blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

No dia de ontem fomos instados por um dos nossos visitantes para que postássemos um artigo sobre os Centros de Formação, que são confundidos com os Centros de Treinamentos.

Na realidade já escrevemos algumas vezes sobre o assunto, visto que no futebol brasileiro não se consegue separar esses dois setores essenciais para os clubes. Misturam alho com bugalho.

Poucas agremiações brasileiras tem os seus Centros de Formação específicos, posto que se dedicaram à construção de Centros de Treinamentos, que servem para a preparação dos jogadores do futebol profissional. O Centro de Treinamento sempre é ocupado pelas equipes principais.

Alguns possuem vários campos, procedendo com um rodízio para preservar os gramados; um departamento médico de qualidade; centro de recuperação; sala de musculação; e um bom hotel para a concentração dos jogadores.

Na realidade, isso é uma coisa e a formação é outra, e esta última necessita de um bom Centro de Formação, o que falta na grande maioria de nossos clubes, não cabendo ao CT abrigar as categorias de base.

Um Centro de Formação deverá ser bem equipado, com bons campos de treinamentos, alojamentos dignos, departamento médico bem estruturado e, sobretudo, que seja implantado em áreas urbanas, para uma oferta da escola aos jovens, que é um fator primordial no preparo das bases de qualquer esporte, e muito mais do futebol, desde que os seus talentos são provenientes de setores mais pobres de nossa sociedade.

A base educacional é tudo. Não temos duvida de que o Centro de Formação é o equipamento mais importante para que o futebol do Brasil possa voltar a ser um dos melhores do mundo, pois irá fomentar novos atletas bem orientados, dando, a médio prazo, o retorno do trabalho desenvolvido, que deverá estar nas mãos de profissionais competentes e de bom nível.

No futebol europeu existe a obrigação de que os clubes tenham seus Centros de Formação para a geração de talentos.

A formação aos poucos, irá substituindo as importações exageradas de atletas que os nossos clubes fazem durante uma temporada, e que oneram os seus custos.

CT e CF são equipamentos diferenciados, e o bom senso mostra que não podem  ser misturados, como vinagre e azeite.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar