Essa foi a pergunta que mais ouvimos ou lemos em mensagens logo após as postagens dos artigos sobre o Náutico e Santa Cruz.
Obvio que ficamos felizes por sentimos que o nosso blog tem uma dimensão que não tínhamos previsto quando começamos em 2010.
Hoje por conta dos acessos a nossa responsabilidade é muito grande, e para que isso aconteça demanda um bom tempo em pesquisas, conversas, entre outras coisas para que o trabalho seja eficiente.
Vamos atender a todos, e analisar a performance do time da Ilha do Retiro em 28 anos.
O rubro-negro teve uma década de 90 como a mola propulsora do seu avanço.
No período entre 1991/2000 participou de todos os Campeonatos da Série A e conquistou oito estaduais.
Devemos destacar que, em 1999, o clube já começava a apresentar algum declínio, sendo quase rebaixado para a divisão anterior, salvando-se pelos critérios técnicos adotados na época.
A primeira década do século XXI foi devastadora nacionalmente para o Sport, embora esse tenha ganho pontualmente o título da Copa do Brasil de 2008, mas como já estava sendo delineada uma curva descendente no fim do século anterior, tal fato aconteceu e nesse período o clube foi mais da Segunda Divisão do que da Primeira.
Em 2001 foi rebaixado para a Serie B e permaneceu nessa até o ano de 2006, quando obteve o acesso. Ficou por três anos, tendo, e em 2009 teve mais um rebaixamento.
No período de 10 anos o time esteve por 6 vezes na Segunda Divisão e 4 na Primeira, que motivou um abalo na sua vida financeira.
Na segunda década do século XXI a situação foi bem melhor, as alternâncias foram mais reduzidas.
Jogou na Série B em 2011, onde conseguiu o acesso para a A de 2012. Durou apenas um ano, desde que foi rebaixado.
Atuou na Segunda Divisão de 2013, retornado ao maior campeonato nacional em 2014, onde permanece até hoje.
Ou seja em oito anos, o Sport esteve presente por duas vezes na Série B e seis na A.
Embora venha mantendo uma consistência por cinco anos da sua presença no grupo maior, os dois últimos campeonatos já deram mostras que o clube está bem perto de mais um rebaixamento.
Em 2016 foi 14º na tabela de classificação e 15º em 2017, ambos na bacia das almas.
Pelo que estamos assistindo na atual gestão tal fato é bem factível de acontecer, desde que a movimentação com o elenco, contratando jogadores refugados nos seus clubes é sem duvida um passo bem largo para uma possível debacle.
Com essa postagem encerramos o ciclo dos três clubes que já foram chamados de grandes.
Hoje existem controvérsias sobre o assunto.
Comentários
0#3Associação com os Turcos —
Beto Castro02-02-2018 14:32
Neste levantamento estatístico, não esqueça de descrever a associação para a corrupção e o crime do triunvirato perseguido pelo FBI da parceria com a conspiração dos dozes ladrões de 1987. A bancarrota do Náutico, do Santa Cruz, da Federação e a derrocada do glorioso futebol pernambucano se inscrevem nessa rubrica "Leonina".
A análise feita mostra perfeitamente o que foi o Sport nessas duas últimas décadas. E a conclusão e o comentário de Rubro-Negro estão certíssimos: o Sport é um forte candidato ao rebaixamento. Se ficarmos com essa política medíocre de contratar refugo ou mesmo de só contratar em maio, quando se inicia o campeonato brasileiro, estaremos fadados ao rebaixamento.
0#1RE: AS ALTERNÂNCIAS DO SPORT EM 18 ANOS —
RUBRO-NEGRO02-02-2018 12:26
JJ: O amigo teve uma grande participação na evolução do Sport na década de 90. Fui seu companheiro de diretoria e vi de perto todo o projeto de reestruturação que teve o apoio integral do presidente Wanderson Lacerda. Na década de 2000 como você mostrou teve uma queda acentuada, recuperando-se na segunda década. Concordo que nesses dois últimos anos está se firmando uma tendência de queda e que poderá acontecer nessa temporada.
Comentários
E a conclusão e o comentário de Rubro-Negro estão certíssimos: o Sport é um forte candidato ao rebaixamento.
Se ficarmos com essa política medíocre de contratar refugo ou mesmo de só contratar em maio, quando se inicia o campeonato brasileiro, estaremos fadados ao rebaixamento.
Assine o RSS dos comentários