* Setenta e um conselheiros do Sport promoveram no clube a noite de São Bartolomeu, que faz parte da história da França, e agora do rubro-negro da Ilha do Retiro.
Agiram com emoção e não com o bom senso.
Na verdade cometeram um tremendo equívoco ao suspenderem dois ex-presidentes por conta de uma trabalho sem muito nexo, com pouco profissionalismo, que foi realizado nas contas de suas gestões.
Analisamos com atenção as 24 páginas do documento e não vimos nada relacionado ao dolo, e sim de administração, o que a auditoria da BDO já tinha detectado.
Passamos uma boa parte de nossa vida profissional analisando os balanços de empresas, e aprendemos alguma coisa sobre o assunto.
Sobre esse fato, postamos no blog vários artigos mostrando os erros graves que estavam acontecendo na gestão de Arnaldo Barros, que extrapolou nas despesas sem a cobertura das receitas.
Qual a razão de uma suspensão dos dois dirigentes sem provas de improbidades?
Achamos que o trabalho foi valido, mas o caminho que foi tomado foi equivocado. Não sabemos em que artigo o Conselho suspendeu os dois associados, que na realidade é algo que tem que ser feito pela Diretoria do clube.
Como punir sem provas, sem uma investigação de uma comissão de técnicos eleita para tal, como aconteceu no Internacional? Nesse as punições só saíram após um processo democrático, através de uma comissão, ouvindo os dirigentes que estavam sendo investigados.
Se os do Sport estiverem errados que sejam punidos na forma da lei.
O Conselho agiu de forma emocional, bem longe do direito de um país democrático.
O que mais nos constrangeu foi sem duvida a foto de um Conselheiro do clube retirando o quadro de João Martorelli da galeria dos ex-presidentes, numa atitude totalmente desprovida de razão e ética.
Não temos a menor relação com os dois ex-presidentes, mas com 53 anos de sócio patrimonial, mais seis como atleta do voleibol, além dos cargos que exercemos no clube com muita dedicação, nunca assistimos uma cena como essa.
O Sport do nosso tempo não existe mais.
Por outro lado enviar para o Ministério Público é precipitação, desde que tal decisão só poderia acontecer após a devida comprovação que justifique esse envio. O caminho legal seria esse.
O Conselho Deliberativo deveria acompanhar o item transparência no clube, que é o fundamento principal para uma boa gestão. A atual diretoria não publica os balancetes mensais para o conhecimento de todos os associados. Deve ser cobrada.
Conhecemos a vida do Sport como poucos, e já vimos de tudo, mas com a certeza de que o Leão não merece o que está acontecendo.
NOTA 2- A ALEGRIA DO TORCEDOR BRASILEIRO COM A VOLTA DA PREMIER LEAGUE
* O torcedor brasileiro estava sofrendo com a ausência dos jogos da Liga Inglesa, e a sua volta no último final de semana fez a ESPN ter cinco das seis partidas que foram as mais assistidas entre todos os canais esportivos.
Mais de 1 milhão de pessoas foram impactadas nos confrontos, com um destaque para o jogo entre o Tottenham e Aston Villa.
Para que se tenha uma ideia para efeito de comparação, os 10 jogos do Brasileiro da Série A receberam 239.026 pagantes nos estádios.
Segundo dados do Kantar Ibope, a partida exibida sábado de tarde na ESPN Brasil teve um share de 42% entre os todos os canais esportivos na TV paga durante a transmissão, levando emissora a liderança no segmento.
Para nós esse fato não representa nenhuma novidade, desde que estávamos entre os saudosos pela ausência de um bom futebol, e a audiência mostra de forma claro que milhares de pessoas sentiam o mesmo problema.
É muito duro quando assistirmos os diversos jogos dos campeonatos nacionais, em particular os da Série A, que raramente apresentam algo com qualidade.
Além de assistirmos um jogo ruim, pragmático, onde o empate impera, ainda temos que aguentar os gritos de alguns narradores de rodeio e comentaristas de escolas de samba.
Ainda bem que temos a assinatura da ESPN.
NOTA 3- EU SOU VOCÊ AMANHÃ
* A Portuguesa de hoje é o verdadeiro espelho do amanhã de muitos clubes brasileiros.
Teve bons momentos de glórias, e aos poucos foi sendo tragada por um tsunami, graças as gestões atabalhoadas.
No dia de ontem a Lusa completou 99 anos de vida, com uma quase certeza de que não irá chegar ao centenário. O clube tem um débito de R$ 400 milhões, com seu patrimônio todo destruído.
Dentro de campo a situação é trágica, desde que o time está fora de quaisquer das quatro divisões do Campeonato Brasileiro.
O Canindé já foi a leilão duas vezes- só não foi arrematado porque metade do terreno pertence a Prefeitura da cidade.
Os sócios do clube desapareceram e sequer disputam os cargos que estão vagos desde abril do ano passado, com receio de perderem os seus patrimônios.
Quem passa pelo estádio do Canindé, observa a triste realidade de uma agremiação que já foi grande e hoje agoniza numa UTI.
São coisas do futebol brasileiro.
NOTA 4- CAMPANHAS DE REBAIXADOS
* O CSA e Avaí são os lanternas do Brasileiro da Série A.
Ambos tiveram o acesso na temporada passada.
Embora seja o vice-lanterna com apenas uma vitória o time alagoano tem um recorde no tocante aos gols. Dos 14 jogos que realizou em 11 não conseguiu balançar as redes dos adversários.
Tem o pior ataque da competição, com apenas 3 gols, e todos em Maceió. A média é grotesca, de 0,21 por partida.
A maior façanha do time alagoano foi o empate contra o Palmeiras, por 1x1. Atualmente são seis jogos seguidos sem marcar.
Segundo os dados do site sr.goool a seca do CSA dura 540 minutos, fora os acréscimos. Há mais de dois meses o Azulão não marca gol, desde 9 de junho.
O jejum de vitórias vem desde 27 de maio, pela 6ª rodada. A sua campanha registra oito vitórias, cinco empates e uma vitória.
Por outro lado o Avaí é o único time sem vitória na competição. É o lanterna com 6 pontos através de 6 seis empates, e é detentor de 8 derrotas. Marcou 7 gols em 14 jogos, 0,5 por partida.
Na realidade os dois times não se prepararam para a competição, e pelo andar da carruagem estarão de volta a Serie B de 2020.
NOTA 5- SOLTARAM A CABRA NA ESPN
* No fim da manhã de ontem uma cabra foi solta na ESPN, que saiu comendo quem estava à sua frente.
A empresa rescindiu o contrato de João Palomino, vice-presidente de jornalismo e produção da emissora no Brasil.
Além dele, a cabra engoliu os comentaristas Arnaldo Ribeiro, Claudio Arreguy, Eduardo Tironi, Juca Kfoury, Mauricio Barros e Rafael Oliveira, o apresentador João Carlos Albuquerque (João Canalha), a gerente de produção Renata Netto, Stela Spironelli, diretora de arte, e Guilherme Graziano, editor chefe do canal e do programa ¨Bola da Vez¨, que tiveram os seus vínculos com a televisão encerrados.
A Cabra encheu a barriga.
Uma surpresa para o blog foi a demissão de Rafael Oliveira, jovem e com um bom futuro como comentarista.
Os demais já eram esperados por conta de salários.
JJ: NOTA 1- O comentário é a realidade do que aconteceu. O futebol de Pernambuco e em especial o Sport necessitam muito de sua presença. U mestre de gestão esportiva e do futebol. Parabéns pelo artigo.
Foi precipitada a decisão de suspender os dois ex-presidentes, embora acredito que praticaram gestão temerária, no mínimo. Do mesmo modo, não faz sentido retirar-se o quadro da galeria do ex-presidentes, salvo se ficar comprovado desvio por má-fé. Mudando um pouco de assunto, o Sport liberou 3 jogadores: Sammir, Alison e Renato Oliveira. Na zaga o time está bem servido de jogadores. Todavia, ainda falta um bom lateral esquerda reserva (Guilherme Lazaroni é muito limitado) e, sobretudo, faltam um bom meia criação, já que Guto não escala Pedro Carmona. Assim, o Sport precisa ir ao mercado para trazer um MEIA ARMADOR (de verdade), mais um ATACANTE DE ÁREA e um LATERAL ESQUERDO. Se não se reforçar nessas posições, não conseguiremos subir à Série A.
0#3RE: NOTAS AVULSAS —
PEDRO CORDEIRO15-08-2019 11:26
JJ: NOTA 1- Concordo inteiramente com o seu artigo. O Conselho do Sport agiu com emoção e sobretudo com revanchismo. Antes da comprovação da culpa dos ex-dirigentes sem as devidas analises, os suspenderam ilegalmente, e com a maior gravidade a de mandar o processo para o Ministério Público. A cena da foto de Martorelli retirada da galeria dos ex-presidentes foi o fato mais constrangedor da reunião.
0#2RE: NOTAS AVULSAS —
ANTONIO CORREIA15-08-2019 11:11
JJ: O Rubro-Negro já disse em seu comentário o que eu iria escrever. Mais uma vez o amigo trata um assunto grave como esse de forma equilibrada. Não se pode e não se deve jogar a honra das pessoas ao sabor dos ventos.
JJ: NOTA 1- O amigo é o mesmo de sempre, e mais uma vez demonstra a sua sabedoria. Obvio que não se pode deixar passar desvio nas gestões do clube, mas é preciso cautela para acusar publicamente dois ex-presidentes sem provas. Concordo que seja convocada uma comissão técnica isenta de paixão. A honra das pessoas não pode ser jogada ao vento. Concordo com relação ao Conselheiro que tirou a foto de Martorelli e mandou a imagem pelas redes sociais. Foi constrangedor.
Comentários
Do mesmo modo, não faz sentido retirar-se o quadro da galeria do ex-presidentes, salvo se ficar comprovado desvio por má-fé.
Mudando um pouco de assunto, o Sport liberou 3 jogadores: Sammir, Alison e Renato Oliveira.
Na zaga o time está bem servido de jogadores.
Todavia, ainda falta um bom lateral esquerda reserva (Guilherme Lazaroni é muito limitado) e, sobretudo, faltam um bom meia criação, já que Guto não escala Pedro Carmona.
Assim, o Sport precisa ir ao mercado para trazer um MEIA ARMADOR (de verdade), mais um ATACANTE DE ÁREA e um LATERAL ESQUERDO.
Se não se reforçar nessas posições, não conseguiremos subir à Série A.
Assine o RSS dos comentários