Não adianta nada contratações de jogadores famosos se os clubes não tiverem uma estrutura bem fincada para apoia-los. Com pouco tempo tudo desaba.
O sucesso das agremiações está atrelado a quatro postes, que formam a sua base estrutural e que por coincidência não é utilizado pelos seus gestores, que desconhecem as suas importâncias.
Planejamento, Comprometimento, Reponsabilidade e Transparência são os pilares de sustentação de uma gestão.
O PLANEJAMENTO é a base desse quarteto. É o começo, o meio e o fim. Tem que ser feito pelo menos para cinco anos, com algumas mudanças nesse período, e com os objetivos delineados. O equilíbrio nas contas, entre receita e despesas, é fundamental.
Um clube ao montar o seu elenco, deve levar em conta os recursos que estarão nos seus cofres durante toda a temporada, adicionar os encargos aos salários, e comprometer as receitas no setor no máximo até 60% de suas entradas. Nunca antecipar recursos.
Jogador caro não é a solução e, na maioria das vezes, nada resolve. O elenco deve ser uniforme, linear, e com salários dignos dentro das suas condições. Com um bom planejamento, a agremiação viverá uma temporada tranquila, já que foi programada para tal. Os salários em dia são obrigatórios e motivadores. A administração tem que ser voltada para o clube, e não para os interesses de pessoas.
O COMPROMETIMENTO é fundamental. Tanto dos dirigentes, como dos torcedores, como da cidade-sede, e em especial o elenco, que podem cumprir com os objetivos traçados.
O terceiro poste é o da RESPONSABILIDADE, que se reproduz nas ações tomadas, com os devidos pés no chão, com profissionais em cada setor, gerenciando-o, sem sonhos acima da realidade, tudo dentro do seu limite.
No final, o quarto poste, e que é fundamental, o da TRANSPARÊNCIA, com todas as ações sendo divulgadas nos meios de comunicação, sem subterfúgios. Os balancetes deverão ser publicados todos os meses, documentos à disposição dos associados, e tudo apresentado de forma bem clara e cristalina.
Essa é a receita que deve ser aplicada para um clube que deseja vida longa. Um roteiro simples para quem desejar implanta-lo em uma entidade futebolística, com a garantia de sucesso.
Terminamos com um toque de alerta: Os postes não podem servir para a colocação de vacas.