A famosa banda musical Titãs marcou época com um música chamada televisão, que começava da seguinte maneira:
A
Televisão
Nos deixou burro
Muito burro demais
Oi, Oi, Oi,
Agora todas as coisas que eu penso
Me parecem iguais
Oi, Oi, Oi.
Essa música retrata o tipo do novo jornalismo esportivo do Brasil, adotado pelas emissoras de televisão. Ele emburrece o torcedor.
O esporte começou a ser tratado apenas como uma indústria de entretenimento, esquecendo que também tem as suas paixões e emoções.
Esse artigo chegou à nossa cabeça por conta de um programa esportivo que assistimos ontem em um canal aberto, onde teve de tudo menos a análise do futebol.
Não se pode tratar esse esporte dessa maneira como está sendo realizado em nosso país, onde as informações estão chegando sem as reais emoções, como tivessem lendo apenas uma simples página de jornal.
O humorismo tomou conta. Se preocupam mais com piadas sem graça e o gestual dos apresentadores (as). O que mais interessa hoje é a roupa dos jogadores, ou se a namorada de alguém tirou uma foto de biquíni. Não existe mais a análise de um jogo que foi realizado ou o que irá acontecer.
Fazem piadas e comentários jocosos, e esquecem o que acontece no entorno do esporte da chuteira, na Confederação, Federações e nos diversos clubes, com estruturas carcomidas e, em alguns casos corruptas. Nada dizem.
Com exceção de raros programas apresentados na TV fechada, as nossas emissoras resolveram concorrer com o humor como o da nova Escolinha do Professor Raimundo, ao transformarem os seus noticiários bem similares a esse.
Sabemos bem, que a importância desse veículo de comunicação é acentuada, e ao atuando dessa forma está ajudando como bem afirmou a música dos Titãs, a emburrecer o torcedor esportivo, e sobretudo deixando de lado o contraditório que é a essência do jornalismo.
As coisas acontecem e não são divulgadas e assim a grande maioria deixa de perceber o lado ruim que vem prejudicando o esporte nacional, pois o humor apaga essa visão, e leva a impressão que tudo vai bem no mundo esportivo local.
Precisamos de discussão, de fatos para que assim a sociedade possa se organizar e lutar contra os erros e trabalhar para o progresso, e para isso a televisão realmente é um grande veículo.
Não se pode transformar o futebol atual como algo espetacular, e sim transmitir, discutir o que está acontecendo na vida esportiva nacional.
Não queremos emburrecer.
Comentários
0#1RE: A TELEVISÃO E OS ESPORTES —
CARLO EDUARDO18-05-2019 11:44
JJ: Um bom artigo para ser debatido. A burrice transmitida pela televisão é autofágica. O que assistimos hoje é uma Ode à Mediocridade.
Comentários
Assine o RSS dos comentários