Alguns dos nossos visitantes em seus comentários sobre a postagem da Regressão do Náutico, sugeriram que publicássemos um artigo com o mesmo teor analítico sobre o Santa Cruz.
Na verdade já postamos diversas análises sobre o tricolor do Arruda, mas como o tema é atual, vamos atende-los.
O Clube do Arruda, entre os três da capital foi o que teve uma queda mais acentuada, no período de 28 anos, que comporta as décadas de 90, de 2000 e mais 8 anos da atual.
O Santa Cruz teve os seus melhores momentos na década de 70, e parte da de 80, quando o clube evoluiu graças a uma continuidade de um projeto delineado por um Colegiado que o dirigiu de forma alternativa.
Nos anos 70 esse participou por 10 anos seguidos do Brasileirão, nos anos 80 por 6 vezes intercalados com 4 na Serie B. Começava o seu declínio que acentuou-se nos anos 90, quando participou apenas uma vez da Série A, no ano de 1993, desde que não houve a Segunda Divisão, e terminou na 28ª colocação, sendo levado de volta ao grupo anterior.
De 1994 a 1999, onde teve o acesso, fez parte da Série B. No ano de 2000, disputou a Copa João Havelange, e no seu modulo ficou no 25º lugar. Em 2001 retornou a primeira divisão, onde foi logo rebaixado, só voltando em 2006, onde chegou na lanterna da competição, sendo levado de volta para a Segunda Divisão.
Em 2007 disputou essa Série sendo rebaixado para a C e, em 2008, sofreu o descenso para a D, participando dessa quarta divisão no período de 2009/2011, ano em que conseguiu o acesso para a Terceira Divisão.
No ano de 2013 conseguiu o acesso para a B, onde jogou nos anos de 2014 e 2015, quando conseguiu o acesso para a divisão principal, mas com uma estrutura precária foi levado de volta para o lugar de onde veio. Disputou a Série B em 2017 e foi rebaixado mais uma vez para a C.
O fundo do poço.
Tornou-se apenas um clube ganhador de títulos estaduais que pouco representaram para a sua evolução. Em 2016 conquistou a Copa do Nordeste.
Numa simples análise, verifica-se que o Santa Cruz, em 28 anos (com o de 2018), somente participou por 4 vezes do Brasileirão, e 24 nas demais divisões.
A dureza dessa realidade assombra a qualquer estudioso do futebol brasileiro, visto que o clube passou quase três décadas totalmente fora do foco dos grandes eventos, das mídias nacionais, e como contrapartida, de grandes patrocinadores.
Na verdade foram anos desperdiçados, e que levou o tricolor a atual situação, e ainda contou com a infelicidade de ter algumas péssimas gestões nesse período, que levaram o clube a esse momento, eivado de dividas, lutando com dificuldades para retornar aos grandes campeonatos, e conseguindo sobreviver graças a sua torcida que já começou a esmorecer.
Faltaram as cabeças pensantes para estancarem a sua regressão, e principalmente o entendimento que o tricolor é um clube de futebol, e deveria ter sido planejado com base numa focagem futebolística.
Não o fizeram e deu no que deu.
A ausência do clube na maior divisão nacional obvio que o levaria ao esquecimento, e sobretudo uma queda de receita desproporcional.
Isso aconteceu com o Santa Cruz e com o Náutico. O clube do Arruda tem 1,2 milhões de torcedores, que é sem duvida um bom número, mas sem formatar um novo planejamento (se é que houve algum), para que pudesse ser refundado.
Como está atualmente não tem solução e o sofrimento de sua torcida irá continuar, com o risco maior de não cooptar uma nova geração.
São coisas de clubes e empresas no mundo capitalista.
Comentários
0#4RE: A REGRESSÃO DO SANTA CRUZ —
OTAVIO ARAUJO31-01-2018 14:09
Vi pelo Twitter do blog o chamado desse artigo. Infelizmente não sabia a existência desse site, desde que perdi muitas coisas boas sobre os esportes, e que serviriam de aprendizado. Gostaria de parabeniza-lo pelo conteúdo numa terra sem pensadores e dos jabás. Li o que foi publicado com relação ao Náutico ontem, e hoje com essa excelente análise. São dois clubes navegando em águas revoltas.
0#2RE: A REGRESSÃO DO SANTA CRUZ —
CLOVIS ARRUDA31-01-2018 11:49
JJ: Agradeço a sua gentileza de atender o pedido sobre uma análise do Santa Cruz. Quanto ao comentário não necessita fazê-lo desde que a postagem está perfeita. Guilardo em seu comentário fez uma citação que eu vou copiar: Será que isso não vai servir para alertar os verdadeiros tricolores?
0#1RE: A REGRESSÃO DO SANTA CRUZ —
guilardo31-01-2018 11:35
REGRESSÃO DO SANTA CRUZ- Amigo. A análise foi perfeita, não cabe qualquer reparo e nem mesmo comentários. Parabéns. será que isso não vai servir para alertar os verdadeiros tricolores ?
Comentários
Assine o RSS dos comentários