blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

A goleada do Barcelona sobre o Celtic na Liga dos Campeões. foi destacada por nossa imprensa de forma totalmente desproporcional, com elogios em demasia para a equipe espanhola e seus principais jogadores.
Por outro lado quem assistiu o jogo sem paixão, de forma independente, observou que o time escocês era bem fraco, longe do nível do adversário, que jogou como o Ibis e o Santo Amaro, que eram massacrados por nossos clubes quando esses tinham um bom futebol.
Nem tanto o céu, nem tanto á terra. Uma coisa é uma coisa, e uma outra coisa é outra coisa. O time catalão jogou bem, mas o adversário era o que chamamos de mequetrefe, e por isso o banho de gols.
Pelos comentários de nossas mídias, todos os jogos realizados no Velho Continente são excelentes, o que não é verdade, e já assistimos alguns eventos bem fracos. Obvio que o futebol europeu está à frente do nosso com uma longa distância. Como nas corridas de cavalos, esse está na primeira turma e os nosso na décima. Puro-sangue disputando com pangarés.
Tal fato se reproduz nas análises dos jogos realizados em nosso país, em especial na sua maior competição. Não existe nada pior do que assisti-los e ouvir alguns comentários. Muitas vezes achamos que estamos como o ex-presidente Lula, vivendo em outro mundo, ou seja, aquele em que não se sabe de nada. Nem as propinas. Temos analistas de computador, onde o pênalti se for contra o time do seu estado, não aconteceu, caso contrário esse foi bem escancarado.
Assistimos alguns jogos nesse meio de semana, e anotamos as interpretações equivocadas e muitas vezes clubísticas. Achar que a partida entre Palmeiras e Flamengo teve um bom futebol, foi grotesco. Para se ter uma ideia, no primeiro tempo a bola em movimento representou 40% dos 48 minutos jogados, 19,2%. Não houve futebol, e sim muitas faltas e sobretudo minutos perdidos nos laterais e reposição da bola pelos goleiros. Na verdade foi uma partida de mediana para baixo, mas como era Flamengo e Palmeiras essa tornou-se grandiosa.
Enquanto isso, embora sem um alto nível, o jogo entre o Botafogo e Santos foi muito mais movimentado. Bem disputado, com muitas finalizações dos dois lados e uma boa dinâmica dos times. Pouco se falou, desde que os participantes não eram os queridinhos das mídias, mas os torcedores como nós gostaram.
Certamente uma boa parte de nossos jogos são fracos. Santa Cruz vs Atlético do Paraná foi um bom exemplo, e as 2.471 testemunhas sofreram no local, e aqueles que o assistiram pela TV devem ter passado para outro canal. Uma verdadeira penitência. As análises foram diferentes com elogios para o time local, que ganhou o jogo na bacia das almas, com vaias que já estavam sendo ouvidas.
Nem tanto o céu, nem tanto a terra. Nem tudo da Europa é ouro e nem tudo no Brasil é lata. Nos dois lados temos de tudo um pouco, inclusive nas análises efetuadas. Na realidade hoje é um sofrimento assistirmos alguns jogos de nosso futebol, mas também temos momentos de alegria.  
São coisas do futebol brasileiro.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar