Após assistirmos os mais diversos jogos na última quarta-feira nos lembramos de que a Biblia cita o Leviatã como o demônio do mal, enquanto Thomaz Hobbes, em seu livro com esse nome, defende de forma autoritária governos fortes para livrar-se desse monstro, que era representada pelas guerras.
O futebol brasileiro está no seu momento de Leviatã.
Na verdade, o monstro que causava pânico aos navegantes europeus da Idade Media, segundo a mitologia atacou esse esporte no país, levando os seus clubes a uma fase de desespero por conta das dificuldades financeiras criadas pelos cartolas. Poucos escaparam.
Tudo isso que aconteceu tem como um dos maiores responsáveis os torcedores das agremiações que não participam das suas vidas, apenas de seus jogos. Vivemos uma época de alienação, em que a teoria do ¨Rouba, mas Faz¨, é bem recebida, e como está sendo feito não existe a necessidade de cobranças. Isso em toda a sociedade brasileira.
O Leviatã também ingressou com força máxima no mundo politico e governamental, com os escândalos descobertos pela Lava Jato, que levou um ex-presidente da República à prisão.
Para o sócio ou o torcedor, o clube pode dever, atrasar salários, efetuar transações fora dos padrões normais, mas se conquistar um título, seja ele qual for, tais fatos são esquecidos. No futebol não adianta uma boa gestão sem uma conquista em campo, tudo de bom que foi realizado não valeu nada.
Um exemplo recente vem do Flamengo sob o comando de Eduardo Bandeira de Mello que fez uma excelente gestão, mas não conseguiu um título importante, e o seu candidato foi destroçado no processo eleitoral.
O torcedor apaixonado é um verdadeiro alienado dentro do sistema. Acha normal um salário atrasado no seu clube, desde que os demais atrasam, palavras essas que sempre ouvimos.
Quantos desses procuram saber para onde corre o dinheiro dos recursos que adentram nos seus caixas? Quantos procuram saber dos valores que são pagos em negociações, nos salários e comissões aos agentes?
Vivemos em um ciclo vicioso. Dirigentes detestando a transparência, torcedores/sócios sem cobranças, e um terceiro bloco formado com uma imprensa que se preocupa com o cabelo de Neymar, e não pelas verdades que existem no entorno desse esporte.
Dificilmente com esse sistema, o Leviatã será eliminado.
Comentários
0#4RE: O LEVIATÃ E O FUTEBOL BRASILEIRO —
PLINIO ANDRADE25-01-2019 16:46
JJ: Uma análise perfeita de quem entende de esportes. Concordo com a qualidade dos comentários, que mostram o nível dos visitantes do blog. O futebol brasileiro é vitima do Leviatã.
0#3RE: O LEVIATÃ E O FUTEBOL BRASILEIRO —
ANTONIO CORREIA25-01-2019 13:55
JJ: Os comentários de Guilardo e Ival mostram o nível dos seus seguidores. O artigo é perfeito e brilhante e retrata não somente o futebol como a nossa sociedade. Parabéns.
0#2LEVIATÃ - SÃO COISAS DO FUTEBOL BRASILEIRO —
Ival Saldanha25-01-2019 13:46
Caro JJ. Atribui-se ao filósofo Levi-Strauss a frase: “O Brasil é o único lugar que passou da barbárie à decadência sem conhecer a civilização”. O Leviatã citado no seu artigo por aqui no Brasil se mostra mais eficiente que nos países desenvolvidos. O ataque de Leviatã em nosso pais parece ser sincronizado e com hora marcada. Por aqui esse Leviatã treloso utiliza a competição como arma para pegar líderes. Além disso ele é zombador. Aqui se mata policial e nada ocorre, se libera campo de futebol sem condições nenhuma de jogo e se diz que a culpa é do Clube ou do Prefeito da cidade, dirigentes de clubes brincam com a cara do torcedor, gestão no futebol é como manteiga derretida, se dilui a cada eleição nos clubes, torcedor de futebol presente no campo, para que se a TV ainda paga o jogo. A tão cantada transparência dos que dirigem nossos Clubes e nosso futebol é tão transparente que ninguém consegue enxergar. Presidente de Federação achando-se o dono do mundo, menosprezando até técnico de futebol quando fala a verdade nos microfones das Rádios e TV, e ele se sente "magoado". O dinheiro que gira em torno do futebol gira tanto que desaparece entre as mãos e nuvens. Você tem razão quando afirma que vivemos num circulo vicioso que parece tão cedo vai haver uma solução e nenhuma punição diferenciada para aqueles que, de fato, estão matando o nosso futebol, assim como o nosso Estado. Esse Leviatã é um mesmo um danadinho caro amigo. Como diria o outro, desculpe caro JJ é que estava só nervoso. Afinal, são coisas do futebol brasileiro. Um abração Ival Saldanha
0#1RE: O LEVIATÃ E O FUTEBOL BRASILEIRO —
guilardo25-01-2019 13:34
O LEVIATÃ E O FUTEBOL BRASILEIRO- Caro amigo. Interessante a comparação no seu artigo, sobre o Leviatã e o nosso futebol. Para os nossos atuais padrões, dever três meses aos atletas e funcionários " é quase estar em dia..." Pois é. Uma empresa regular certamente já estaria fechada, até mesmo pelas rescisões indiretas. Mas aqui neste pobre futebol, atraso de um mês não é atraso. Dois meses é descuido da contabilidade. Três, é uma pequena marola financeira. Só no quarto, os dirigentes dão entrevistas dizendo que algumas verbas estão bloqueadas e logo pagarão um mês de salário, e tudo voltará ao normal. Pasmem, que jogadores que vinham para o Santa já sabiam que não receberiam em dia, possivelmente com três meses de atraso. Mas vinham... Chegou também no Sport, a toada é a mesma. Aliás, em quase todo o país, no futebol e nas contas dos milionários de gafieira é assim. O Leviatã, coitado, seria desmoralizado no Brasil, citando como exemplo nossa querida a praia. Não faria medo a ninguém. Os tubarões já não o fazem. Digo isso porque, certamente o amigo sabe, naquela famosa avenida, cartão postal do Recife, por volta das 8/9 horas da manhã, exsurgem brilhantes bólidos das suas garagens subterrâneas, importados de todos os matizes, Ferraris inclusive, cujos pilotos ostentam diplomas de milionários, mas sequer pagam as taxas de condomínio em dia. Eu conheço alguns, inclusive um, que completou 6 meses de inadimplência. Esses navegantes vistosos, ricos de avenida, devem meses de condomínio e de salários dos seus funcionários. Dai entender-se, que clubes contratam jogadores a peso de ouro, e na maioria das vezes pagam apenas o primeiro mês, no dia certo. Nem tais clubes fecham as portas, tampouco os navegantes da Avenida pagam os condomínios. Nem por isso os times deixam de fazer contratos milionários e os "garotos da praia" de pilotar suas Cayenes e Ferrais. Quando despontam das suas garagens rumo ao trabalho, dão um vistoso e imoral " DEDO" para o pobre Leviatã, cansado e ancorado nas águas mornas de Boa Viagem. Monstro medroso, que não enfrenta nem mesmos os tubarões "Cabeça Chata". Como poderia então, aquele famoso monstro da mitologia, fazer medo aos clubes e aos ricos de Boa Viagem ?
Comentários
Um abração Ival Saldanha
Assine o RSS dos comentários