blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- TUDO DENTRO DO FIGURINO

* A Copa do Nordeste começou como estava programada.

Estádios ociosos, com o Amigão em Campina Grande sem a menor condição de abrigar uma partida oficial de futebol, mostrando o descaso de quem o comanda no Brasil, que não deve ter feito uma vistoria correta e permitiu a realização de uma partida oficial.

Os jogos foram bem insosos o que já era esperado, desde que a fraca qualidade de algumas equipes, aliada a uma reduzida e fictícia pré-temporada só poderia ter uma resultante e essa foi a que nós vimos.

Os resultados foram os previsíveis.

O CRB visitando a equipe do Treze em Campina Grande,  no campo de pelada, venceu por 2x1.

Por mais esforço que os dois times fizessem, a buraqueira não dava a menor condição de um melhor jogo.

Venceu o time de uma Série Nacional acima do adversário.

Na cidade de Ceará Mirim-RN, com o estádio vazio, mas com um bom gramado, o Globo foi derrotado pelo Vitória da Bahia por 2x1.

Ganhou aquele que tinha a obrigação de fazê-lo.

Na Arena Batistão, em Aracaju, o Confiança recebeu o Santa Cruz, e o empate fez justiça pelo que os times apresentaram.

Jogaram pouco, muito esforço, um peladão oficial.

Na verdade não se poderia exigir mais do tricolor, que estava com jogadores recém contratados, e sem o devido entrosamento.

O 1x1 foi o resultado do encontro de dois times da Série C.

No estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro, também com pouco público, ganhou quem tinha que ganhar, quando o Ceará derrotou o Salgueiro por 2x0.

Nada a comemorar ou reclamar, pois é isso que nós temos no futebol Nordestino.

A TV Jornal transmitiu o jogo do Santa Cruz, mas a nossa operadora Sky não permitiu, pois somos ligados diretamente ao Sudeste do país, e lá estava o chato Ratinho, e depois um filme mequetrefe.

Assistimos a partida pelo Esporte Interativo, que está fazendo um esforço para transformar um gato em lebre.

Hoje o Náutico faz a sua estreia, contra o Altos-PI, e dá inicio em sua maratona de três jogos em cinco dias.

Para o diretor de competição da Federação local, quando perguntado em um programa de TV, sobre os intervalos dos jogos, deu uma resposta grotesca, quando afirmou que o alvirrubro colocasse dois times nesse período.

Quem já não tem um, imagine o segundo.

Nós merecemos o que temos. Por isso que o futebol de Pernambuco está morto e enterrado.

Acorde Sindicato dos Atletas na defesa dos seus associados, e não da entidade. 

NOTA 2- VINTE ANOS ATRÁS

* Aqueles que poderão proceder com as devidas comparações são os nossos visitantes, desde que a nossa opinião poderia sugestiona-los, embora sempre a externamos nos artigos com relação a evolução do Brasil.

No ano de 1987, os 10 melhores Artistas Musicais foram:

1º- Roberto Carlos,

2º- Djavan,

3º- Marisa Monte,

4º- Caetano Veloso,

5º- Legião Urbana,

6º-Gal Costa,

7º- Gilberto Gil,

8º- Marina Lima,

9º- Renato Teixeira e Almir Sater e,

10º- Zé Ramalho.

Vintes anos após em 2017, a relação foi a seguinte:

1º- Pablo Vitar,

2º- Luan Santana,

3º- Anita,

4º- Marilia Mendonça,

5º- Ludmila,

6º- Nego do Borel,

7º- Simone e Simaria,

8º- Maraia e Maraisa,

9º- MC Kevinho e,

10º- Thiaguinho.

No futebol a Revista Placar elegeu os onze melhores jogadores de 1987.

A lista foi a seguinte:

Taffarel (Inter), Luiz Carlos Winck (Inter), Aloisio (Inter), Luizinho (Atlético-MG), Mazinho (Vasco), Norberto (Inter), Milton (Coritiba), Zico (Flamengo), Renato Gaúcho (Flamengo), Renato (Atlético-MG) e, Berg (Botafogo). Renato Gaúcho foi o Bola de Ouro,

Em 2017 a Revista em conjunto com a Espn premiou o seguinte time:

Vanderlei (Santos), Fagner (Corin), Geromel (Gre), Balbuena (Corin), Thiago Carleto (Cor), Hernanes (S.P), Michel (Gre), Thiago Neves (Cruz), Dudu (Pal), Luan (Gre) e Jô (Corin). Bola de Ouro- Jô.

São escolhas bem diferentes no espaço de vinte anos.

Gostaríamos de saber se éramos felizes ou infelizes e não sabíamos.

NOTA 3- DIREITO DE ARENA PARA OS TREINADORES

* Os técnicos do futebol brasileiro fizeram um lobby legal junto aos deputados federais, para que tivessem um percentual descontado das cotas que são pagas pelas televisões para as transmissões dos jogos, como pagamento pelos seus direitos de arena.

Os atletas já recebem  o percentual de 5% sobre o valor pago aos seus clubes de acordo com a Lei 9.615/98 e suas alterações, e a arbitragem conseguiu aprovar um projeto na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, dando-lhes uma parcela de 1,5% pelo direito de arena. 

A proposta tramita em caráter conclusivo, e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania.

Na realidade o pleito é justo, já que os técnicos fazem parte do jogo e tem a sua imagem explorada pelas mídias.

Por outro lado deveriam ter colocado também uma parcela para uma outra classe que é ativa nos eventos futebolísticos, os árbitros, que em 90 minutos de jogo são figuras por demais vistas.

NOTA 4- SEM CUSTOS

* Já repetimos por várias vezes que o futebol brasileiro é surreal.

Todos os dias encontramos alguma coisa fora da linha.

O Palmeiras é um dos clubes que nos oferecem mais fatos estranhos e que só nesse acontecem.

Um dos casos mais interessantes, foi o pagamento ao intermediário do seu ex-jogador Valdivia, ganho na Justiça do Trabalho.

Na verdade o agente  da transação foi o próprio atleta através da sua empresa Jorge Luiz Valdivia Toro-ME, que cobrou uma alta comissão para o seu retorno ao time alviverde de São Paulo.

É um caso de empresário/jogador.

Um fato como esse nem Freud poderia explicar.

Um outro que irá entrar para a história do clube está relacionada a contratação de Gustavo Scarpa, que ganhou na Justiça os seus direitos econômicos e federativos e ficou livre para assinar contrato com qualquer clube, embora essa decisão poderá sofrer ainda uma reviravolta em abril.

Com a liberação nas mãos e publicada no BID, o jogador assinou com o Palmeiras, cujos dirigentes afirmaram que a transação não teve nenhum desembolso, e que foi SEM CUSTOS.

A verdade foi bem diferente, desde que o clube do Parque Antarctica teve que desembolsar 6 milhões de euros, ou seja R$ 23,5 milhões, como luvas e comissões dos agentes.

Se tivessem negociado diretamente com a diretoria do Fluminense os valores seriam reduzidos.

O ¨Sem Custos¨ foi uma algo a mais para aqueles que acreditam em Chapeuzinho Vermelho.

Só mesmo em nosso futebol.

NOTA 5- SEM CERTIDÕES DA SERASA

* O jornal Folha de São Paulo fez uma pesquisa através do IEPTB- Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil, na busca da situação dos 12 maiores clubes brasileiros, com referência a relação aos títulos protestados que impendem a emissão de uma Certidão da Serasa.

O recordista é o Corinthians com 53 títulos, a seguir vem: 

Grêmio 47,

São Paulo, 31,

Bahia, 26,

Internacional, 18,

Vasco, 18,

Flamengo, 11,

Fluminense, 8 e,

Santos 1.

Esse é mais um dos lados negativos do nosso futebol, onde os clubes torram milhões com atletas, e não pagam os compromissos que são assumidos com os seus fornecedores.

NOTA 6- A TURMA DA TERCEIRA IDADE NO FUTEBOL

* Os trabalhos realizados nos clubes em seus diversos setores, tem refletido no aumento do tempo dos atletas nos campos do futebol.

Além da tecnologia a maioria desses profissionais sabem se cuidar, o que ajuda no prolongamento da carreira.

Nos clubes da Série A tem muitos desses em ação.

O mais antigo é o goleiro do Sport, Magrão, com 41 anos, e em plena atividade e com o reflexo de um jovem.

Com 40 anos completos ou a completar nesse ano de 2018, temos:

Fernando Prass (Palmeiras),

Léo Moura (Grêmio) e,

Emerson Sheik (Corinthians). 

39 ANOS:

Juan (Flamengo),

Leonardo Silva (Atlético-MG) e,

Renato (Santos).  

Fábio (Cruzeiro), 38, Alessadro (Coritiba), 37,

David (América-MG), Fernando Henrique (Ceará), Pierre (Atlético-PR) e, Zé Carlos (Paraná), 36 anos.

Acima dos 35 anos existe um time completo e três reservas.

Nas outras divisões o número é bem maior. 

Pelo menos em alguma coisa estamos nos aproximando do futebol europeu que tem uma vida longa para muitos dos seus atletas.

Comentários   

0 #4 RE: NOTAS AVULSASBLOGDEJJ 17-01-2018 19:02
Citando guilardo:
TUDO DENTRO DO FIGURINO- Caro amigo. Sem qualquer otimismo, assisti o jogo do Santa contra o Confiança. O tricolor que já foi grande no Nordeste, e hoje está destroçado pelos próprios dirigentes, anunciou antecipadamente uma folha de pagamento mensal de 200.000,00 reais. Confesso que ainda me preocupo, pois sei que com essa quantia ele não sobe, contudo, pode lutar para não cair. Fiquei até surpreso ontem, pois pensava tratar-se de um bando de pernas de pau. Pelo menos naquela partida não foi o que se viu. Apareceu uma dupla de zagueiro segura, principalmente o Genilson. O Sobralense não jogou bem, mas este nós conhecemos e sabemos que é um bom jogador. Tem um volante que mostrou garra, é pegador e fez o gol. O Robinho é um jogador perigoso e driblador, será muito útil. Vítor é bom e regular. Os outros , alguns conhecidos como Augusto e Ananias, se não luziram, também não decepcionaram. Agora, o goleiro muito gordo, transmite a nítida impressão de insegurança. Não sabe sair do gol e se posiciona sobre a linha da barra em todo o ataque que sofre. Podem começar a procurar outro e rápido, pois dificilmente ele será aproveitado. Com a volta de Grafite, acho que contratando mais uns quatro jogadores razoáveis, certamente não cairemos, mas dificilmente ascenderemos à série B. É que com folhas entre 300/400 mil mensais, o Fortaleza levou 8 anos para sair da bronca. Com 200 mil sairemos fácil ? Claro que não.


Prezado Guilardo: A sua análise está correta. Temos uma visão sobre a folha salarial, desde que é bem melhor ter o dinheiro para pagar uma folha de 200 mil do que ter uma de R$ 500 mil e não paga-la. Uma competição como a Série C exige salários em dia. Mesmo pequenos servem como estimulo.
Citar
0 #3 RE: NOTAS AVULSASguilardo 17-01-2018 12:35
TUDO DENTRO DO FIGURINO- Caro amigo. Sem qualquer otimismo, assisti o jogo do Santa contra o Confiança. O tricolor que já foi grande no Nordeste, e hoje está destroçado pelos próprios dirigentes, anunciou antecipadamente uma folha de pagamento mensal de 200.000,00 reais. Confesso que ainda me preocupo, pois sei que com essa quantia ele não sobe, contudo, pode lutar para não cair. Fiquei até surpreso ontem, pois pensava tratar-se de um bando de pernas de pau. Pelo menos naquela partida não foi o que se viu. Apareceu uma dupla de zagueiro segura, principalmente o Genilson. O Sobralense não jogou bem, mas este nós conhecemos e sabemos que é um bom jogador. Tem um volante que mostrou garra, é pegador e fez o gol. O Robinho é um jogador perigoso e driblador, será muito útil. Vítor é bom e regular. Os outros , alguns conhecidos como Augusto e Ananias, se não luziram, também não decepcionaram. Agora, o goleiro muito gordo, transmite a nítida impressão de insegurança. Não sabe sair do gol e se posiciona sobre a linha da barra em todo o ataque que sofre. Podem começar a procurar outro e rápido, pois dificilmente ele será aproveitado. Com a volta de Grafite, acho que contratando mais uns quatro jogadores razoáveis, certamente não cairemos, mas dificilmente ascenderemos à série B. É que com folhas entre 300/400 mil mensais, o Fortaleza levou 8 anos para sair da bronca. Com 200 mil sairemos fácil ? Claro que não.
Citar
0 #2 RE: NOTAS AVULSASANTONIO CORREIA 17-01-2018 11:40
NOTA 1- Muito boa essa análise sobre o inicio da Copa do Nordeste. Times fracos, o gramado do Amigão um absurdo, e arquibancadas vazias. Tudo dentro do figurino como o amigo citou. Quanto a Nota 2 garanto-lhe que éramos felizes e não sabíamos.
Citar
0 #1 RE: NOTAS AVULSASRUBRO-NEGRO 17-01-2018 10:34
JJ: NOTA 1- O estádio Amigão que é um bom palco de jogo está com o gramado destruído. Não sei como foi liberado. Há pouco tinha lido que o MP da Paraíba não queria liberar nenhum campo para o estadual, e agora entendi um dos motivos. Quanto a Copa é isso que o amigo escreveu, uma competição de terceira divisão. Quanto a NOTA 2, certamente éramos felizes e só agora sabemos.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar