blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Faltando apenas um jogo para o encerramento da 27ª rodada do Brasileiro da Série B, entre Paysandu vs Bragantino, que não influencia na luta pelo acesso, a situação permaneceu estável com seis clubes disputando duas vagas restantes, desde que Vasco da Gama e Atlético-GO estão bem próximos de conseguir as suas.

Um fato que deveria ser analisado está relacionado ao número mágico para alcançar o pódio. No encerramento do Turno a pontuação do 4º colocado, Atlético-GO sinalizava para 64 pontos. Com oito rodadas realizadas no returno, essa caiu para 60 pontos, com uma ressalva de que os critérios técnicos deverão ser utilizados para o desempate.

No estudo das chances de cada candidato, um fator bem importante é o seu crescimento na segunda fase, que mostra uma tendência firmada e que irá influenciar no resultado final.

Ouvimos ontem uma pergunta sobre o Náutico, se esse poderia chegar ao G4 no final da competição. Como resposta afirmamos que seria difícil, mas hoje não impossível, inclusive após analisarmos os seus confrontos, verificamos que esse necessita aumentar o seu aproveitamento nos 11 jogos restantes.

Avaí, Atlético-GO, Bahia, Londrina e Criciúma foram os times que mais evoluíram na segunda fase. O Náutico terminou o turno na 6ª colocação, com 49,12% de aproveitamento, e caiu para a 11ª nos 8 jogos do returno, com um aproveitamento de 45%. Necessita conquistar 22 pontos para chegar aos 61, que representa um aproveitamento de 63%. Tal pontuação hoje é mais segura.

Para que se proceda um efeito comparação, o Avaí está com um aproveitamento nessa segunda fase de 79%, o Bahia, de 62%, Londrina e Criciúma, de 58%.  O Brasil de Pelotas apresenta uma queda, com 44%, quando no turno teve 52%.

Podemos considerar o Ceará e CRB fora dessa disputa. O time cearense é o pior na classificação do returno, com 5 pontos e sem uma única vitória, enquanto o alagoano está na 18ª colocação, com 6 pontos, e apenas uma vitória. É uma curva que vem se mantendo descendente.

Com relação as chances de cada um, considerando-se todas as variantes, o Vasco conta com 96%, Atlético-GO (89%), Avaí (55%), Londrina (40%), Bahia (38%), Náutico (26%), Brasil de Pelotas (24%), Criciúma (22%). Esses são os corredores dos últimos 400 metros (33 pontos), que faltam para o final da competição.

Os números colocam o Londrina no acesso, mas achamos que o Bahia estará no bolo maior quando do encerramento do Campeonato. 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar