O único defeito do sistema dos pontos corridos é sem duvida a falta de emoção de um jogo final. Na maioria dos casos o campeão já fica conhecido rodadas antes do término da competição.
Repetindo os anos anteriores, tal fato poderá acontecer na atual temporada, desde que a 31ª rodada poderá sacramentar o campeão.
Com todos os 53.310 ingressos vendidos de forma antecipada, o Maracanã irá abrigar a final antecipada envolvendo o líder Palmeiras e o vice-líder, Flamengo. Uma vitória do alviverde irá distancia-lo dos demais competidores faltando apenas 7 rodadas.
Somente o rubro-negro carioca poderá salvar a competição.
Com um returno primoroso, com 29 pontos ganhos e 15 rodadas sem uma única derrota, a equipe do Parque Antarctica entra no gramado com um percentual de 87,78% de chances para a conquista do título, enquanto o adversário tem apenas 12,1% para atingir esse objetivo, mas com uma vitória no jogo de hoje os cálculos terão que ser refeitos e certamente o panorama será bem diferente do atual.
Tal pretensão não será difícil de acontecer, desde que mais de 50 mil vozes serão ouvidas no palco do jogo, e certamente irão influenciar na vitória do Flamengo, que vem de três sucessos seguidos e de sete partidas sem derrotas.
Por outro lado, o fator campo tem sido importante no Brasileirinho, que transformou-se em um campeonato de abarrancados. O rubro-negro da Gávea irá jogar com 44% de chances de uma vitória, contra 27% do alviverde paulista.
Como mandante o Flamengo é o 2º melhor, com 37 pontos (84,4%), e o Palmeiras como visitante ocupa a 1ª colocação, com 24 pontos (53,3%). As estatísticas mostram o equilíbrio. No returno o alviverde lidera com 29 pontos (87,88%), o rubro-negro é o 3º com 21 pontos (66,67%).
Um detalhe importante que faz a balança pender para o time da Gávea, ou seja, o adversário está participando da Copa Libertadores, vem de um jogo duro que aconteceu na última quarta-feira, quando foi derrotado pelo Boca Juniors por 2x0, e já na próxima quarta terá o jogo de volta.
Obvio que se optar pelo time titular esse estará mais desgastado do que o Flamengo que só está jogando no Brasileirinho.
De uma coisa podemos afirmar com uma certeza absoluta, que essa final antecipada terá emoções durante os noventa minutos e mais os acréscimos, e pedindo aos Deuses do Futebol que a arbitragem não seja incompetente e que não mude o seu resultado.
O fardo está com o rubro-negro que é o de salvar a temporada.