blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Menon em seu blog foi muito feliz ao analisar Paolo Guerrero, com a comparação história do herói peruano Tupac Amaru, que liderou uma revolta contra os colonizadores espanhóis. Foi morto e esquartejado em praça pública, mas tornou-se uma figura histórica.

O camisa 9 da seleção peruana que é Guerrero, luta como um grande guerreiro por suas cores.

Começamos com o trecho de Menon para abrirmos um debate sobre a extinção do centro-avante em nosso futebol. Muito se discute sobre o fim da camisa 9, que poderia ser acoplada ao desaparecimento dos armadores (10), pontas, e a mudança táticas dos laterais, ou seja, o futebol brasileiro graças ao sistema defensivo conseguiu mudar a feição de um esporte cujo sentido final é o gol, sendo hoje um placar de 1x0 uma goleada.

Dário ¨Maravilha¨, um dos camisas nove com mais fome de gols que conhecemos no futebol de nosso país, certa vez declarou que ¨o futebol tem nove posições e duas profissões: o goleiro e o centro-avante¨. Nada melhor que um goleador para exprimir algo tão real.

Os técnicos do futebol brasileiro mataram o camisa 10, quando povoaram os gramados de brucutus e segundo volantes, sem um jogador habilidoso, e por conta disso a bola não chega ao camisa nove.

Inventaram um falso 9, uma verdadeira falsificação de um quadro de um pintor famoso, que engana a todos, mas quando um expert  se aproxima desse descobre a fraude.

Hoje existe uma dificuldade de se chegar à linha de fundo, como aconteciam quando existiam os pontas, e isso reduz o poder de lançamento da bola na área. A bola parada tomou conta da bola corrida.

Na realidade os clubes hoje vivem dessa bola, de um contra-ataque quando apanham os adversários de surpresa, e os zagueiros por conta de suas alturas estão substituindo os camisas 9, com suas cabeçadas fatais.

Paolo Guerrero com a reencarnação de Tupac Amaru deve estar se preparando para a batalha final contra um forte inimigo, mas se não derrota-lo, não importa, continuará amado e aclamado pelo mundo do futebol.

Uruguai e Chile entraram em campo com uma visão de que o jogo contra  o Peru já tinha sido jogado de forma antecipada. O time Celeste morreu nas penalidades, e o bicampeão da Copa América foi atropelado.

A Selecirco entra em campo como favorita, mas este Peru de Tupac Amaru pode incomodar. Guerrero é um dos últimos dos moicanos vestindo a camisa 9.

O futebol brasileiro já teve centroavantes espetaculares, que faziam a alegria do povo, mas esses sumiram, e só temos agora um peruano com a camisa do Colorado fazendo esse papel.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar