blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- NA SÉRIE B A RODADA FINAL DO TURNO

* Nessa terça-feira teremos oito jogos pela 19ª rodada da Série B, encerrando o Turno, com 50% do Campeonato já realizado. Para efeito de comparação, em 2018 o G4 estava composto pelo Fortaleza, CSA, Vila Nova e Atlético-GO, mas no final ficaram os dois primeiros na companhia do Avaí que era o 7º, e Goiás,9º.

Mal terminou a rodada anterior, começa uma outra fazendo com que os clubes joguem oito partidas em 30 dias, e com a gravidade das viagens.

O Sport depois de jogar no sábado em Campinas, São Paulo, com a Ponte Preta, irá receber o Atlético-GO. Um jogo equilibrado por conta das campanhas de ambos. O rubro-negro da Ilha do Retiro, está na 4ª colocação com 30 pontos, mesma pontuação do rubro-negro goiano que está na 3ª.

Como mandante o Sport tem 62,9% de aproveitamento, e o Atlético-GO como visitante tem 50%. A equipe de Pernambuco marcou 25 gols, enquanto a de Goiás vazou as redes adversárias por 21 vezes. O rubro-negro da Ilha do Retiro tomou 16 gols, contra 14 do time adversário.

Pelo momento dos dois clubes a tendência de empate representa 50%. Com relação as chances de probabilidades de acesso para cada um, o Atlético-GO tem 43%, e o Sport, 41%.

Estão emparelhados.

NOTA 2- OS DOIS JORGES!

* Os dois Jorges do futebol brasileiro tiveram um domingo diferente. O Sampaoli do Santos, depois de um primeiro tempo espetacular, deixou o Fortaleza tirar a diferença dos 3x0 e empatar o jogo. Um desastre e criticas das mídias esportivas.

O Jesus do Flamengo, pelo contrário teve uma tarde mais tranquila com uma vitória sobre o Ceará por 3x0, e com um gol que irá para os anais do futebol, a bicicleta do meia Arrascaeta.

O argentino tem a síndrome de gols, quando mais, melhor, e esquece de fechar a sua defesa, e esse foi o buraco que deixou o tricolor do Ceará empatar.

O Luso em pouco tempo mostrou que já domina o seu elenco. O Flamengo joga de acordo com o adversário, muda de tática durante a partida, e também gosta de gols, mas cuida bem de sua defesa.

O Santos joga mais bonito, domina a posse de bola. O rubro-negro ainda oscila, mas aos poucos vai chegando ao ponto ideal. São dois times que dão gosto para quem assiste os seus encontros.

As estatísticas do site Footstats, mostram equilíbrio entre os dois times.

Segundo o blog de Perrone do UOL, a equipe paulista é a que mais acerta finalizações no campeonato. Em média são 6,9 arremates com precisão por jogo. O time comandado por Jorge de Jesus é o segundo do ranking a marca de 6,4 por partida.

Os números das conclusões erradas também são próximos. Média de 8,0 para o time de Jorge Sampaoli e de 7,8 para o Flamengo.

O equilíbrio continua no tocante a posse de bola: Santos- 57% (2º), e o Flamengo (4º), com média de 56%. Em relação aos passes, o rubro-negro acerta 91,7%, contra 91,3% dos santistas.

A disputa também é parelha em relação aos gols sofridos. O clube do Rio de Janeiro viu sua defesa ser vazada 18 vezes, um a mais do que o rival. Porém, a vantagem flamenguista é larga nos gols marcados: 35 a 28.

Os números mostram que as colocações dos dois times na tabela não aconteceram por um acaso, e sim pela realidade.

Os dois Jesus continuam dando aulas de futebol. 

NOTA 3- O VASCO E A HOMOFOBIA

* O CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) tem em seu artigo 243-G o texto que pune casos de discriminação, ¨relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.

Nele estão textualizadas várias punições, e em uma delas a perda de três pontos para a agremiação responsável pelo fato.

Na realidade para que o artigo seja cumprido terá que haver uma conscientização dos torcedores da parte do clube, mostrando que esse poderá ser punido por cantos e gritos homofóbicos. Por conta disso o Vasco não perderá os pontos ganhos nessa partida.

A própria FIFA utiliza esse mecanismo de prudência, antes de uma pena grave.

O árbitro Anderson Daronco escreveu um capitulo na história de nosso futebol, ao ser o primeiro a parar um jogo por manifestações de homofobia.

Para que o artigo do Código Desportivo seja utilizado no tocante a perda de pontos, torna-se necessário um processo educativo perante os torcedores, de forma bem clara, passo a passo, e se no futuro uma torcida insistir nos seus gritos imbecis, o seu time poderá ser punido.

Tirar o mando de campo, ou jogar de portões fechados não são punições adequadas, e sim uma com um dureza que prejudique o time em um competição.

Quando a participação é de um grupo fica difícil de que seja tomada uma providência imediata, mas se for de uma ou de poucas pessoas, essas podem ser retiradas do estádio, com a ajuda dos torcedores como acontece atualmente no tocante ao lançamento de objetos nos gramados.

Vivemos em uma democracia onde todos devem ser respeitados.

NOTA 4- A BELA CAMPANHA DO CUIABÁ NA SÉRIE B

* O Cuiabá em dezembro completará apena 18 anos de vida, mas nesse campeonato da Série B, está jogando como adulto.

Um ano após o brilhante acesso na Série C do Brasileiro, o clube da capital poderá repetir a dose e subir também na atual divisão. O time entrou de vez na briga pelo G4 com muita força.

A última vez que o Mato Grosso teve um representante na Série A foi em 1986, com o Operário, numa competição com 48 clubes, e esse ficou na lanterna geral.

O Cuiabá somou 29 pontos em 18 rodadas, com oito vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Marcou 23 gols, e sofreu 18.

O clube ficou sem divisão entre 2005 a 2011, quando conseguiu a passagem para a Série C. Entre 2012 até 2018, o Cuiabá esteve nessa Série, e agora é um novato na B, mas abriu os olhos para a A.

O time Dourado terá pela frente uma missão difícil, mas de qualquer maneira a sua atual participação tem que ser elogiada, em especial por ter vindo da Série C no ano passado.

Um grupo humilde que tem mostrado que com a organização algo de bom termina acontecendo.

NOTA 5- O INACREDITÁVEL TAMBÉM ACONTECE

* No ultimo domingo assistimos o jogo entre Juventude e Ypiranga, e até os 44 minutos do segundo tempo a equipe de Erexim estava na relação dos eliminados quando abriu o marcador, e no final terminou no primeiro lugar do seu Grupo.

Os quatro classificados terminaram com 28 pontos, e o Remo ficou fora com 27.

Caso o Ypiranga não tivesse vencido, o time do Pará seria o quarto colocado.

Algo inacreditável e ao mesmo tempo estranho.

Pela tabela das quartas de final, Náutico, Juventude, Sampaio Corrêa e Ypiranga, tem todas as chances para obterem o acesso para a Série B.

Agora é só aguardar.

NOTA 6- UMA NOITE DE SOFRIMENTO NO NILTON SANTOS

* Um estádio com o nome de um dos maiores laterais da história do nosso futebol, não deveria receber uma pelada do mais baixo nível de qualidade que aconteceu ontem à noite.

Deveriam ter devolvido o dinheiro dos heroicos 8.241 torcedores que compraram os ingressos.

O 0x0  final foi sem duvida a representação da imensa mediocridade do Botafogo e Chapecoense. 

A arquibancada se transformou em uma sala de torturas.

Se voltarmos a assistir uma pelada como essa, vamos desistir desse esporte, desde que está nos matando de vergonha.

Lamentável.

Comentários   

0 #1 Nota 1André Ângelo 27-08-2019 12:17
Esse jogo é de suma importância para o Sport.
Seja porque se trata de um adversário direto; seja porque consolidará o time no G4 ao término do 1º Turno. E isso conta muito para um acesso, pois o time inicia o outro turno com boa vantagem em relação aos demais.
Para se ter uma ideia, em caso de vitória, o Sport terminará com 33 pontos. Por conseguinte, precisará de 28 pontos para conseguir o acesso ao final do ano.
Significa dizer que terminando com 33 pontos, terá feito pouco mais de 50% do necessário para o acesso.
Espero que Guto não invente e escale o mesmo time (salvo eventual volta de Sander), com Yan na vaga de Yuri.
Ezequiel só pode ser utilizado no 2º tempo, para pegar a defesa cansada. Assim ele renderá mais.
O ideal seria que Pedro Carmona fizesse a função de armador no lugar de Juninho, mas como Guto Ferreira não dá ritmo de jogo a ele, tem de entrar no meio do 2º tempo.
O resto é ter consciência que será um jogo de paciência e, caso o time abra o placar logo, não poderá baixar o ímpeto ofensivo.
Um jogo só se resolve depois que faz o 3º ou 4º gol.
Tem de atacar o tempo todo, para evitar tomar gol no final do jogo.
Boa sorte ao Leão da Ilha hoje.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar