blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

¨O tempo não comprou passagem de volta. Tenho lembranças e não saudades¨.

A frase é de Mario Lago, ator, compositor, escritor, e que servirá de mote para esse artigo.

Na realidade saudades servem para algo marcante que deixou felicidade.

Uma atitude, um personagem, uma conquista, um ato, fazem parte do saudosismo.

No futebol temos saudades dos velhos tempos, dos bons dirigentes, dos craques que desfilavam nos gramados, de um bom jornalismo.

Hoje temos apenas lembranças que não trazem momentos felizes.

O ano de 1917 deveria ser apagado da memória em todos os seus segmentos, em especial do futebol, mas certamente irá deixar tristes lembranças, saudades jamais.

O combate a corrupção no Brasil vai deixar saudades e não apenas a lembrança, essa ficará para aqueles que tentam derruba-lo.

Figuras como essas não entrarão nos livros de história.

Não poderíamos ter saudades do futebol pernambucano, centenário, que foi levado ao fundo do poço por uma cartolagem despreparada. 

As lembranças de Náutico e Santa Cruz sendo rebaixados para a Terceira Divisão Nacional, obviamente não poderiam deixar saudades.

As lembranças do Sport gastando milhões de reais, e no final sem ganhar nada, desde que o título estadual além de não ter expressão, continua em aberto por conta do arbitro de vídeo amigo, nunca poderiam ser transformadas em saudades.

A sua luta contra o rebaixamento deixou apenas uma lembrança que mostrou a incompetência de seus dirigentes.

Quando pensamos nos clubes do interior, nada que possa nos deixar o sentimento da saudade, desde que as lembranças são negativas, inclusive para o próprio Salgueiro que vislumbrou, e foi tragado pelas mesmices patológicas.

No futebol nacional as saudades ficam para Giulite Coutinho, o dirigente mais sério da antiga Confederação Brasileira de Desportos, hoje transformada em Circo do Futebol.

Iremos tem lembranças infelizes dos seus sucessores, começando com Otávio Pinto Guimarães, que era honesto, mas não mandava, até o atual cartola, Marco Polo Del Nero, fugitivo, e hoje suspenso pela FIFA sobre suspeita de corrupção.

São tristes lembranças.

Mais um ano está se encerrando, com poucas saudades, e muitas lembranças que não devem ser esquecidas, para que possam servir para uma luta inglória de transformar o país, em especial o futebol em algo que traga felicidade, e que possa deixar saudades, não os momentos tristes que vivenciamos.

Mario Lago tinha razão quando nos deixou essa frase antológica, e figuras como essa nos deixam saudades, não apenas lembranças. 

Comentários   

0 #2 RE: LEMBRANÇAS ANTONIO CORREIA 22-12-2017 12:35
JJ: Concordo com o comentário do rubro-negro. O artigo mostrou uma realidade. Eu tenjo saudades dos bons momentos do nosso futebol, do Sport de 90, onde dei minha colaboração e testemunhei o seu gigantesco trabalho.
Citar
0 #1 RE: LEMBRANÇAS RUBRO-NEGRO 22-12-2017 10:16
JJ: Não vou comentar o artigo que é mais um entre muitos de boa qualidade que o amigo publica. Essa relação entre saudade e lembrança é filosófica, e o amigo aproveitou bem o tema relacionando-o ao fitebol.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar