blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Na última quinta-feira assistimos dois jogos pela Copa do Brasil que nos deram a demonstração de que o futebol brasileiro afundou definitivamente, e não mostra sinais de recuperação. O mais grave é que vivemos um presente sem futuro. As ciências adquiriram certa capacidade de previsão, e, cada uma em sua área, tem bastante informação para antecipar, e pelo que vislumbramos teremos muitos anos para uma recuperação geral, inclusive a moral.

Os modelos esportivos da Europa são bons indicadores para os brasileiros, mas na verdade esse Continente tem uma economia forte, um alto PIB, e sobretudo um bom processo civilizatório, pontos esses que o Brasil está bem distante. A educação em países como a Espanha, Inglaterra e Alemanha, que dominam o futebol mundial é de alto nível, enquanto a nossa é precária, e com poucas condições de uma boa formação.

O futebol brasileiro é o reflexo do país, que cresceu economicamente, e desceu a ladeira em seus conceitos. Fomos o país da Bossa Nova, uma revolução na música em todo o mundo. Hoje temos Wesley Safadão como referência musical.

Fomos o país de Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa. Nos contentamos hoje com Paulo Coelho. Qualquer um é escritor, lança um livro mequetrefe e termina na Academia.

Fomos o país de Carlos Lacerda, Getúlio Vargas, Oswaldo Aranha, Daniel Krieger, Adauto Lúcio Cardoso, Tancredo Neves, Ulysses Guimarães, Miguel Arraes e tantos outros, e hoje nos contentamos com Renan Calheiros, Romero Jucá, Fátima Bezerra, Lula e outros, que mostram bem claro a queda do nível de nossa política.

Somos um país em que os filhos recebem com a permissão dos pais, programas da pior qualidade, novelas e seriados que levam a promiscuidade, ensinam a roubar e ganhar a vida com o jeitinho brasileiro. Somos um país acostumado a driblar as consequências, e não saber planejar o futuro. Tudo isso depende de uma única palavra: EDUCAÇÃO. Enquanto não tivermos prontos para preparar um Novo Brasil, tudo que passamos hoje irá continuar, com as referências para o nosso futuro.

Trazer bons conceitos da Europa, em especial para o futebol é importante, mas torna-se impossível, desde que vivemos em uma sociedade em que o homem de bem é execrado, e os corruptos são aplaudidos por suas espertezas. Aqui criam-se dificuldades para a venda de facilidades.

Somos o país do Mensalão, do Petrolão e de tantas operações que foram ou estão sendo realizadas, de corruptos e corruptores, com políticos sem credibilidade. Somente a educação com uma grande reforma, e que irá mudar a sua cara, com outro modelo civilizatório, sem falcatruas, e uma vida melhor para o seu povo.

Esse processo já começou com a Lava-Jato com o apoio das pessoas sérias da nação. Se não mudarmos, Del Nero irá continuar Del Nero, as Federações serão sempre Federações, os clubes serão sempre os clubes, e o Brasil será sempre esse Brasil de hoje.

Vamos mudar.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar