blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Não são todos, por existirem alguns diferenciados, mas uma boa parcela de nossos cartolas, sejam eles de federações, ou clubes, tem uma linha de ação como de ditadores políticos.

Nos primórdios do futebol no Brasil, os uniformes dos jogadores tinham gravatas, enquanto os dirigentes usavam cartolas. Posteriormente, de forma pejorativa, os torcedores começaram a caracterizar aqueles que ficavam envaidecidos com os seus cargos, ou os que os utilizavam para proveitos pessoais, chamando-os de ¨cartolas¨, e até hoje o termo perdura, e agrega outros valores menores.

O mais interessante é a mudança das pessoas quando tornam-se cartolas. Transformam-se, ficam vaidosos, e quando assumem o poder na sua maioria adota uma arrogância fora dos limites. Tornam-se ditadores de plantão.

Eles impõem o poder de forma autoritária e ao mesmo tempo política, ao usar com habilidade as ferramentas que o cargo lhe dá. Pernambuco teve exemplos como Rubem Moreira, Fred Oliveira e o finado Carlos Alberto Oliveira. O atual comandante tenta ser cartola mas não consegue, falta-lhe o necessário: carisma.

O cartola sente-se acima de todos que o cercam. O seu  comando é bem delineado nos procedimentos que são adotados. Convoca reuniões, mostra as ideias, abre o debate, e no final a sua opinião prevalece, inclusive abusando do emocional para justificar as atitudes.

O cartola nunca erra, porque tem sempre um laranja ao seu lado para tudo, inclusive de assumir os erros.

Quando a ideia de algum membro do seu grupo dá certo, de forma ditatorial, se apropria dessa. Um fato que sempre analisamos ao observarmos a sua maneira de se expressar, é que sempre fala na primeira pessoa, desde que no seu mundo só existe o ¨eu¨, e procura dar uma entonação de que é um grande gestor. Tem uma empáfia exclusiva desse personagem.

As pessoas competentes demoram muito pouco junto ao cartola, já que esse prefere os subservientes e que balançam as cabeças para tudo, que são incapazes de questiona-lo, e como hábito as incansáveis louvações.

O cartola brasileiro é tratado como um semideus, sua palavra é dogma, e até nas piadas contadas, mesmo de qualidade duvidosa, as risadas são abundantes.

Adora oferecer um jabazinho para que falem bem de sua pessoa, e muitos resolvem tentar a política.

Trata-se do único ser que afirma estar cansado do cargo, mas não sai, por conta das benesses que traz no seu bojo.

Sem duvidas esse é o verdadeiro cartola, que para ele tudo vai bem, enquanto o futebol definha por conta de suas gestões.

Essa análise foi procedida de forma científica, através da sociologia e antropologia que criaram a identidade do cartola brasileiro.

Se alguém é candidato a tal cargo, pelo menos já fica sabendo como deverá atuar.

Comentários   

0 #1 blogdejjpazevedo - O CARTOLA BRASILEIROHoracio 25-11-2017 16:33
Hi there! I could have sworn I've been to this site before but after browsing through some of the posts I realized it's new to me.
Anyhow, I'm definitely delighted I discovered it and I'll be bookmarking it and checking back often!

Feel free to visit my web site; ασφαλεια αυτοκινητου τριμηνη asfalistra.Gr: http://www.muscles.se/members/celiaroxon8828/
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar