa do Nordeste, que sem duvida é a cara da pobreza do futebol regional, quando dos seus 16 participantes, 10 serão das Séries C e D, 3 da B e 3 da A.

Alguns clubes que tinham boa demanda ficaram de fora por conta do sistema de classificação.

O que se pode esperar de um evento que agrega clubes sem torcida, sem expressão maior no futebol local?

Obvio que o nível técnico será nivelado por baixo e isso reduz em larga escala a demanda.

O processo autofágico que tomou conta do futebol engoliu muitos clubes da região, que apequenaram-se no decorrer do tempo, e com isso levando ao enfraquecimento e sobretudo a falta de equilíbrio.

A Copa do Nordeste foi a melhor iniciativa dos clubes que pensaram no coletivo em 1994, quando foi disputada pela primeira vez no estado de Alagoas.

Poderia ter sido a redenção, mas a politicalha barata das federações Nordestinas a implodiram, o que gerou o processo de queda livre, desde que os clubes que tinham nessa competição uma âncora, ficaram à deriva em um mar revolto.

O primeiro time da capital a jogar será o Santa Cruz que irá atuar contra o Confiança fora de casa, que é o último sobrevivente do futebol sergipano, enquanto o Salgueiro irá receber o Ceará.

O tricolor do Arruda contratou uma leva de jogadores de mediano para baixo, um técnico novo, com pouco treinamento, o que enseja a certeza das dificuldades que advirão.

O Esporte Interativo nos parece uma verdadeira sucursal da Globo com seus horários indecentes, e ambos os jogos serão às 22 horas na região, o que sem duvida é a continuidade da mesmice.

O Sport cometeu um erro grave em ficar de fora, além de uma perda financeira, poderia equilibrar a competição com o Bahia e Vitória que serão os seus donos, e com maiores chances do título.

NOTA 2- O SPORT FICOU NO 5º LUGAR NAS VENDAS DE CAMISAS

* A NETSHOES, uma empresa importante do sistema de vendas de materiais esportivos, E-commerce, divulgou a relação dos clubes que tiveram mais camisas vendidas pela internet.

O Sport Recife entre os vinte maiores obteve um excelente 5º lugar, que é importante para auferir a sua demanda, desde que apesar de estar na Região Nordestina superou times como Santos, Cruzeiro, Vasco, entre outros.

O primeiro lugar ficou com o Corinthians.

A seguir temos os seguintes clubes:

2º- São Paulo,

3º- Palmeiras,

4º- Flamengo,

5º- SPORT,

6º- Santos,

7º- Cruzeiro,

8º- Vasco,

9º- Internacional,

10º- Real Madrid,

11º- Grêmio,

12º- Barcelona,

13º- Paris Saint Germain,

14º- CHAPECOENSE,

15º- Bayern de Munique,

16º- Seleção da Itália,

17º- Manchester United,

18º- Seleção do Circo,

19º- Seleção da Alemanha e,

20º Botafogo.

Lamentamos que o rubro-negro da Ilha do Retiro não tenha uma diretoria com a percepção de que isso é um fato bem importante.

NOTA 3- UM AMISTOSO CAÇA-NIQUEL TEVE BRIGA DE TORCIDAS

* O futebol brasileiro cada dia está ficando mais surreal.

No final da semana aconteceu em Brasília um amistoso caça-níquel entre os times do Gama-DF e Fortaleza que tem o treinador Rogerio Ceni como a sua maior atração.

No final o tricolor bateu o clube local por 3x0.

A partida serviu para homenagear dois campeões mundiais, Lucio que está no time brasiliense, e Ceni no cearense.

De tudo aconteceu, com algo inédito que nem nas peladas de ruas se observava.

O Fortaleza levou para o amistoso 24 jogadores, e por incrível que pareça todos jogaram.

Ceni colocou um time o primeiro tempo, um outro no segundo, e os que sobraram no banco entraram no decorrer da partida.

Um jogo que teve ingressos pagos e que deveria ter sido levado a sério, virou uma feira-livre.

O mais grotesco viria no pós jogo, quando as torcidas organizadas se encontraram numa rua de Taquantinga-DF, e promoveram uma briga campal.

Vamos e venhamos, um amistoso mequetrefe, de brincadeira, ter um encontro violento de torcidas é o fim do mundo.

NOTA 4- O COAF E OS AGENTES DE FUTEBOL

* Citamos o COAF (Conselho de Orientação a Atividade Financeira) no artigo principal quando escrevemos sobre a lavagem de dinheiro, em que mostramos que esse órgão está se adequando para fiscalizar os empresários do futebol.

Tomamos conhecimento através do blog do jornalista do Portal UOL, Rodrigo Mattos, de detalhes do texto que está sendo elaborado sobre o assunto.

Nesse os empresários ficam obrigados a informar todas as operações relacionadas ao futebol acima de R$ 30 mil. Em relação as operações da elite do futebol brasileiro, isso significa praticamente todas as transações entre jogadores incluindo as comissões dos agentes.

Os empresários ficam obrigados a manter os registros dos valores de todas as operações, assim como a descrição dos serviços prestados.

Outra exigência é que esses tenham atualizado seus cadastros sobre CPF, CNPJ, e endereços.

Embora o texto possa ser modificado, desde que encontra-se aberto para audiência pública, mas na realidade ficou de forma clara que a Receita deseja regular essa movimentação de dinheiro que passa ao largo, e que tem um alto volume.

NOTA 5- A FIFA FARÁ AUDIÊNCIA SOBRE DEL NERO

* De acordo com o jornalista Jamil Chade, correspondente do jornal Estado de São Paulo, o futuro de Marco Polo Del Nero, presidente afastado do Circo do Futebol Brasileiro, começará a ser definido na próxima sexta-feira.

A FIFA realizará uma audiência em seu Comitê de Ética para ouvir a defesa do cartola. Essa já foi entregue de forma antecipada.

O dirigente foi indiciado nos Estados Unidos por corrupção e lavagem de dinheiro. Como permaneceu no Brasil conseguiu evitar ser preso e extraditado como Jose Marin.

Diante das evidencias que foram apresentadas pelos promotores norte-americanos, citando os possíveis delitos,  a entidade maior do futebol mundial o afastou por 90 dias.

Obviamente que Del Nero não irá a Zurique para a audiência, muito embora várias passagens foram colocadas à sua disposição pelos torcedores, mas o FBI não o permite.

Botou os pés fora do Brasil, cadeia.

O mais interessante poderá acontecer, quando um dos membros do Conselho de Ética resolver fazer uma pergunta simples: por qual razão o suspeito não pode comparecer à audiência para se defender?

Será um sucesso.

Uma pergunta final: O cartola está pagando dos seus bolsos os honorários dos advogados, ou com os cofres do Circo?

NOTA 6- PERGUNTAR NÃO OFENDE

* A diretoria do Corinthians ligou a máquina do tempo, e retornou ao passado, ao contratar Emerson Sheik, veterano de 39 anos em fim de carreira.

Como perguntar não ofende, gostaríamos de saber que depois de uma temporada trágica, sem legado, na Ponte Preta, com idade para a aposentadoria, qual o motivo desse contrato?

Na verdade ficamos sem entender.

O futebol brasileiro é fantástico, quando os clubes se desfazem doa jovens, e contratam atletas com idade acima da realidade.

Comentários   

0 #2 RE: NOTAS AVULSASCARLOS ALFREDO 16-01-2018 20:10
JJ: SOBRE A NOTA 4 COM RELAÇÁO AOS AGENTES.AGORA LI QUE FALTOU TRANAPARENCIA NA TRANSAÇÁO DE JÔ DO CORINTHIANS PARA O JAPÃPO. OS EMORESÁRIOS RECEBERAM DE COMISSÕES US$ 3 MILHÕES.
Citar
0 #1 RE: NOTAS AVULSASANTONIO CORREIA 16-01-2018 17:02
JJ; Os times de 1994 da Copa do Nordeste na época eram os melhores da região. Hoje o que vemos são aqueles que não tem torcida, nem estádios á altura de uma competição regional. Vou utilizar uma palavra que o amigo sempre escreve. Uma Copa mequetrefe,
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar