blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

O estado de Pernambuco foi muito bem na pontuação do IDEB, que representa o Índice do Desenvolvimento Escolar, ficando em primeiro lugar entre as 27 unidades da Federação, e um dos dois que alcançaram a pontuação projetada.
Vinte e cinco estados, incluindo o Distrito Federal foram reprovados, especialmente em matemática e português, que para nós não é nenhuma novidade em um país que foi dirigido em 13 anos por apedeutas, que pouco fizeram pela educação, desde que povo sem cultura são cordeirinhos de estimação e a garantia na permanência do poder. O Nordeste é o maior exemplo.
O futebol de Pernambuco se distanciou do estado, e no ano de 2016 está sendo reprovado por conta dos procedimentos de seus clubes, nas campanhas realizadas. Aqueles que disputam ou disputaram o Brasileiro em suas diversas Séries estagnaram, e tornaram-se estáticos, como um corpo sem movimento, que foram estudados na Lei de Newton.
Central, América e Serra Talhada foram hibernar bem cedo na Série D. Um fracasso total. O Salgueiro ainda está lutando na C contra o rebaixamento. O Náutico não sai do lugar na Série B, enquanto o Santa Cruz tem mais de 90% de chances para ser degolado, e o Sport fazendo de tudo para acompanha-lo nesse calvário na maior divisão.
O modus operandi é o mesmo. Planejamento estratégico é uma palavra pornográfica e proibida nos estatutos dos clubes. Dirigente amadores, alguns apaixonados, que utilizam a paixão no lugar da razão. Não conhecem a matemática, e por conta disso não tem condições de procederem na formatação de bons projetos.
Por outro lado a Federação local também foi reprovada no IDEB, e em especial no ENEM. Nada faz, nada cria e nada transforma. Paralisou no tempo e no espaço, com um presidente fingindo que dirige e os clubes fingindo que isso acontece.
Os torcedores abandonaram os estádios, e o nosso futebol paga pela insensatez da permanência por um longo tempo do programa Todos com a Nota, que o tornou parasitário e acomodado com referência as bilheterias. O público é tão repetitivo que todos já conhecem os seus nomes. Parece um encontro em um restaurante.
O jornalismo esportivo também acomodou-se ao sistema de estagnação, e não usa a sua força para a mudança do sistema.
O mais grave é assistirmos outros estados em evolução, como o Rio de Janeiro que há algum tempo não colocava um clube na disputa pelo título e mesmo no G4, assim como quebrando um ritual de anos seguidos com um dos seus representantes sendo rebaixado.
Quando observamos o vizinho estado de Alagoas constatamos uma evolução no futebol. O CSA subiu para a Série C, o ASA tem chances matemáticas para voltar a B, e o CRB vem permanecendo no G4 do acesso para a Primeira Divisão por um longo tempo. Tem mostrado resistência.
O que mais nos preocupa é que a estagnação existe, está à frente de todos e nada se faz para dar um basta nesse modelo, ou mesmo na estática que tomou conta do nosso futebol, dando um empurrão na bola, para que essa possa entrar em movimento.
Estamos perdendo a esperança, pois não vemos no entorno futebolístico pessoas que possam mudar o sistema, e pelo andar da carruagem tudo indica que iremos continuar sendo reprovados em todos os exames que forem realizados no país.
É uma vergonha.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar