O futebol mundial abrigará na tarde de hoje (horário de Brasília), a grande final da Liga dos Campeões, na cidade de Kiev, envolvendo o Real Madrid e o Liverpool.
Um duelo Espanha x Inglaterra.
Para que se tenha uma ideia da evolução desse torneio, e a sua força perante o mundo futebolístico, no ano de 1993, esse movimentou 45 milhões de euros.
Atualmente o faturamento supera os 2 bilhões de euros.
O crescimento foi de 4.611% contra uma inflação acumulada na zona do euro entre 1992 e 2017 de 58%.
O impacto econômico total da competição supera segundo a empresa especializada em marketing esportivo, Sports Value o total de 3,6 bilhões de euros.
Na edição de 2016/2017 foram distribuídos em pagamentos aos times, 1,3 bilhões de euros.
Um dos pontos fundamentais para o sucesso da competição foi a visão de que grande parte dos recursos gerados fossem destinados ao pagamento dos times participantes.
Em nossa Libertadores, a prima pobre do sistema, uma parte dos seus recursos foram parar nos bolsos dos cartolas, através das propinas pelos contratos dos direitos de transmissão, que serviu de suporte para o FBI fazer uma limpeza no setor, inclusive no Brasil.
No campo de jogo a missão do Liverpool não será nada fácil, embora esse tenha um time competitivo e com um ataque fulminante terá pela frente as estatísticas contrarias que mostram que desde o inicio do século XXI nenhum clube espanhol quando disputou a final desse torneio para um rival de fora do país, foi derrotado.
Apenas na edição de 2000/2001 o Bayern de Munique conquistou o titulo derrotando o Valencia.
Nesse século são sete títulos para o futebol espanhol, sendo quatro para o Real Madrid e três para o Barcelona.
Segundo dados do excelente site sr goool, o Liverpool e a Inglaterra não ficaram de braços cruzados.
Os Reds por exemplo foram campeões em 2004/05 e vice-campeões em 2006/2007. As duas finais aconteceram contra o Milan. Os ingleses acumularam três conquistas e cinco vices, sendo que em 2007/08 a final foi entre o Manchester United e Chelsea.
Por outro lado, a história da Liga dos Campeões registra que esse confronto será o quinto entre times ingleses e espanhóis. A primeira final entre clubes desse país, por coincidência envolveu os dois times que estarão atuando no dia de hoje, na temporada de 1980/1981, com a vitória dos Reds por 1x0.
As campanhas dos dois clubes na temporada de 2017/2018, da Liga foram equilibradas. O Real Madrid teve oito vitórias, três empates e duas derrotas, além de 30 gols pró e 16 contrários.
O ponto forte do time do Liverpool é o ataque, com Salah, Firmino e Mane. Anotaram 46 gols e tomaram 16. A sua campanha contempla nove vitórias, quatro empates e uma derrota.
Na verdade será uma tarde de emoções, principalmente para nós que gostamos de um bom futebol, e que estamos recebendo no Brasil um verdadeiro show de horrores em seus jogos.
O Real Madrid é o favorito nas Casas de Apostas, mas pelo que o Liverpool está jogando a partida deverá ser equilibrada, e decidida nos detalhes.