blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

A 34ª rodada do Brasileiro da Série B será iniciada na noite de hoje com dois jogos. A sua conclusão dar-se-á no final da semana, completando 89,4% da tabela. Restarão apenas 12 pontos dos 114 que estavam em disputa.

O cenário do acesso está aberto para seis clubes, que irão ocupar as quatro vagas, com vantagens para o Atlético-GO e Vasco, com 99% e 92% de chances, respectivamente. Quatro equipes irão disputar as duas restantes, Avaí, Náutico, Bahia e Londrina.

O número mágico sem decisões pelos critérios técnicos é de 63 pontos, embora os 62 não devam ser descartados, com possibilidades de 50% para que isso possa acontecer, com o risco do desempate pelo regulamento.

Um tropeço será fatal para os disputantes, desde que o tempo de recuperação é escasso. A 34ª rodada que será aberta hoje tem um jogo bem importante para essa luta, envolvendo o Londrina x Paysandu.

O time paraense briga contra o carrasco da degola, enquanto o paranaense tem o G4 como meta. Um empate será trágico para a equipe da casa, desde que é o time que tem menos vitórias (14) entre os pretendentes. Numa decisão pelos critérios será derrotado.

Alguns detalhes estatísticos nos ajudaram para a formação de uma visão do que poderá acontecer. Os cinco melhores clubes do returno, pela ordem são: Avaí, Bahia, Atlético-PR, Náutico e Londrina.

Um fato que tem que ser destacado é o da performance do Vasco, que está 10ª colocação dessa etapa, com apenas 19 pontos ganhos em 32 disputados, aproveitamento de 45,24%, longe dos demais. Isso acendeu a luz amarela na Colina, mas na verdade por conta dos poucos jogos, o time vascaíno tem o acesso garantido.

Nas últimas 10 rodadas, o Avaí teve a melhor pontuação (25), seguido pelo Náutico (23), Atlético-GO (22), Bahia (18), Vasco na 6ª colocação (17) e Londrina (9º) com 16 pontos. São números que fortalecem as previsões estimadas.

Dos cinco jogos que restam para serem cumpridos, os clubes na disputa pelo acesso, terão a seguinte missão:

AVAÍ- Paraná (C), Oeste (F), Náutico (C), confronto direto, Londrina (F), confronto direto, e Brasil (C). Três jogos como mandante e 2 como visitante. Suas chances são de 75% para o acesso. Só uma tragédia irá tira-lo da Série A de 2017.

NÁUTICO- CRB (F), GOIÁS (C), AVAÍ (F), confronto direto, Tupi (F) e OESTE (C). 2 jogos em casa e 3 fora. Chances de 50% para a obtenção do sucesso.

BAHIA- Vila Nova (F), Sampaio Correa (C), Luverdense (F), Bragantino (C) e Atlético-GO (F).  2 jogos como mandante e 3 como visitante. Tem 40% de chances para o sucesso.

LONDRINA- Paysandu (C), Atlético-GO (C), Sampaio Correa (F), Avaí (C), Bragantino (F). Três jogos em casa e dois fora. Chances de 35%.  

Consideramos o time de Santa Catarina classificado, e a última vaga com três pretendentes.

Os números como mandantes e visitantes são os seguintes:

MANDANTE- 1º BAHIA (80,39%), 2º NÁUTICO (74,51%), 11º- LONDRINA (60,42%).

VISITANTE- 4º LONDRINA (47,06%), 7º- NÁUTICO (33,3%) e Bahia (25%).

Na verdade são apenas números, mas esses representam a realidade da competição, de acordo com o retrospecto dos disputantes, mostrando as curvas que estão sendo formatadas por cada um.

Os jogos em casa serão importantes, e nesse item o LONDRINA leva vantagem por receber três equipes, inclusive um confronto direto, mas esbarra na sua mediana performance como mandante. O NÁUTICO só depende do seu futebol, e apesar de atuar mais como visitante, tem todas as possibilidades de fechar a competição no G4.

É só esperar, e rezar.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar