blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

É impossível uma empresa resistir por muitos anos sem que tenha uma boa gestão, e fundamentalmente o planejamento.

O açodamento é a ruina, e tal fato vem acontecendo em diversos clubes brasileiros que tem o imediatismo como bandeira, e o médio ou longo prazo como inimigos.

O Sport perdeu o seu rumo quando deixou de planejar e adotou o sistema do aleatório que é o de arriscar para ver se dá certo.

Um clube como qualquer outra empresa tem um trinômio que é o responsável por seu destino: financeiro, administrativo e marketing.

Sem o funcionamento correto desses três setores, dificilmente terá sucesso no seu dia a dia.

O rubro-negro tem uma boa estrutura física, um orçamento acima de realidade regional, mas falta-lhe um projeto estruturador, e com a ausência de bons gestores que tenham uma visão estratégica do sistema esse foi levado a atual situação.

Quando se analisa o cotidiano do clube da Ilha do Retiro de um modo geral, observa-se que esses setores não funcionam.

As finanças estão abaladas, o clube foi terceirizado, o seu patrimônio abandonado, e finalmente sem um projeto que vise a aproximação com os sócios.

A resultante dessa equação é mostrada através de atrasos salariais, cobranças na Justiça, uma sede sem nada oferecer aos associados que foram se afastando do seu dia a dia, o setor do futebol perdido no caminho com contratações equivocadas, altos salários sem um retorno, e no momento sendo enxovalhado nas mídias por conta da negociação de Rithely, que está sendo tratada como uma tentativa de um drible no Internacional.

Erros e mais erros são cometidos.

Falta ao clube a devida transparência, cujos resultados são os que estamos assistindo.

As metas projetadas necessitam de profissionais competentes para fazê-las funcionar, e se isso não acontece é obvio que o destino de qualquer empresa e o clube está nesse meio, será o fundo do poço e o Sport está trilhando esse caminho.

Sem uma boa gestão os caminhos tornam-se tortuosos.

Na realidade, o rubro-negro pernambucano tem a necessidade de uma mudança radical para que possa trilhar novos caminhos, e que só poderá acontecer através de bons gestores.

Há um bom tempo que alertamos os rubro-negros sobre o destino do clube, e iremos continuar com a mesma linha, e por conta disso podemos afirmar que se não acontecer uma revolução administrativa e financeira no Sport, esse chegará no final do ano agregando para a sua história mais um rebaixamento.

O presidente Arnaldo Barros tem que entender que uma andorinha só não faz o verão, e necessita de muitas para que isso aconteça.

Se insistir na continuidade do modelo atual de gerenciamento do clube, sem um projeto de recuperação não irá chegar ao final do seu mandato.

A derrota para o Central de forma merecida por ter sido o melhor em campo, é um recado de que sem mudanças tudo ficará como dantes.

Comentários   

0 #5 Amadores e TorcedoresBeto Castro 23-03-2018 18:56
O Sport sofre do mesmo mal do futebol dos estados, da região e do país. Administrados por torcedores amadores e sem qualquer conhecimento das 3 áreas demandadas. Administração, Finanças e Mercadologia. Pior, faltam-lhes os conhecimento básicos de organização de certames do próprio futebol. O calendário, as fórmulas de certames, as interdependências entre as competições e desconhecimento das potencialidades de mercado acabam de destruir os clubes, as federações e o futebol como um todo. Não há a menor perspectiva de melhoria com a continuidade de dirigentes omissos, fúteis, vaidosos, falastrões, ignorantes e politiqueiros.
Citar
0 #4 RE: A FALTA DE PLANEJAMENTO NO SPORTCLAUDIO LEITE 23-03-2018 12:24
JJ: Uma análise correta e que mostrou de forma simples o que é o Sport de hoje. Os seus dirigentes são amadores e sem a visão do que seja planejamento.
Citar
0 #3 RE: A FALTA DE PLANEJAMENTO NO SPORTANTONIO CORREIA 23-03-2018 11:09
JJ: Um artigo com bons ensinamentos e que serve para uma reflexão. O Sport atual é como um bêbado no arame. Parabéns.
Citar
0 #2 RE: A FALTA DE PLANEJAMENTO NO SPORTRUBRO-NEGRO 23-03-2018 10:39
JJ; Um artigo feito por quem conhece o setor. Planejamento no Sport é algo que desapareceu, embora o amigo e isso eu posso afirmar desde que participei do momento, tenha deixado uma base concreta para que o clube evoluísse, e isso aconteceu. Nos últimos anos estão destruindo as estruturas rubro-negras.
Citar
0 #1 Uma Andorinha irresponsávelAndré Ângelo 23-03-2018 09:57
Como pode um Presidente assumir um clube relativamente organizado e, em pouco mais de1 ano, estar com o clube endividado e perdendo seu ativo imaterial principal porque não consegue pagar os salários de forma integral.
Importante frisar que, ao dizer que o clube deve "apenas" o direito de imagem aos jogadores, é o mesmo que dizer que deve 80% a 90% da remuneração dos jogadores, pois o salário registrado na CTPS é muito baixo. Até os arrecifes de Boa Viagem sabem disso.
É muito triste ver todo um avanço e esforços feitos há anos para transformar o Sport num clube financeiramente organizado e que pagava as obrigações contratuais em dia e que agora se mostra como uma nau à deriva.
Que os Conselheiros possam tomar alguma providência para por o clube no bom caminho novamente.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar