Uma matéria do jornalista Braitner Moreira do jornal Correio Braziliense no último domingo nos chamou a atenção pelos detalhes e dados sobre os públicos do futebol mundial, deveria ser repercutida com maior intensidade por tratar de algo muito importante com relação a realidade desse esporte em nosso país, na comparação as dos outros continentes.
O trabalho foi exaustivo.
Foram analisados 148 campeonatos de 75 países, e a media de publico de 2.956 clubes. O profissional mostrou como um bom jornalismo produz frutos importantes, mas a grande mídia na sua maior parte o ignorou. Preferem as entrevistas coletivas com Eurico Miranda, que é a cara desse esporte.
Enquanto Alemanha e Japão aproveitaram o legado das Copas realizadas em seus territórios, no Brasil o exemplo é o inverso, quando os elefantes brancos prosperam, sem torcedores nos jogos realizados.
Algumas vezes já escrevemos sobre as mentiras que falam ou escrevem sobre esse esporte em nosso país, ¨que somos os melhores do mundo, a pátria das chuteiras¨, fatos esses que não são verdadeiros.
Na verdade o Brasil é a pátria da corrupção, da violência, que festeja e abraça os corruptos como se nada tivesse acontecido.
Para que se tenha uma ideia, no TOP 100 das maiores médias de torcidas nos estádios, aparecem somente três clubes nacionais, Palmeiras (56º), Corinthians (74º) e Internacional (96º).
O interessante é que o trio perde do Persepolis do Irã, com uma média de 47.036 pagantes por jogo, e está no 20º lugar do ranking. O Borussia Dortmund lidera com 81.178 torcedores.
Para nós que estudamos o futebol brasileiro sem paixão, os números não apresentaram novidades.
De acordo com as estatísticas, 90% dos brasileiros não costumam ir aos estádios. Preferem o cinema.
O consultor Amir Somoggi sempre referenciou a ausência de uma abordagem para levar publico a arquibancada, e isso acontece no Brasil, que não tem uma politica que contemple ingressos com valores diversificados.
São cobrados preços de um salmão, quando o evento não vale um quilo de bagre.
Um fato que estamos batendo na sua tecla há muito tempo é o da politica adotada pela televisão, e que não é observada pelos clubes. Não existe nenhum interesse nas arquibancadas da parte dessa.
Paga cotas altas, mas prefere os torcedores nas poltronas para que assim possa vender as marcas dos patrocinadores que compram os espaços por milhões, necessitando de altas audiências.
É o modelo atual.
Para a emissora dona dos direitos de transmissão, os 263 pagantes do jogo Belo Jardim e Sport nada representou, desde que deu o seu recado com uma transmissão direta, e mostrou a cara de quem paga.
Nunca fomos contrários a presença da Televisão nos esportes, como acontece em todo o mundo, mas falta uma regra para o sistema, e não deixa-lo correr livre por conta das necessidades dos clubes.
No ranking apresentado, o Flamengo aparece no 106º lugar (24.542), São Paulo no 123º (22.513), Cruzeiro no 152º (20.475), Grêmio no 153ª (20.448) e Atlético-MG no 178º, com 18.510.
Dos clubes Nordestinos o de melhor colocação foi o Fortaleza no 202º lugar (17.199), seguido pelo Bahia com 17.199 (210º). Os de Pernambuco estão na rabeira. O mais bem ranqueado é o Sport (305º), com 12.823, o Santa Cruz é o 475º colocado, com 8.080, e o Náutico na 554ª posição, com 6.740.
Os que gostam do futebol e o analisam agradecem ao Braitner Moreira e o Correio Braziliense por um estudo importante para esse esporte, que mostrou uma realidade que sempre estamos abordando com os nossos visitantes, mostrando as ociosidades dos estádios brasileiros.
Comentários
0#6RE: O PAIS DO FUTEBOL PERDE ATÉ DO IRÃ —
ANTONIO CORREIA21-03-2017 15:21
JJ: ESSES DADOS SÃO IMPORTANTES PARA CONHECERMOS A REALIDADE COMPARATIVA DO FUTEBOL BRASILEIRO. NÃO VOU ALONGAR O COMETÁRIO E SIM ASSINAR O QUE FOI ESCRITO COM PERFEIÇÃO PELO GUILARDO.
0#5RE: O PAIS DO FUTEBOL PERDE ATÉ DO IRÃ —
Guest21-03-2017 14:55
Trazer um estudo importante como este para o crivo dos leitores deste Blog único pode alertar aos destruidores do futebol brasileiro e deles próprios, de modo a que possam fazer uma reflexão sobre a sua decadência e a culpa que já recai sobre os genocidas. Pena que o apologeta aposentado do novo mandamento da tábua de Moisés - Decatataravô de Jacozinho Temerário das Doze Tribos do Líbano esteja com osteoporose escoliótica enviesada se contorcendo para direita contra os trabalhadores. O novo mandamento "Não te aposentarás" é cara dos senhores coronéis feudais da Casa Grande. Outra coisa que discordo é que a televisão tenha culpa do esvaziamento dos estádios. Já fiz desfilar aqui dezenas de projetos de certames e torneios que podem incrementar os públicos nos estádios independente da televisão. A culpa exclusiva é dos centuriões lagartixas tartamudos e de seus técnicos babaovos e incompetentes e da imprensa cor de fezes, os quais não dão um sussuro sobre o engessamento do futebol e do país. Neste caso o fabricante de gesso e dono da clínica de engessamento traumático da linha de montagem das múmias paralíticas entra em profunda contradição com o que apregoa. Critica tudo, mas não mostra qualquer sugestão que não seja ideias para destruir e cremar a desgraça que já morreu. Defende ideias completamente contraditórias como a municipalização dos sovaqueiras com o prejuízo de cortesia dos grandes clubes e ao mesmo tempo só fala em engessar os campeonatos impostos pelos sócios das doze pragas (Bahia, Vitória e Sport). Também defende os enlatados de conserva da Euroconfusão e se alimenta desses enlatados todos os dias. E por cima ainda é contrário que os nordestinos tenham pelo menos água para beber, aguar as suas roças e evitar as mortes de seus animais, filhos e netos, além de defender cotidianamente o fim da República Federativa do Brasil e o fechamento das Federações Estaduais de Futebol para priorizar o Califado dos Turcos da 25 de março. Nem o samba do branquelo matusquela comete tantas incoerências deste trabalhador capataz aposentado que não quer os seus irmãos em sofrimento se aposentem. Morrerei de velho, mas nunca entenderei como uma pessoa pode dizer tantas verdades e no meio do texto incluir uma heresia que nega tudo que disse. Já consultei até o psiquiatra austríaco, mas não encontrei soluções. O debate continua até que os nossos netos e bisnetos sejam terceirizados e intermitentes e esses velhinhos virem moradores de rua sem aposentadoria e o Brasil se transforme em escombros como o país das bestas quadradas. O ranço ideológico integralista parece que é uma doença muito grave e incurável.
0#4RE: O PAIS DO FUTEBOL PERDE ATÉ DO IRÃ —
blogdejj21-03-2017 13:24
Citando guilardo:
PERDE ATÉ DO IRÃ. Caro amigo. Queria ficar apenas lendo os seus comentários porque muito aprendo com eles. Mas como torcedor e brasileiro, entendo que o assunto por você abordado merece um cotejo, sem que se saia do tema. Os números acima apenas corroboram com o que você vem alertando há muito tempo. Sua voz prega no deserto, infelizmente. Estamos num país chamado Brasil, onde tudo funciona ao contrário. Caminha na contramão da história. Enquanto as outras nações seguem progredindo, nós seguimos regredindo. Enquanto os outros países fortalecem as suas empresas, nós conseguimos destruir as maiores que tínhamos. Enquanto os outros disputam as contendas internacionais pelo mercado global, o Brasil entrega as suas vitórias, como por exemplo o mercado internacional de carne. Enquanto os outros purificam os seus produtos, o Brasil trata de falsificá-los grosseiramente. O Brasil foi fundador do álcool combustível, mas hoje usa gasolina. E citaria tantos exemplos que ficaríamos o dia inteiro a comentar. Mas volto ao futebol. Vou dar um exemplo do que se é capaz de fazer, de enganar trouxas e tirar vantagens indevidas. O pobre Náutico como instituição está pagando pelos desmandos dos seus dirigentes. Ouviu a sereia cantar pela garganta do falecido governador. Abandonou o seu estádio e mudou-se de mala e cuia para São Lourenço. Três anos depois quer voltar, correndo, e não mais tem estádio para jogar. Está se acabando , sem torcida, lá pelas bandas da Arena dos Problemas, como apelidou Ednaldo Santos. Aí perguntamos citando tal exemplo. O Náutico regrediu no futebol ? Claro que sim. O Santa fez algum progresso nos últimos dez anos ? Claro que não, endividou-se mais ainda, caiu no descrédito nacional e hoje mendiga uns trocados para continuar funcionando. Restou o Sport, melhor estruturado , mas que ainda persegue credibilidade a nível nacional. Que dizer do futebol pernambucano ? Os números estão aí, nem precisa dizer nada. A lógica prevalece no contexto global, o futebol brasileiro hoje, afastando o bairrismo, está no pelotão da quarta categoria dentre os dos outros países. Uma coisa porém é certa, a parceria da Globo com os nossos dirigentes foi uma mistura letal para acabar com o que restava.
Prezado Guilardo: Seus comentários são importantes, e enriquecem o blog. Esse está perfeito, mostrando a realidade em que o futebol brasileiro vive. Na verdade somos uma voz isolada, mas pelo menos ouvida por pessoas como o amigo, e fique certo que ainda nutro as esperanças de que irá acontecer em breve uma Lava CBF,
0#3RE: O PAIS DO FUTEBOL PERDE ATÉ DO IRÃ —
guilardo21-03-2017 12:47
PERDE ATÉ DO IRÃ. Caro amigo. Queria ficar apenas lendo os seus comentários porque muito aprendo com eles. Mas como torcedor e brasileiro, entendo que o assunto por você abordado merece um cotejo, sem que se saia do tema. Os números acima apenas corroboram com o que você vem alertando há muito tempo. Sua voz prega no deserto, infelizmente. Estamos num país chamado Brasil, onde tudo funciona ao contrário. Caminha na contramão da história. Enquanto as outras nações seguem progredindo, nós seguimos regredindo. Enquanto os outros países fortalecem as suas empresas, nós conseguimos destruir as maiores que tínhamos. Enquanto os outros disputam as contendas internacionais pelo mercado global, o Brasil entrega as suas vitórias, como por exemplo o mercado internacional de carne. Enquanto os outros purificam os seus produtos, o Brasil trata de falsificá-los grosseiramente. O Brasil foi fundador do álcool combustível, mas hoje usa gasolina. E citaria tantos exemplos que ficaríamos o dia inteiro a comentar. Mas volto ao futebol. Vou dar um exemplo do que se é capaz de fazer, de enganar trouxas e tirar vantagens indevidas. O pobre Náutico como instituição está pagando pelos desmandos dos seus dirigentes. Ouviu a sereia cantar pela garganta do falecido governador. Abandonou o seu estádio e mudou-se de mala e cuia para São Lourenço. Três anos depois quer voltar, correndo, e não mais tem estádio para jogar. Está se acabando , sem torcida, lá pelas bandas da Arena dos Problemas, como apelidou Ednaldo Santos. Aí perguntamos citando tal exemplo. O Náutico regrediu no futebol ? Claro que sim. O Santa fez algum progresso nos últimos dez anos ? Claro que não, endividou-se mais ainda, caiu no descrédito nacional e hoje mendiga uns trocados para continuar funcionando. Restou o Sport, melhor estruturado , mas que ainda persegue credibilidade a nível nacional. Que dizer do futebol pernambucano ? Os números estão aí, nem precisa dizer nada. A lógica prevalece no contexto global, o futebol brasileiro hoje, afastando o bairrismo, está no pelotão da quarta categoria dentre os dos outros países. Uma coisa porém é certa, a parceria da Globo com os nossos dirigentes foi uma mistura letal para acabar com o que restava.
0#2RE: O PAIS DO FUTEBOL PERDE ATÉ DO IRÃ —
blogdejj21-03-2017 10:59
Prezado Andre: Parabéns pelo seu comentário. Refletiu a insanidade que vivemos e prova que a televisão não quer torcedor nos estádios e sim nas poltronas.
0#1Públicos pequenos —
Andre Angelo21-03-2017 10:03
Mais uma vez não teremos a Ilha do Retiro cheia na Copa do Brasil. Pra variar, a dona do futebol brasileiro mandou a CBF marcar o jogo Sport x Joinville para as 21:45 horas, também conhecido como "depois da novela". Engraçado que isso só acontece no Brasil. Quer um exemplo? O jogo Uruguai x Brasil será realizado às 20:00 horas, horário de Brasília, ou seja, a Rede Globo vai ter de passar o Jornal Nacional (que perdeu sua qualidade e credibilidade) antes do jogo e a novela, bem... a novela..., não terá nesse dia (deveria ser feriado nacional por não ter novela "das oito" nesse dia). Logo, fica provado que, quando a Globo não é dona do futebol, ela tem de se submeter aos horários dos jogos, como acontece nos grandes centros futebolísticos. Porém, com uma CBF tradicionalmente corrupta como temos, é evidente que isso não acontecerá no Brasil. Viva a Rede Globo! Viva a CBF! Viva o Brasil!
Comentários
Prezado Guilardo: Seus comentários são importantes, e enriquecem o blog. Esse está perfeito, mostrando a realidade em que o futebol brasileiro vive. Na verdade somos uma voz isolada, mas pelo menos ouvida por pessoas como o amigo, e fique certo que ainda nutro as esperanças de que irá acontecer em breve uma Lava CBF,
Pra variar, a dona do futebol brasileiro mandou a CBF marcar o jogo Sport x Joinville para as 21:45 horas, também conhecido como "depois da novela".
Engraçado que isso só acontece no Brasil. Quer um exemplo?
O jogo Uruguai x Brasil será realizado às 20:00 horas, horário de Brasília, ou seja, a Rede Globo vai ter de passar o Jornal Nacional (que perdeu sua qualidade e credibilidade) antes do jogo e a novela, bem... a novela..., não terá nesse dia (deveria ser feriado nacional por não ter novela "das oito" nesse dia).
Logo, fica provado que, quando a Globo não é dona do futebol, ela tem de se submeter aos horários dos jogos, como acontece nos grandes centros futebolísticos. Porém, com uma CBF tradicionalmente corrupta como temos, é evidente que isso não acontecerá no Brasil.
Viva a Rede Globo! Viva a CBF! Viva o Brasil!
Assine o RSS dos comentários