blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1-UM MILAGRE NA ILHA DO RETIRO

* Na noite de ontem o Sport recebeu o Internacional de Porto Alegre na Ilha do Retiro, para a abertura da 28ª rodada do Brasileirinho.

O primeiro tempo foi um crime contra o futebol.

Em um jogo muito fraco nesse primeiro período, e com os gols no segundo tempo, o 2x1 acabou sendo um prêmio aos pernambucanos pela entrega durante a partida.

Os 45 minutos iniciais foram trágicos. Os goleiros dos dois times não sujaram as luvas.

Após o intervalo logo no primeiro minuto, Patrick chutou a primeira bola para a defesa de Magrão. Logo após D'Alessandro bateu de chapa por cima da meta.

Aos 25 minutos um erro de saída do Sport culminou com o gol do Colorado. Depois desse o time gaúcho recuou abrindo espaços para o rubro-negro que empatou aos 32 minutos, e virou aos 42, fechando o placar de 2x1.

Embora com um futebol medíocre, a vitória da equipe pernambucana foi justa.

Apesar dos três pontos ganhos permaneceu na vice-lanterna e a sua torcida irá rezar por derrotas dos times que estão próximos à zona da degola, desde que se isso não acontecer essa conquista ficará zerada.

Nos demais jogos, o Flamengo fez a sua melhor partida no período do pós Copa, ao derrotar o Corinthians em Itaquera perante um público de mais de 41 mil torcedores.

O alvinegro não jogou mal, teve boas chances de gol, mas a equipe carioca estava no seu melhor momento, em especial Vitinho, que ainda não tinha jogado bem até ontem, e Paquetá que fez dois gols.

Com essa vitória o Flamengo aproximou-se dos demais habitantes do G4, voltando a sonhar com o título.

No terceiro jogo da noite, o Santos derrotou o Vitória por 1x0, afundando o rubro-negro mais ainda na zona da degola. 

NOTA 2- PARA A FGV-EMAP O INTER É O FAVORITO AO TÍTULO NACIONAL

* O Brasileirinho de 20018 está bem longe de ser decidido. Há onze rodadas para o seu termino, um estudo da FGV-EMAp aponta o Internacional como grande favorito ao título.

Sem duvida trata-se de um órgão respeitável, e que pela primeira vez analisou as probabilidades de cada clube, tanto na parte de cima na luta pelo troféu, como na inferior cujos participantes lutam contra a foice da Caetana.

Na realidade se o trabalho fosse feito no dia de hoje certamente o resultado seria diferente, por conta da derrota do Colorado frente ao Sport. 

A conclusão do estudo apresenta o time Colorado com 64,56% de chances de ser campeão nessa temporada. O São Paulo que é o quinto colocado na atual tabela de classificação, aparece em segundo lugar com 12,36% de chances, e o Grêmio é o terceiro com 10,67%. O líder Palmeiras está na quarta posição com 9,42% de chance de vencer, enquanto o Flamengo, o quinto colocado, com chance remota de 2,73%.

No lado contrário da tabela, a situação é outra. O modelo matemático desenvolvido pela FGV-EMAp mostra que as chances de um clube carioca de ser rebaixado é de 62,0%.

Se isso acontecer o Vasco é o maior cotado para voltar pela quarta vez à Série B, com 53,63%. seguido pelo Botafogo com 7,67% e Fluminense, 3,26%.

Além do Vasco, a linha de corte tem o Paraná com 100%, SPORT, 97,34% e Vitória, com 40,37. O Ceará com 36,74% e Chapecoense com 34,65% poderão fazer parte desse grupo selecionado para a degola.

NOTA 3- OS JOGOS DE HOJE DO PICADINHO 

* A 28ª rodada que iniciou ontem terá quatro jogos nesse sábado, e um bem importante entre o São Paulo e Palmeiras, que estão lutando cabeça a cabeça na corrida para o photochart.

O alviverde não vence no Morumbi desde 2002, ou seja um jejum de 16 anos.

Embora o tricolor tenha sofrido uma queda na sua performance após a Copa, a diferença para o alviverde (líder) é de apenas um ponto, e com essa vitória poderá ultrapassa-lo.

Por conta disso teremos um jogo equilibrado, com favoritismo para o Palmeiras.

Um outro time que forma o quinteto na busca do título irá também jogar na noite de hoje, é o Grêmio, que irá enfrentar o Bahia em sua Arena. Pelo que o time gaúcho está jogando, deverá conseguir uma vitória e somar mais três pontos para melhorar a sua situação.

Nos outros dois encontros, a Chapecoense que está na zona da degola, receberá o Atlético-MG em casa. Um jogo difícil para a equipe de Chapecó, que necessita de uma vitória para fugir da Caetana.

A quarta partida será realizada na Arena da Baixada em Curitiba, entre Atlético-PR e o América MG, ambos ainda com pequenos percentuais de degola, e a vitória deverá ser do Furacão por esse ser abarrancado, quando só tem conquistas jogando em seu terreiro.

Temos uma previsão de que o G4 sofrerá mudanças nas colocações, e que o São Paulo irá voltar ao topo da tabela.

NOTA 4- A COPA DO NORDESTE MELHOROU A FÓRMULA MAS CONTINUARÁ SENDO UMA COMPETIÇÁO SEM GRAÇA

* O público da Copa do Nordeste vem caindo no decorrer dos anos.

Trata-se de um sinal que o modelo esgotou, tornou-se cansativo e não estimula mais o torcedor.

Os números demonstram isso.

Por outro lado, o Circo do Futebol não incluiu essa competição no seu Calendário, mostrando que não foram disponibilizadas as datas para a sua realização.

Não existe uma definição.

Na realidade a competição regional é importante, não como Copa e sim como um Campeonato do Nordeste com duas divisões, que iria substituir os falidos estaduais, que hoje não servem para nada, com um fracasso de bilheteria, e que foram transformados em fantasmas.

O Campeonato com as 18 datas destinadas aos estaduais certamente seria um sucesso, inclusive na captação de recursos e de torcedores.

A Copa está passando pelo mesmo fenômeno dos estaduais, embora com menor tempo, quando o público sumiu criando a necessidade de modificações estruturais, e essa mudança de objetivos seria o ponto de partida. 

O Campeonato teria acesso e descenso, para uma melhor estimulo, e  com uma grande melhora em sua qualidade. 

NOTA 5- O RESSURGIMENTO DE MARCELO OLIVEIRA

* O técnico Marcelo Oliveira passou um bom tempo longe dos nossos gramados, esquecido pelos clubes, apesar de ter um bom currículo e de ser um profissional sério.

Foi lembrado pelo Fluminense após a saída de Abel Braga, e foi contratado no recesso da Copa do Mundo.

Mesmo trabalhando em uma agremiação que ¨prima¨ pelos salários atrasados dos seus profissionais, com o elenco reduzido com muitos jogadores da base, Marcelo tem conseguido tirar leite de pedra.

No Brasileirinho o time fugiu da beirada da zona da degola, e hoje está no TOP 10, (10º) com 34 pontos.

Na Sul-Americana o tricolor venceu os quatro jogos sob o seu comando, sem levar um único gol.

Essa competição é o sonho do Fluminense, que garantiria uma vaga na Libertadores.

Um ressurgimento que o trouxe de volta as mídias, e abrindo as portas para outras agremiações. 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar