blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

A história não pode ser apagada, mas pode ser esquecida, e por conta disso lutamos para a preservação na mente dos torcedores do Sport, em especial a sua nova geração, de um titulo conquistado em 16 de dezembro de 1990, consagrando clube como campeão brasileiro da Série B Nacional, retornando à divisão maior em 1991.

Foram passados 27 anos e o esquecimento é total, inclusive da parte do clube, com dirigentes que não conhecem a sua real história, e mal pensam no presente, desde que o futuro é incerto.

Na gestão de João Martorelli, esse pensou em tirar a estrela de prata do uniforme do time, como se essa não tivesse a menor importância.

Fazemos questão de citar  a conquista todos os anos, não por termos participado ativamente dessa, como dirigente do futebol, e  muito mais pelas condições precárias em que vivia o clube, não somente do lado financeiro, e em especial pela desagregação politica.

A conquista do titulo teve uma influencia importante para o Sport, desde que a continuidade na Série B o levaria ao caos, e com esse  acesso foi criada as condições de melhorar as receitas e sobretudo trouxe a união quando foi consolidada uma chapa única para o seu comando, tendo à frente Wanderson Lacerda.

Numa reunião com a presença de vários rubro-negros na residência do então presidente Luciano Bivar, foi dado o pontapé  inicial que levaria à recuperação do rubro-negro da Ilha do Retiro, e isso de fato aconteceu, quando a década de 90 foi da mais alta importância de sua vida e que o estruturou para os demais anos.

No campo de jogo, um elenco simples, formado na sua maioria por atletas da casa, ou da própria região, conseguiram apesar de tudo que aconteceu no clube, trazê-lo de volta a maior divisão do futebol brasileiro.

Jamais presenciamos um grupo tão unido como esse, e tal fato foi primordial para que os objetivos fossem atingidos.

O acesso já estava garantido no jogo contra o Guarani de Campinas, que ficou marcado pela pressão de Beto Zine presidente do time campineiro, agressões ao árbitro e auxiliares, aos atletas do Sport, que conseguiram o empate de 1x1, o necessário para o que estava programado.

A disputa pelo troféu contra o Atlético-PR, serviu para consolidar uma boa campanha, onde os empates foram maiores do que as vitórias (15x11), e apenas duas derrotas em 24 jogos.

Paulo Victor, Givaldo, Ailton, Marcio Alcântara, Agnaldo, Marcos Vinicius, Mirandinha, Joélcio, Luiz Carlos, Sergio Alves, Neco, Glauber, Neco, Lopes e outros que a memória não conseguiu relembrar, mas que estão enquadrados, sob o comando de Roberto Brida, e com o apoio extraordinário do supervisor Vulpian Novaes, que foi tesoureiro e chefe da delegação, que muito contribuiu para a conquista.

Todos no seu conjunto estão sendo homenageados, pois foram esses que deram o título ao rubro-negro, numa demonstração que a base funcionava e tinha amor a sua camisa.

Foi criada uma lenda de que os jogadores dormiram no aeroporto de São Luiz para que uma diária do hotel não fosse paga, com o objetivo de ajudar no pagamento dos salários.

Na realidade o fato aconteceu, mas a história é bem outra.

Após o jogo, o time chegou ao hotel mais de meia-noite, onde seria servido o jantar.

A delegação deveria estar no aeroporto de São Luiz às 05,00 horas, ou seja não teriam tempo para dormir. 

Recebemos um telefonema de Vulpian Novaes,  que estava junto ao técnico  Brida e de Paulo Victor representando os atletas, que nos informou que o grupo achou que seria um desperdício ficar no hotel por duas horas e pagar uma diária inteira, e que queriam seguir para o aeroporto.

Na ocasião ponderamos, desde que a imprensa estava em São Luiz, e esse fato poderia ser distorcido, quando o goleiro nos disse que a decisão foi unânime entre todos os jogadores.

A verdade foi essa, e os personagens estão vivos para confirma-la.

Sabemos que vivemos em um país de memória bem curta, facilmente apagada, e de um clube que faz questão de renegar uma conquista importante que mudou a sua história.

Lamentamos, mas fazemos o nosso papel, enquanto eles esquecem.

Comentários   

0 #1 RE: 16 DE DEZEMBRO DE 1990RUBRO-NEGRO 16-12-2017 13:17
JJ: Tive o cuidado de pesquisar os nossos veículos de mídia, e não vi nenhuma noticia sobre esse fato. Procurei no site do Sport, também nada. O amigo focou muito bem a importância dessa conquista em um dos piores momentos do clube, que deu as condições de formatação da década de 90 que o amigo teve uma grande participação.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar