blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

¨O formador de opinião deve ter a liberdade de escrever e divulgar o que observa em sua sociedade, e ele não pode, ou não deve submeter-se aos interesses públicos de interpretação política, valores morais e gostos¨.

Essa frase foi escrita pela escritora Sul-Africana Nadine Gordimer, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura em 1991, e que transmite, no seu conteúdo, que a verdade tem que ser escrita de qualquer maneira, custe o que custar.

Começamos esse texto trazendo as palavras da escritora para mostrarmos que o futebol brasileiro regrediu por conta da ausência da divulgação dos fatos reais que acontecem em seu entorno. As verdades são escondidas, e permitindo que o ¨status quo¨ continue reinando.

Os malfeitos nos clubes não são destacados e sim silenciados, e por conta disso eles continuam a crescer, enquanto estes minguam. Nunca sabemos a razão de tantos débitos, e os responsáveis que os contraíram.

As palavras dos cartolas são dogmas e não podem ser investigadas ou denunciadas.

Ricardo Teixeira passou por mais de vinte anos dirigindo o futebol brasileiro, enriquecendo milagrosamente e vivia sendo paparicado por todos os segmentos, e a verdade é que só caiu por conta de um jornalista estrangeiro. Os nossos, em especial da Rede Globo, cujo chefão do Setor de Esportes era corda e caneca com o ex-cartola se calavam.

Os seus substitutos também só foram defenestrados por conta do FBI, senão estariam ainda usufruindo das comissões que foram surrupiadas de nosso futebol. O silêncio imperou por um longo tempo.

As entidades esportivas são fechadas com cadeados modernos que não permitem que sejam abertos pelos que estão de fora do poder. Isso se dá também nas Federações estaduais, desde que o que acontece nessas ninguém toma conhecimento. Qual a razão de não se buscar a verdade do que acontece nos seus intramuros?

A lavagem de dinheiro corre solta, através das negociações com os agentes de jogadores. Quantos enriquecimentos ilícitos acontecem no mundo futebolístico? A falta da verdade certamente ajudou na proliferação de tais atitudes.

Se tivéssemos transparência, a verdade exposta, os caminhos seriam outros, e teríamos um esporte mais sadio e com condições de um maior desenvolvimento. Os recursos que saem de forma ilícita serviriam para impulsiona-lo.

Precisamos de verdades, e para tal necessitamos da colaboração da imprensa, que poderia dar uma grande contribuição, e assim, teríamos condições para a separação do trigo do joio.

Sabemos que o sistema atual, com a falta de mercado para o trabalho jornalístico, os profissionais do setor ficam sujeitos aos diretores dos veículos de comunicação que na sua maioria não permitem uma maior liberdade de ação.

O consumidor precisa ter o conhecimento da verdade, porque mentiras só para Pinóquio, que está completando com o seu criador 136 anos, e que fez escola e muitos seguidores.

O sistema democrático necessita de transparência, principalmente das verdades. 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar