blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- NEREU O TREINADOR RAIZ

* O futebol raiz tambem tinha seus treinadores que gostavam das suas bases. Nereu Pinheiro era um deles, e com olho clínico ia buscar jovens nas peladas da vida e acertava em cheio nas indicações.

O Sport tinha uma dupla excelente para detectar as promessas, um era um diretor da base, Bento Ferreira, e  outro o técnico Nereu. Descobriram Chiquinho e antes que um rival o levasse, esse já estava com contrato assinado, o mesmo acontecendo com vários atletas.

Outra descoberta sua foi a de Juninho Pernambucano no Futsal.

Um personagem simples, honesto no seu trabalho e conhecedor do ramo.

Convivemos com esse no rubro-negro da Ilha do Retiro, e depois no comando do futebol de Pernambuco. O recebíamos sempre para conversamos sobre o setor.

Quando o Olinda estava para receber a filiação na Federação, Nereu todos os dias dava uma passada em nossa sala na companhia do então Prefeito da cidade de Olinda, Renildo Calheiros, na busca de uma solução. Conseguiram nos dobrar.

Em 1999 comandou o Santa Cruz na Série B, e o levou de volta a Primeira Divisão, em um jogo contra o Goiás que ficou na história.

Ontem o jornalista Claudemir Gomes nos telefonou para comunicar o seu falecimento, o que lamentamos profundamente. O esporte da chuteira perdeu um técnico raiz, que valorizava as bases e os jovens.

Infelizmente, a Caetana quando bate numa porta não tem como escapar, e dessa vez o nosso Nereu não conseguiu dar-lhe um drible e viajou para outra galáxia, onde irá encontrar bons personagens de nosso futebol, em especial um que tinha-lhe uma grande admiração, o ex-presidente da Federação local, Carlos Alberto Oliveira, que certamente estava na porta para recebê-lo na sua nova morada.

Pernambuco esportivo lamenta.

NOTA 2- A FORÇA DO FUTEBOL DA ESPANHA E DA INGLATERRA

* Espanha e Inglaterra foram os dois útimos países campeões, e são os maiores vencedores da Liga dos Campeões.

Com o encerramento da fase de Grupo dessa competição, espanhóis e ingleses contarão com quatro  clubes cada nas oitavas de final, ou seja metade dos participantes do mata-mata.

Liverpool e Tottenham que foram os dois finalistas da última Liga terão a companhia do Chelsea e do City.

O Real Madrid, que é o maior vencedor dessa competição, também está na luta por mais um título. Os merengues terão a companhia do Barcelona, Atlético de Madrid e a grande surpresa Valencia, líder do grupo H com 11 pontos.

O melhor clube da fase de grupos foi o alemão Bayern de Munique que venceu todos os seus jogos. A Alemanha contará com três representantes, assim como a Itália. Borussia Dortmund e RB Leipizig farão companhia aos bávaros.

O futebol italiano terá a Juventus, de Cristiano Ronaldo, assim como o Nápoli, e o surpreendente Atalanta, que entrou com a ajuda dos Deuses do Futebol.

Na última rodada era o lanterna do Grupo, mas venceu o confronto direto ante o Shakhtar Donetsk fora de casa, ficando com a segunda vaga com apenas sete pontos. Pela primeira vez irá disputar essa competição.

As oitavas de final ainda terão os franceses PSG e Lyon.

O favorito para o bicampeonato é o Liverpool.

NOTA 3- UM CICLO VICIOSO 

* O Profut foi um presente do governo aos clubes de futebol, quando parcelou todos as dívidas fiscais. Existia a obrigação de pagar as parcelas em dia, assim como os novos tributos.

Aliás foi mais um entre os diversos que aconteceram anteriormente e não foram cumpridos.

Uma nova lei que está tramitando no Congresso, irá permitir um novo refinanciamento, tornando o sistema em um ciclo vicioso.

Um exemplo de um clube que vive na reincidência é o do Vasco da Gama, que sofreu recentemente duas penhoras em execuções fiscais seguidas nos últimos seis meses, sendo que uma delas levou a penhora da premiação do Brasileiro, e a outra o estádio de São Januário.

Por outro lado constam R$ 62 milhões com a dívida ativa do clube na relação da Procuradoria Geral da Fazenda conforme o blog do jornalista Rodrigo Mattos.

O mais grave é que no processo da penhora consta que o Vasco não paga parcelas do Profut por vários meses, abrindo espaço para novas penhoras e sua exclusão do sistema.

O time da Cruz de Malta segue o mesmo caminho de outros clubes, quando pagam as dividas privadas e deixam de lado as tributárias, na certeza de que tudo irá começar mais uma vez, e um novo Refis será aplicado.

Na verdade é um ciclo vicioso.

NOTA 4- A TROCA DE TREINADOR POR MÊS

* Um levantamento inédito foi realizado pela Pluri Consultoria, ao mapear os meses em que acontecetam mais mudanças de técnicos no futebol brasileiro nos últimos 10 anos.

Dois detalhes chamaram a atenção: Há 68% de uma maior chance de troca de técnico entre agosto, setembro e dezembro, e 43% menos chance de mudanças em fevereiro, outubro e novembro.

Nessa década estudada as mudanças obedeceram a seguinte ordem: Janeiro- 29, Fevereiro- 19, Março, 24, Abril- 28, Maio- 31, Junho- 33, Julho- 36- Agosto-44, Setembro- 43, Outubro- 22, Novembro- 18 e, Dezembro- 47.

A média anual foi de 31,2.

NOTA 5- A MAIOR MÉDIA DE PÚBLICO DO BRASILEIRO FOI NO SÁBADO

* O tradicional domingo do futebol foi derrubado pelo sábado.

A causa foi sem duvida a escolha pela Rede Globo dos jogos desse dia com os melhores times. 

RANKING

SÁBADO- 24.033 pagantes,

DOMINGO- 20.940,

QUINTA FEIRA- 20.935,

QUARTA-FEIRA- 19.519 e, na lanterna,

SEGUNDA-FEIRA- 14.789

Comentários   

0 #1 Nota 5André Ângelo 13-12-2019 13:16
A Rede Globo não contente por estabelecer os péssimos horários das 16:00 horas (sol a pino) (futebol sempre foi às 17:00 horas, sobretudo no Nordeste) e das 21:45 ou 22:00 horas, que afastam o torcedor de campo e prejudicam o espetáculo por causa do horário, ainda adota mais uma postura para matar o futebol brasileiro: os jogos aos sábados.
O nosso futebol está morrendo graças à entrega pelos clubes da administração à Rede Globo.
Primeiro porque ela distribuía o dinheiro das cotas conforme queria, causando distorções financeiras gravíssimas.
Depois porque sempre mexeu na tabela para ajudar os queridinhos dela, Flamengo e Corinthians.
E agora por mexer nos horários e dias de jogos.
Depois dirigentes e a própria Rede Globo ainda ficam sem entender porque a juventude atual torce para mais para os times europeus do que para os daqui...
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar