blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

São incontáveis os artigos que escrevemos sobre a situação decadente do futebol de Pernambuco, ou seja ¨éramos infelizes e já sabíamos¨, mas os detentores do poder e as nossas mídias fingiam que nada acontecia e que estávamos numa ilha de prosperidade. Deu no que deu.

Na realidade não aguentamos mais algumas análises que proliferam na imprensa esportiva local, que não conseguem separar uma boa gestão de uma sem qualidade, um bom time de um fraco,  um bom jogador de um figurante, e, sobretudo as performances de nosso futebol que são reprovadas com nota 0 nos gramados.

O futebol de Pernambuco vive de sonhos e ilusões, de um estadual que não leva a nada, uma Copa Nordeste com clubes sem a menor expressão, e que criam um sistema de auto-engano, e na hora das competições maiores a realidade aflora e mostra uma infelicidade total.

Como os esportes fazem parte do sistema nacional, tornaram-se iguais a sua vida política, que era bem infeliz, nós já sabíamos, mas, era cantada em prosa e verso como nunca dantes na história do país o povo estava com uma vida melhor. Deu no que deu. Desempregados, endividados, sem dinheiro e os propagadores da ideia, ricos.

Há quanto tempo não se discute com seriedade o futebol de nosso estado? A Federação local vive de factoides e não acompanha o seu dia a dia, que pelos resultados é destruidor. A incapacidade de pensar nessa entidade é algo que beira o absurdo, e o reflexo se dá nos gramados. Nenhum de nossos representantes nas diversas divisões do Brasileiro foram protagonistas, muito pelo contrário, ou saíram cedo, ou então lutaram e ainda lutam pelo rebaixamento.

Central, Serra Talhada e América deram adeus a Série D, e entraram em um longo período de hibernação. Na Série C, o Salgueiro lutou contra o rebaixamento até a última rodada da primeira fase. Escapou por pouco, desde que foi derrotado pelo Confiança, mas o América-RN empatou com o Remo. O Clube Náutico tinha tudo para conquistar o acesso, e hoje tem apenas 10% de chances para tal. Entregou-se totalmente a apatia e não soube aproveitar a mais fraca Segunda Divisão já realizada na era dos pontos corridos.

Quanto aos dois clubes da Série A, Sport e Santa Cruz, também lutam abraçados contra a degola. O tricolor embora ainda sonhe, já está no Z4 há muito tempo, e o rubro-negro com auxílio da incompetência de sua diretoria está fazendo de tudo para ser degolado.

O futebol pernambucano perdeu a sua identidade, com uma formação fraca, precária e vive de jogadores importados, que muitas vezes nada produzem. O público sumiu por conta da falta de motivação. Éramos infelizes e já sabíamos, e pelo andar da carruagem vamos continuar dessa forma, desde que não observamos nenhuma luz no fim do túnel. Precisamos fazer um MOVIMENTO PARA UM FUTEBOL MELHOR, com cabeças pensantes para salvar o antigo esporte das multidões, que hoje vive com a ociosidade dos estádios.

Lamentável.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar