* O Botafogo é o retrato fiel do futebol brasileiro e carioca.
O time vem sendo ameaçado pela foice afiada da Caetana e vive um momento grave no tocante as suas finanças, ou seja, está próximo à uma recuperação judicial.
A primeira cadeia de lojas nos Estados Unidos foi a famosa Sears que liderou o sistema por muitos anos e era uma das referencias norte-americanas. Atolada em dividas, pressionada pelos credores solicitou uma concordata que na verdade é igual a nossa recuperação judicial.
As razões da queda de uma das marcas mais valiosas do mundo foi simplesmente a globalização, por conta da concorrência do comércio eletrônico. Aos poucos foi fechando as suas lojas, e finalmente veio o fato final, com um futuro incerto.
O Botafogo pode ser considerado como a Sears do futebol, desde que não adaptou-se ao mundo global e entra ano, e sai ano, aumenta as dificuldades para sobreviver.
A situação é tão grave que está recorrendo a uma antecipação de receitas de R$ 18,8 milhões, que se transformará em R$ 17 milhões por conta dos juros e taxas das cotas de televisão de 2020 e 2021. O ano de 2019 já teve uma parte antecipada.
A razão de tal operação é para o pagamento de salários atrasados, pagamento de acordos, com o Ato Trabalhista e Profut.
Antecipação de receitas é um crime, desde que essas cobrem um santo e deixam à descoberto um outro no futuro.
De antecipação e antecipação, o clube que tem uma rica história no futebol brasileiro marcha para o cadafalso.
NOTA 2- O ¨ENCANTADOR DE JORNALISTAS¨
* O jornalista Washington Rodrigues, que escreve uma coluna diária no jornal carioca ¨O DIA¨, batizou o técnico Tite da seleção do Circo como o ¨Encantador dos Jornalistas¨.
Antes um outro jornalista, Renato Mauricio Prado, colunista do Portal UOL, já tinha definido esse profissional com o título de ¨Encantador de Serpentes¨.
Para Apolinho existe uma impressão que o TITE não tem o que fazer, e deve ficar no google brincando de encontrar palavras novas para usar nas suas preleções e, principalmente nas coletivas em que se torna ¨Um Encantador de Jornalistas¨.
Antes do jogo contra a ¨forte¨ Arábia Saudita, em mais um desses amistosos da Série ¨Me Dá Um Dinheiro Aͨ, dissertou como se fossemos reencontrar a Alemanha dos 7x1, e dopada.
Lá pelas folhas 19 mandou a novidade do dia: trocou o popular revezar por oportunizar justificando assim a a briga pela camisa 9 da seleção do Circo.
Os jornalistas choram de emoção por conta do novo filólogo do futebol, graças ao amigo google.
NOTA 3- O TRIO DO G4 E OS NÚMEROS PARA O TÍTULO
* O quinteto que brigava pelo titulo do Brasileirinho, transformou-se em um trio, Palmeiras, Internacional e Flamengo.
O alviverde lidera com 59 pontos, com um aproveitamento de 68%, e com a tendência de chegar aos 77 na 38ª rodada. Para que isso possa acontecer precisará somar 21 dos 27 que ainda disputará, ou de 77,7% de aproveitamento.
Obvio que não é tão fácil de acontecer, embora o alviverde tenha um returno com 88,67% de sucesso, e se conseguir manter essa performance até o final da competição, poderá somar 24 pontos, acima dos necessários.
Já o Flamengo necessita de 22 pontos, ou de um aproveitamento de 81,4%, acima do que tem na tabela de classificação. No returno tem 60% de aproveitamento, o que poderá leva-lo a somar mais 16 pontos, totalizando 71.
O vice-líder, Internacional tem 56 pontos, e necessita de 26 para alcançar a possível classificação do Palmeiras. No returno tem 60% de aproveitamento. Caso mantenha essa performance poderá chegar aos 72 pontos. Por outro lado a equipe do Parque São Jorge não perde há 14 rodadas no Brasileirinho, e o próximo adversário será o Ceará no estádio do Pacaembu.
Para não chegar à conquista do título, o alviverde teria que baixar o seu aproveitamento, e os adversários aumentarem os seus, que pelo andar da carruagem não seria fácil de acontecer.
Por conta desses detalhes é que os sites de probabilidades dão 74% de chances para o Palmeiras.
O campeonato está perto do Parque Antarctica, a não ser que haja a interferência dos Deuses do Futebol, dando um bom empurrão ao Flamengo que é o maior adversário.
NOTA 4- 0 APITO AMIGO SALVOU A SELEÇÃO DO ENCANTADOR DOS JORNALISTAS
* Obvio que não iriamos assistir o jogo entre a seleção do Circo e da Argentina, desde que na mesma hora estava sendo transmitido o encontro entre a França e Inglaterra.
Duas partidas com diferenças gigantescas.
Mais tarde através do vídeo constatamos a ruindade do time dirigido pelo ¨Encantador dos Jornalistas¨.
O que mais nos envergonha é a de lermos em alguns veículos de mídias que Neymar, como sempre Neymar, levantou um troféu pela conquista do chamado Super Clássico, que na verdade foi nada mais nada menos um produto de uma estação de esgotos.
O ¨marketing¨ desse jogador é sensacional, não jogou nada e ainda é manchete nas mais diversas capas esportivas. Na minha terra isso é um jabuti numa árvore.
Vamos e venhamos, o amistoso realizado ontem em um país que não respeita os direitos humanos, foi de péssima qualidade, sonolento.
Um joguinho mequetrefe que não serviu para nada, a não ser o de mostrar que o treinador está mais perdido do que um bode numa sala de louça, esperando para dar o cargo a Renato Portaluppi.
O apito bem amigo, Felix Brych, fechou os olhos para o empurrão de Miranda no zagueiro portenho, que terminou com um gol de cabeça do brasileiro, aos 47 minutos.
Enquanto acontecia esse desastre, as seleções da França e Inglaterra jogavam um futebol de alto nível, encantando a quem assistia.
O futebol brasileiro é um morto sepultado, seguro por uma mídia ufanista que por interesse fecham os olhos e enfiam as cabeças na terra como avestruzes humanos.
A onda que expulsou do Congresso os políticos da Lava Jato, deveria fazer a mesma faxina em nosso futebol.
NOTA 5- COM A LANTERNA NAS MÃOS CLAUDINEI DE OLIVEIRA CHEGA A CHAPECÓ
* Claudinei de Oliveira já esteve em três clubes na temporada atual, Avaí, Sport e Paraná.
Nesses dois últimos esse técnico não esteve muito bem, em especial no time paranista que está eliminado da competição.
Foram onze jogos, com oito derrotas e três empates. Claudinei não era a primeira opção, nem a segunda ou a terceira. Mas como não houve acerto, valeu o ditado ¨se não tem tu, vai tu mesmo¨
Será um caso bem interessante, ou seja a chegada de um técnico com uma lanterna na mão.