blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Há muito que o encontro entre o Sport vs Santa Cruz deixou de ser o Clássico das Multidões. Os dois últimos jogos pela Sul-Americana Tupiniquim tiveram um pouco mais de 11 mil torcedores, o que representa na realidade o momento que atravessa o futebol de Pernambuco.
O jogo de hoje está mais para um abraço de afogados, que poderão morrer juntos, por conta de suas performances no atual Brasileirão, desde que uma vitória para qualquer lado poderá servir de empurrão para o buraco do inferno. 
O clube da Ilha do Retiro tem uma folha salarial quase três vezes maior do que o seu adversário, custando em torno de R$ 4 milhões, mas dispendeu tais recursos em contratações equivocadas, inclusive em mudanças de técnicos, e nos gramados pouco produziu.
O clube do Arruda insistiu na manutenção de um grupo da Série B para disputar a A. Mudou também de treinador, contratou em demasia profissionais que nada contribuíram para a sua evolução. Deu no que deu, e os torcedores o abandonou.
Na realidade nada acontece por acaso. Ambos são produtos de gestões sem uma visão estratégica, sem um planejamento adequado para uma competição longa e com viagens exaustivas, e o reflexo está na tabela de classificação. O Sport em 16º, beirando o rebaixamento, e o Santa Cruz com um camarote cativo nesse local da degola, ocupando a 18ª colocação.
O futebol profissional não é para amadores ou torcedores das arquibancadas, que não tem a visão necessária para o administrarem. Por mais esfôrço e dedicação nada acontece, desde que os caminhos traçados são sempre tortuosos.
Os dois times entram em campo hoje trazendo uma estatística bem negativa. O Sport nos  69 pontos disputados conquistou 27, com um aproveitamento no limite de 39%. Foram 7 vitórias, 6 empates e 10 derrotas. Marcou 31 gols, e sofreu 36, com um saldo negativo de -5.
Por outro lado o Santa Cruz que no início da competição chegou a liderança da tabela, entrou na sua realidade e já dorme há muito tempo na zona da degola na espera do carrasco com a sua foice. Nos seus 69 pontos conquistou apenas 20, com um aproveitamento de apenas 29%. Conta com apenas 5 vitórias, 5 empates e 13 derrotas. Marcou 24 gols e sofreu 33, com um saldo negativo de -9.
Nas últimas seis rodadas, com 18 pontos em disputa, o clube da Ilha do Retiro somou 5 pontos. Se analisarmos os últimos 9 pontos disputados, esse conquistou apenas 1 ponto, demonstrando um viés de queda em seu gráfico estatístico.
A equipe do Arruda teve uma participação mais trágica com relação a sua pontuação. Nos 18 pontos disputados somou 2, e nos últimos 9 pontos, somente 1 ponto foi para a sua tabela de classificação. Uma vitória não irá tira-lo da zona em que se encontra, mas poderá incrementar o sonho de fuga, que é bem difícil de acontecer, desde que carrega consigo 92% de chances de voltar para a Série B, enquanto uma vitória do rubro-negro poderá ser o oxigênio necessário para a corrida contra o carrasco.
Um empate será o ¨ABRAÇO DE AFOGADOS¨, quando ambos poderão ir para o inferno. No ex-Clássico das Multidões, os torcedores no lugar dos seus gritos de apoio, estarão rezado para Santa Rita de Cassia e Santo Expedito, que adotaram os desesperados.
Lamentável o quadro atual de nosso futebol.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar