blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

A Série B Nacional merece uma análise psicológica. Além de uma qualidade precária, uma média de publico grotesca, os clubes parecem que não desejam o acesso para a Divisão maior do futebol brasileiro. CRB e Ceará são os maiores exemplos. No returno o time alagoano é o 17º colocado com 5 pontos em 6 jogos, enquanto o cearense é o lanterna com apenas 3.
A equipe de Alagoas apesar de uma performance pífia nessa segunda etapa ainda consegue se manter no G4 por conta das gorduras acumuladas na fase anterior e da falta de motivação dos adversários. O Londrina tem a mesma pontuação, situou-se na 5ª posição e perde nos critérios técnicos. Na realidade, pelo que representam no futebol nacional Bahia e Náutico deveriam ter subido no bonde da história que estava passando por suas portas, mas ainda continuam tropeçando, embora o time baiano tenha pulado da 13ª colocação no turno (23 pontos), para a 7ª no returno (36 pontos), sendo o 2º colocado nessa fase com a conquista de 13 pontos.
Com relação a equipe pernambucana a situação é mais grave. Terminou o Turno na 6ª colocação, com 28 pontos, e no returno somou apenas 5, encontrando-se na 12ª na atual tabela, com 33 pontos. Nessa segunda fase o alvirrubro somou 5 pontos, e ficou na zona de rebaixamento (18º).
Existe uma apatia desses times com relação ao acesso. Todas as condições foram ofertadas e estão sendo desperdiçadas, abrindo espaço para que Londrina, Vila-Nova, e Avai se aproximassem do grupo, com boas performances, em especial o time catarinense que somou 13 pontos nos 18 disputados no returno, com um salto da 15ª posição, para a 9ª, distando apenas dois pontos do 4ª colocado.
Nem Freud poderia explicar esse momento. Os analistas não conseguem uma definição para a permanência do CRB no G4, quando esse conquistou apenas 5 pontos na segunda fase, e queimou todas as gorduras acumuladas.  Os clubes que poderiam ter subido no cavalo selado oferecido, não o fizeram. Enquanto o time alagoano era derrotado em casa pelo Avaí, o Ceará (5º) sofria um vexame ao perder para o lanterna Sampaio Correa, em casa, o Londrina (6º) empatava com o Tupi que está na zona de rebaixamento, e o Bahia (7º, na classificação anterior), era atropelado pelo Paysandu.
Com relação ao Náutico, embora não tivesse uma pontuação para chegar ao grupo maior, mas poderia ter uma aproximação, empatava com o Joinville, perdendo também a oportunidade oferecida. Avaí e Vila Nova obtiveram o sucesso, e estão com apenas 2 pontos de diferença para o 4º colocado. O quadro atual mostra que Vasco e Atlético-GO tem respectivamente 99% e 94% de chances para o acesso.
As duas vagas restantes serão disputadas pelo Brasil de Pelotas (45%), Bahia (40%) e Londrina (38%). Enquanto isso o CRB que já teve um percentual de 55%, apresenta-se com 26%. O Ceará que também era detentor de 55% de chances despencou para 13% e o Náutico que chegou a 45%, tem apenas 11% de esperanças.
Voltamos a repetir, sem planejamento nenhum clube poderá obter sucesso, e com um agravante, nunca uma Série B foi tão medíocre como a atual. A pontuação e a média de público retratam muito bem, e na certeza que clubes como Oeste, Bragantino e Tupi, não tem demanda para uma Divisão importante do futebol nacional, por conta de seus torcedores, que na verdade são reduzidos.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar