blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

O mais importante para qualquer segmento, inclusive para o ser humano é a credibilidade. Quando se perde esse atributo, o fundo do poço se aproxima.

Acompanhamos de perto o futebol brasileiro há muitas décadas, inclusive participando do sistema como um dos seus dirigentes, e sentimos que existe um desânimo com o setor, por conta da perda de sua credibilidade e em especial dos seus gestores.

O futebol brasileiro encalhou por perda de credito. Está endividado e sem as condições para captar financiadores que possam retira-lo do buraco onde se encontra. Poucos clubes irão escapar da queda profunda que se aproxima.

Nada mais parecido com o que acontece no Brasil, país negativado pelas agencias de risco, por falta de credibilidade em suas ações.

Como podemos acreditar numa entidade cujos ex-presidentes foram expulsos do sistema por conta das suspeitas de corrupção? Um está preso nos Estados Unidos.

Como podemos acreditar no setor de arbitragem que a cada rodada, com seus erros grotescos, modificam os resultados dos jogos?

Como podemos acreditar em segmentos das mídias esportivas, que são passivos perante as mazelas que acontecem, sem cobranças, como se tudo estivesse correndo as mil maravilhas? Vivem na Ilha da Fantasia.

Como podemos acreditar em competições que os seus regulamentos são alterados ao bel prazer dos cartolas, ferindo os interesses dos torcedores?

Como podemos acreditar nas entidades esportivas que são dirigidas pelos mesmos cartolas há décadas, como verdadeiros feudos, sem transparência, e com muitas caixas pretas a serem abertas?

Como podemos acreditar em um esporte onde a Confederação é milionária, as Federações ricas, e a maioria dos clubes rotos e esfarrapados?

Como podemos acreditar em um futebol com os seus clubes falidos, devedores de milhões, com salários atrasados, e que vivem no mundo da fantasia como se nada estivesse acontecendo?

Como podemos acreditar em um esporte onde mais de 400 clubes são sazonais, e mais de 12 mil profissionais são desempregados no terceiro mês do ano?

Poderíamos fazer um tratado com fatos que mostram a perda  da credibilidade do esporte da chuteira do Brasil, e gostaríamos de citar mais um: as negociatas que muitas vezes acontecem na venda de jogadores, que representam também o lado maligno desse esporte. 

A falta de credibilidade fez com que o futebol perdesse a vergonha, por tratar o fato como uma banalidade, aliás, procedimentos que acontecem no país que perdeu também esse sentimento, com tantas roubalheiras sendo escancaradas.

Na verdade, no mundo atual, tem-se vergonha de sentir vergonha. 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar