blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Uma excelente matéria do jornalista Marcus Azevedo, do jornal Estado de São Paulo, trouxe uma analise do estudo da EY, em parceria com a Grafietti, Cesar Finance & Mgmt Consultoria, que aponta o impacto da nova distribuição das cotas de TV, e o desafio que os clubes do futebol brasileiro terão no ano de 2019.

Já mostramos em uma postagem que a partir da próxima temporada, os valores de acordo com a Globo e Turner, além de um cota fixa, vão levar em consideração jogos transmitidos e desempenho em campo, com uma menor concentração de verba nos primeiros quatro meses.

Um mínimo é fazer um planejamento financeiro para o ano que vem, só assim vão conseguir honrar os compromissos.

A Globo pagará 40% do montante do ano divididos igualitariamente (R$ 22 milhões por clube), com recebimento de 75% do valor entre janeiro e junho, e 25% entre julho e dezembro, mensalmente. A parcela de audiência (30%) será paga entre maio e dezembro. Por fim os 30% referentes ao desempenho do time serão pagos em dezembro. A Turner usa uma formula parecida com um divisão de 50%, 25% e 25%.

Na realidade os clubes irão procurar os bancos para antecipar os recursos, reduzindo por conta dos juros os valores recebidos. Existe um ponto bem importante nesse sistema e que não pode passar despercebido, é que as antecipações não poderão ser aprovadas pelas entidades financeiras, desde que os clubes não sabem o valor final dos contratos.

Por outro lado o impacto para os rebaixados será muito maior, desde que não existe mais o paraquedas, e irão migrar imediatamente da Série A para a B. Na realidade será um caos, desde que esses não poderão cortar as despesas na mesma velocidade que perderão receitas.

No inverso, os clubes que ascenderem serão privilegiados com altos recursos.

Trata-se de um novo momento no futebol nacional com relação aos direitos de transmissão, e não existe a menor duvida de que teremos uma crise financeira mais profunda com relação a atual temporada.

Quem não planejar vai se trumbicar.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar