O filho de Tite publicou um comentário infeliz em seu Instagram, com uma frase jocosa sobre a seleção da Inglaterra: ¨O futebol respira, quem se propõe jogar futebol acredita¨.
O interessante é que aquele time que para ele jogava futebol, e que era comandado pelo seu papai foi eliminado na fase de quartas de final. Ou seja a equipe inglesa foi melhor ao chegar à semifinal, e sendo derrotada na prorrogação.
O futebol inglês vem passando por uma reformulação no processo de formação que começou em 2012. Nessa atual seleção ainda foram poucos os frutos colhidos, mas pelo andar da carruagem em 2022 terá á presença dos novos talentos em grande maioria.
O ano de 2017 foi a consagração desse trabalho com a conquista de vários títulos por seleções de diversas categorias.
Campeã Mundial Sub-17, Campeã Mundial Sub-20, Campeã Europeia- Sub-19, Campeã do Torneio de Toulon e Vice-Campeã Europeia-Sub 17. O sucesso das seleções de base da Inglaterra é o resultado do projeto ¨Elite Player Performance Plan- EPPP, que mudou a maneira de jogar dos jogadores e treinadores.
Pesquisamos sobre o assunto, e achamos alguns detalhes em um artigo do jornalista Luis Augusto Monaco, que ajudou a compreender esse importante trabalho.
O objetivo do programa é desenvolver a técnica e a criatividade e o jogo de conjunto dos jovens, em três fases:
Iniciação (9 a 11 anos), Desenvolvimento Jovem (12 a 16 anos) e Desenvolvimento Profissional (17 a 23 anos).
É preciso ter gente capacitada para trabalhar com os jogadores e antenada com as metas de trabalho, por isso o programa oferece um intenso curso de dois anos para treinadores.
Na pagina da FA (Federação Inglesa) encontramos alguns detalhes sobre o funcionamento do EPPP.
O programa recruta jovens jogadores por todo o país e os direciona para o clube mais próximo. Os clubes recebem uma cotação entre 1 a 4 (a nota mais alta), de acordo com a estrutura que oferecem, e quanto maior a nota mais dinheiro recebem para investir nas categorias de base. Os recursos são provenientes da parceria com governo, Federação e Premier League.
Um ponto importante do EPPP é dar aos garotos a chance de disputar muitas partidas- contando todas as categorias, são mais de seis mil jogos por ano.
No último estágio, que conta com jogadores entre 17 e 23 anos, há uma competição chamada de Premier League 2, que é disputada pelos times B dos clubes., que dá chances aos jogadores jovens que não tem espaço no time titular.
São 24 equipes, separadas em duas divisões (há acesso e descenso).
Os 12 melhores participam de um torneio internacional ¨Premier League International Cup¨, que conta com 12 clubes estrangeiros.
Sem duvida mais um excelente modelo de formação na Europa que vem produzindo frutos e garantindo a renovação do futebol de vários países.
Enquanto isso no ex-país do futebol é cada um por sí, e a maioria dos clubes não contam sequer com Centros de Formação.
O filho de Tite deveria saber desses fatos, e evitar escrever asneiras, sobretudo após o fiasco de sua seleção.
Comentários
0#1RE: O ELITE PLAYER PERFORMANCE PLAN —
CARLOS ALFREDO13-07-2018 16:50
JJ: Aa maiores Ligas da Europa estão fazendo um trabalho de formação de alto nível. Esse modelo inglês é interessante, desde que trabalha diretamente com os clubes.
Comentários
Assine o RSS dos comentários