blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Ao ouvirmos as analises feitas após mais uma vitória do Manchester City comandado por Pep Guardiola contra o Watford (3x1), quando colocou 15 pontos de diferença sobre o segundo colocado, que é o seu maior rival, Manchester City, fizemos uma releitura de alguns artigos que fazem parte do livro sobre a trajetória desse treinador, que explicam muito bem a atual situação do clube, ou daqueles que foram dirigidos por esse, Barcelona e o Bayern de Munique.

Os nossos treinadores se não leram deveriam aproveitar um pequeno tempo para fazê-lo. Muitas coisas boas iriam aprender.

Na realidade a insanidade que tomou conta do futebol brasileiro com o calendário equivocado, uma overdose de jogos, praticamente não permite que os técnicos responsáveis pelos clubes possam dedicar-se a uma boa leitura, e descobrir algo que os ajudará no seu dia a dia.

Copiamos algumas frases que merecem a reflexão de todos, para que possam entender que os resultados que acontecem nos jogos não são por conta do acaso, e sim por um trabalho profissional e inteligente.

Os analistas do futebol brasileiro também deveriam tirar um tempo para a sua leitura, que tornariam os seus comentários de um melhor conteúdo.

¨Os torcedores, aceitam que se jogue mal, mas odeiam, quando um esforço possível não é feito.

Uma verdade completa.

¨O maior aborrecimento de um torcedor não é o seu clube jogando de forma errada, mas sim, quando os jogadores não se entregam, e abandonam qualquer esforço para modificar o que acontece¨.

Outro texto lapidar, principalmente para aqueles que falam muito de tática.

¨As pessoas falam sobre tática, mas na realidade a tática são os jogadores. Adaptações são feitas, para que as qualidades funcionem melhor para a equipe, mas nada além disso.

Quando se fala de tática, é necessário pensar no que o adversário faz e nos jogadores que podem causar problemas¨.

Uma outra frase mostra a importância da formação em um clube.

¨Quase nos damos bem melhor com a precariedade do que na abundancia, por assim dizer, especialmente com um time de tantos jogadores de qualidade. Tenho confiança absoluta na equipe. Pela minha filosofia todos os problemas tem solução. Por isso sempre penso em alternativas para resolver possíveis problemas, seja com jogadores que temos na equipe de cima, ou mesmo com jovens¨.

Uma outra analise excelente foi a relacionada aos jogadores do meio de campo, e que nos fez lembrar de David Silva e Kelvin De Bruyne que ditam o modelo de jogar atual do City.

¨Os meios campistas são jogadores inteligentes e que tem que pensar em todo o time. Saber se sacrificar e são atletas que precisam entender mais o jogo. Quanto mais tivermos, mais fácil será fazer a adaptação a outras posições. Com jogadores polivalentes, podemos ter elencos mais enxutos e com mais opções¨.

Sobre as concentrações no futebol Guardiola foi bem claro ao afirmar que era contrário e justificou.

¨Ninguém passa um dia todo trancado em um hotel antes de ir ao trabalho. Queremos que a vida normal seja a mesma, se eles não descansarem, se descuidarem, vão jogar pior e perderem o emprego.

Julgo os jogadores pelo trabalho, e não pela vida particular. Não sou policial. Às dez da noite já estou dormindo, e não tenho vontade de controlar os jogadores. Por isso prefiro que estejam em casa com a família e não em hotéis trancados sem nada para fazer. Tentamos fazer o bom senso¨.

Uma verdadeira aula, e cujos resultados assistimos durante os jogos comandados por esse treinador.

Os nossos profissionais deveriam estudar os pensamentos do maior técnico do futebol mundial, mas pela cultura brasileira tal fato será difícil de acontecer, pois esses se julgam conhecedores de tudo, e que não tem nada à aprender.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar