blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Quem acompanha o futebol brasileiro jamais observou algo tão estranho como a Série B de 2016, quando os clubes fazem de tudo para não ocupar a vaga do acesso, e trabalham como uma carroça emperrada que não sai do lugar.

A 26ª rodada da competição foi concluída com alguns detalhes, que deixaram os analistas do futebol perplexos com a sua tabela de classificação. Cinco clubes com a mesma pontuação (39 pontos), e no G4 o acesso do Bahia, que com uma vitória saltou da 10ª posição para a 4º.

Quais os motivos para que esse fato raro pudesse acontecer? Vamos tentar responder essa pergunta.

Com exceção do Atlético-GO, o G4 do Turno foi totalmente modificado no returno, com Atlético-GO (1º), Bahia (2º), Avai (3º) e Criciuma em 4º. O Vasco da Gama continua na liderança, mas nas 7 rodadas da segunda fase encontra-se na 11ª colocação. Foi salvo pelas gorduras, e a queda de alguns clubes como o CRB, Ceará, Náutico e Londrina, que desceram na maluca roda gigante, sem sinais de recuperação. 

O Bahia, que pulou da 10ª colocação para a 4ª e Avai da 15ª para a 6ª, tomaram os seus lugares, e apresentam-se hoje com boas perspectivas de acesso, por conta de uma curva ascendente nos últimos 21 pontos disputados, quando tiveram um aproveitamento de 76%.

Um fato que está passando despercebido está relacionado a pontuação para o acesso. No momento e de acordo com os números do Bahia, um clube que chegar a 57 pontos poderá obter a vaga para a Série A de 2017, utilizando-se os critérios técnicos. Se os percentuais de aproveitamento dos melhores do returno permanecerem, a pontuação será de 60 pontos.

Achamos que os 59 pontos irão levar pelo menos um clube ao sucesso. Não temos dúvidas. Em 2007, o Vitória subiu com tal pontuação, e o fato poderá ser repetido nessa temporada.

A roda gigante ira continuar nas próximas 12 rodadas, quando as duas vagas abertas irão ser disputadas, e de tudo pode acontecer, desde que um tropeço do Brasil de Pelotas ou do Bahia, poderá levar o Avai, Londrina, ou o Ceará, caso um desses saia vitorioso em seu jogo, para o G4. Vasco e Atlético-GO estão bem próximos da Série A de 2017.

HAJA EMOÇÃO, E AO MESMO TEMPO MUITA REZA.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar