blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Por Paulo Cezar Caju- O Globo

Escrevo essas mal traçadas linhas para pedir desculpas ao Maracanã e aos torcedores. É o que me resta. Meus gritos não são mais ouvidos e jamais serão. Estádio e torcedor aceitam tudo, menos esse descaso que vêm sendo submetidos há anos. O Maracanã passou por uma lipoaspiração malsucedida e cirurgias plásticas que o deformaram de vez.

O ¨maior estádio do mundo¨ queria envelhecer com dignidade, tomado por rugas e as marcas do tempo, registros de sua história. O Maracanã e sua inseparável torcida trazem cicatrizes que jamais serão apagadas pelos cirurgiões. A dor faz parte do espetáculo. Já choraram juntos em 50, mas estremeceram os pilares da felicidade com o gol de Romário contra o Uruguai. Maracanã e torcida, um depende do outro.

Os torcedores também foram transformados ao longo dos anos. Hoje são brancos, belos e ricos. Duvido que saibam desfraldar uma bandeira gigante e tocar um repique. Duvido que o grito de gol saia das entranhas da garganta e que abracem o suadão do lado.

Me perdoem por isso Dulce Rosalina, Ruçao, Tarzan, Tia Ruth e o homem do pó de arroz. Todos já choraram. Nenhum deles se importa em sair do estádio com o coração em frangalhos, não barre nenhum deles, suplico. Me perdoe, Jayme de Carvalho e sua charanga, me perdoe rapaziada fantasiada da Geral. Como fui xingado por vocês, mas como amo vocês! Bastava colocar a mão na cintura, desistir da jogada, para a galera cair de pau, me xingar de tudo.

Xinguem-me, voltem e afastem de mim esse pesadelo!!! Renasçam!!! Me perdoem Mario Filho, João Saldanha, Nelson Rodrigues e Ruy Castro!!! Renasçam!!! Ah Maraca querido, imagino a sua dor e peço perdão porque sei que nenhum dirigente o fará. Eles afastaram você de seu melhor amigo, o torcedor.

Vocês são o maior símbolo de união e parceria de futebol. Quantas decisões você presenciou, abarrotado, explodindo. Excelente anfitrião, era da filosofia de sempre cabe mais um. Hoje acham 50 mil muito, Kkkkk!!!.

Mas, Maraca e torcedores, cá entre nós, essa decisão da Taça Guanabara merecia a atenção de vocês? Era melhor não ter visto mesmo né, né? Até o gol do título foi sem querer, Kkkk!!!. Adoraria abraça-los, ser um polvo gigante para carrega-los no colo porque vocês já me deram muitas alegrias. Tristezas também, afinal, essa mistura de sentimentos é o que resta nessa nossa paixão ensandecida.

Me perdoe, porque o perdão é o que me resta. A violência e o descaso com vocês chegaram ao extremo, as grandes estrelas barradas no baile enquanto os egoístas brigavam por um lado. Sou do tempo em que quem tinha lado era disco, A e B.

Muita raiva por isso tudo, e minha forma de extravasar é pedir desculpas, gritar o mais alto que eu conseguir. Ou então imitar os geraldinos que, no auge de sua ira, carregada de pureza, arremessavam seus radinhos de pilha no gramado.

Comentários   

0 #4 RE -AO ARTIGO "SÓ ME RESTA PEDIR DESCULPAS" -IS/Ival Saldanha 21-02-2019 12:35
Muito bom o artigo do Paulo Cezar Caju caro JJ. Ele estar me surpreendendo na sua escrita e pensamento. Os que fazem o Maracanã e o futebol brasileiro caro amigo, com aquele espetáculo deprimente na decisão da Taça Guanabara entre o Flamengo e Fluminense, esqueceram que o Maracanã estava para o Rio de Janeiro, para o Brasil, como as pirâmides para o Egito. A Torre Eifel para Paris, o Big-Ben para Londres e o Coliseu para Roma. Era como Machu Picchu para o Peru. O Partenon dos gregos, a Estátua da Liberdade dos nova-iorquinos. Hoje até o futebol que nele desfila é diferente, absurdo e retrógrado. Triste Maracanã que foi transformado apenas numa Arena. Tristes dirigentes "cartolas" do futebol do Rio de Janeiro. Todo aquele absurdo para atender às exigências desses mesmos "cartolas" e a conveniência de outros. Triste futebol brasileiro caro JJ. Parabéns ao Paulo Cezar e a você por repassar tão inteligente artigo. Um abraço, Ival Saldanha
Citar
0 #3 RE: SÓ ME RESTA PEDIR DESCULPASPEDRO CORDEIRO 21-02-2019 12:29
JJ: Você é feliz quando escolhe um dia na semana para publicar o artigo de Caju. Esse de hoje está perfeito e sobretudo real. O comentário de Guilardo é algo espetacular.
Citar
0 #2 RE: SÓ ME RESTA PEDIR DESCULPASguilardo 21-02-2019 12:10
PEDIR DESCULPAS - Caro amigo. Essa crônica de Paulo Cezar Caju é emblemática. Você foi muito feliz em transcrevê-la. Eu poderia neste momento falar do jogo de ontem, como tricolor que sou. Plagiando o P.C.C. , " PEDIR DESCULPAS" seria mais aconselhável. Uma pelada da pior qualidade, facilmente suplantada pelos jogos acertados de times da Madalena, nos longínquos domingos. Quanto a citado artigo, certamente foi cometido um crime contra o Maracanã. Aquele gigantesco estádio que orgulhava os brasileiros, numa arquitetura de anel superior por ele lançada, à época, depois copiada mundo afora, foi "enterrada" pela lama da incompetência e corrupção da FIFA. A mudança que fizeram, plástica mal sucedida, certamente pelo SUS, colocou o vetusto estádio na vala comum. Reergueram-no num lance único como o Pacaembu, acabaram com a bela arquitetura e imponência do Maraca, e o que é pior, diminuiram muito a sua capacidade, jogando-o na vala dos estádios comuns. Um desastre. Tudo para agradar os ladrões da FIFA e da CBF. Os brasileiros foram enganados, constatação feita quando da entrega do equipamento, que causou decepção a todos. Perdeu a áurea, o fetiche, e consequentemente o respeito. Daí praticarem contra o mesmo os maiores desatinos. Por diversas vezes ninguém quis jogar lá, esnobando o estádio, e até mesmo, preferem jogar em minúsculos campos da redondeza para fugir do Maracanã. Destino cruel daquele que foi o " maior do mundo", liquidado pela ganância da CBF e da FIFA, os quais desfiguraram completamente aquela preciosidade. É o Brasil que todos conhecemos.
Citar
0 #1 RE: SÓ ME RESTA PEDIR DESCULPASPLINIO ANDRADE 21-02-2019 12:06
JJ: Paulo Cezar foi um gênio da bola, e agora é da pena. Qual a razão desse não fazer parte de um programa de debates na televisão?
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar