blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- O 2019 DO FUTEBOL DE PERNAMBUCO

* O futebol de Pernambuco teve um 2018 com resultados trágicos, com a queda do Sport para a Série B e a permanência do Náutico e Santa Cruz na Série C. Somos hoje meros figurantes no processo.

O esporte da chuteira no Brasil é autofágico quando engole os seus membros por conta de uma má distribuição de receitas, aliada a uma ausência de bons gestores, que foram incapazes da formatação de um planejamento adequado para o futuro.

A temporada pernambucana começa com as mesmices de sempre, com a contratação de novos atletas, que faz parte do cotidiano dos clubes, numa demonstração de que o trabalho de base é irrelevante e pouco produz. São caminhões de jogadores, que caracterizam a inexistência do trabalho formador, e que na metade do ano alguns vão embora e outros virão. Um ciclo destruidor.

A cada uma nova contratação uma foto com um cartola de lado, simbolizando o atraso de um sistema gestor. O único clube com nova diretoria é o Sport, embora seja antiga nos seus personagens e sem a visão adequada do moderno.

Como sempre começa um ciclo repetitivo, com a apresentação dos contratados, entrevistas coletivas para a alegria de uma mídia juvenil, exames médicos, testes físicos, entre outras coisas do setor.

Tudo isso para a disputa de uma competição falecida que chamam de estadual, e que serve para incrementar os prejuízos. Na realidade entrarão no nada e sairão do nada. Quando um clube ganha o título local, em dois meses esse fica esquecido pelos torcedores.

O futebol de nosso estado precisa de bons pensadores, da volta do trabalho de base, para a formação de bons talentos, desde que pelo sistema jamais os seus clubes voltarão a um maior patamar.

NOTA 2- NO MERCADO DA BOLA A LIDERANÇA É DO CSA

* A movimentação do mercado da bola dos clubes que irão disputar a Série A dessa temporada no final do ano foi pontual para a maioria, ou seja apenas para a cobertura das lacunas que foram abertas.

O Cruzeiro, ao lado do Santos, foram os únicos que ainda não anunciaram ninguém para este ano. O Atlético-MG anunciou no final de 2018 duas contratações, a do zagueiro Réver e o lateral direito Guga.

A lista é liderada pelo CSA, que teve o acesso à chamada elite do futebol brasileiro, com 13 reforços, um time inteiro e mais dois reservas. O Ceará que fugiu da Caetana no final do Campeonato, aparece em segundo, com 10 contratações, e o Fortaleza é o terceiro com 9. Os nordestinos contrataram quase três times. O campeão Palmeiras anunciou cinco reforços.

A contratação mais cara foi paga pelo São Paulo. O tricolor paulista gastou R$ 26,6 milhões para tirar Pablo do Atlético-PR.

O ideal seria uma maior perenização dos times com relação aos seus elencos. Na verdade, é grotesca a existência de clubes que realizam mais de trinta contratações em uma temporada. 

NOTA 3- PROJETO PARA REGULAMENTAR A PROFISSÃO DOS AGENTES DO FUTEBOL

* A atuação dos agentes e intermediários do futebol é uma gigante caixa preta. Não existe o menor controle muito embora isso esteja sobre a responsabilidade do Circo do Futebol.

Até 2015 os empresários na época denominados ¨agentes Fifa¨ tinham a liberdade para dividir com clubes e jogadores parte desses direitos econômicos.

A FIFA proibiu esse modelo, mas em nosso país nada mudou. Segundo o blog do jornalista Marcel Rizzo, do Portal Uol existem 656 registros no Circo, entre pessoas físicas e jurídicas, sendo o Brasil o terceiro com mais agentes em todo mundo. 

Por outro lado não existe um controle sobre as taxa cobradas pelos profissionais, que deveria ser até de 10%, mas muitas vezes tal limite é ultrapassado. Muitas vezes o dinheiro é lavado no exterior.

Por conta disso, o deputado Carlos Henrique Gaguin, do estado de Tocantins, apresentou um projeto de lei que regulamenta a profissão do agente desportivo do futebol, os intermediários responsáveis pelas negociações de jogadores entre os clubes e o assentamento de carreiras.

A proposta de Gaguin é que seja criado um Conselho de Agentes Desportivos do Futebol em cada estado, e um federal para controlar a atividade profissional e conceder registros.

O projeto também exige que o profissional tenha curso superior ou técnico em agente desportivo. Atualmente quem fornece a permissão é o Circo do Futebol Brasileiro que não tem credibilidade para tal.

Uma boa ideia que servirá para moralizar o setor.

NOTA 4- A MÉDIA DE OCIOSIDADE DOS ESTÁDIOS DA SÉRIE A EM 2018 FOI DE 58%

* Os estádios que abrigaram os jogos da Série A de 2018 tiveram uma ociosidade de 58%, com uma ocupação de 42%. O Palmeiras foi o clube que teve a melhor performance, com 74% dos assentos do Allianz Parque ocupados.

A seguir vem o Atlético-MG, 71%, Corinthians com 67%, Flamengo, 54%, Santos, 46%, São Paulo, 44%, Grêmio, 42%, Vasco, 42%, Internacional, 40%, Chapecoense, 38%, fechando o TOP 10. 

No segunda página, o América-MG liderou com 19%, Fluminense, 21%,  Vitória,25%, Botafogo, 25%, Atlético-PR, 26%, Sport, 28%, Paraná, 31%, Ceará, 32% e Bahia, 35%, e Cruzeiro, 37%. 

Os números mostram a dura realidade de uma média de 58% de ociosidade nos estádios brasileiros.

NOTA 5- O FUTEBOL BRASILEIRO NÃO RESPEITA AS REGRAS DA FIFA

* O Flamengo está utilizando os investidores do zagueiro Dedé para tira-lo do Cruzeiro com uma proposta de R$ 30 milhões pelo atleta.

Um assédio que mostra a falta de ética no relacionamento entre os clubes.

O interessante é que existe uma Circular nº 1464, da FIFA, que inseriu no Regulamento on The Status and Transfer of Players de 2015 o artigo 18ter, vetando, a partir de 1 de maio desse ano, a participação de terceiros nos direitos econômicos dos atletas de futebol.

A entidade máxima do futebol não mais reconhece esta participação em contratos renovados após essa data, como é o caso de Dedé.

Apesar disso, de forma aberta os  chamados investidores continuam descumprindo a legislação do órgão máximo do futebol mundial, ao atuarem nas transferências de seus atletas, inclusive sendo citados nos diversos veículos de mídias.

O Circo fecha os olhos para tais fatos, de forma estranha e não toma nenhuma atitude para resolver esse grave problema.

Se os dirigentes tivessem coragem, quando nas negociações de seus atletas com direitos econômicos distribuídos entre os investidores, não repassariam os valores para esses.

Estariam cobertos pela lei, e seria  um grito de independência, mas infelizmente os clubes vivem na pindaíba e se submetem aqueles que tem o dinheiro no futebol.

São coisas do futebol.

NOTA 6- UMA DECISÃO ANTECIPADA

* Na tarde/noite de hoje teremos um jogo que pode ser considerado como uma decisão antecipada da Premier League, mesmo com muito chão pela frente.

O líder Liverpool que hoje é o melhor time do mundo, irá enfrentar o Manchester City que teve um inicio avassalador, sofreu alguns tropeços nos seus últimos jogos, se distanciando com sete pontos do seu maior adversário, que na realidade está jogando quase no nível de excelência.

O Liverpool está invicto na competição com 17 vitórias e 3 empates, e um sucesso nesse jogo ficará como favorito para a conquista do título.

Será um encontro entre os dois melhores técnicos do mundo, e na certeza de que teremos um bom futebol nesse inicio do ano.

Vale a pena assisti-lo. 

Comentários   

0 #1 RE: NOTAS AVULSASRUBRO-NEGRO 03-01-2019 10:49
JJ: NOTA 1- Um artigo curto mas perfeito. O amigo como sempre analisa a realidade do que acontece no futebol de Pernambuco, que vem rolando à ladeira por muito tempo e os cartolas vivendo no mundo das ilusões.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar