blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

O primeiro artigo do nosso blog, publicado no dia 04 de julho de 2010, tinha o título ¨A Mesmice do Futebol Brasileiro¨, e quando o lemos no dia de ontem ficamos convictos que o sistema permaneceu intacto e pouco ou quase nada foi feito para melhora-lo.

Na época o Circo tinha recebido o bilhete azul na Copa da África do Sul, que serviu de mote para a postagem que fizemos dando vida ao site, que nesse dia só teve seis visitantes, longe dos milhares atuais. Na época Ricardo Teixeira era presidente do Circo.

As mudanças na entidade do futebol brasileiro foram grotescas após a renúncia desse cartola. Entrou José Maria Marin que está preso nos Estados Unidos por conta dos escândalos da FIFA, e o atual, Marco Polo Del Nero não sai do Brasil com medo do FBI. Algo que mostra a realidade de nosso futebol.  

¨O PRIMEIRO ARTIGO¨ 

* Fim da Copa do Mundo para o Brasil. Mesmas lamúrias, mesmos comentários, nenhuma análise mais profunda, buscando as raízes dos problemas que nos afetaram. A seleção é o retrato do esporte nacional.

A legislação esportiva de 1998, com poucas alterações que não a melhoraram é a principal responsável pela falta de organização do nosso futebol.

Foi criada uma legislação que prejudicou os clubes formadores de atletas, que foram entregues aos grandes beneficiários, ou seja, os empresários do futebol. Os clubes não existem pois estão em mãos de tais figuras, que chegam a ser proprietários de dois ou mais times através da colocação de atletas.

A CBF não tem uma Diretoria que faça o seu planejamento por quatro anos, criando um calendário mais racional, com campeonatos de diversas Séries durante todos os anos, inclusive com a ajuda para os participantes das Séries C e D, e criando mais uma, a E.

O futebol brasileiro para a maioria dos seus clubes é como safra agrícola, pois esses jogam uma competição e após o seu encerramento esperam o ano vindouro, para voltarem a competir.

Não existe um Plano Nacional dos Esportes da parte do Governo Federal, cujo Ministério não funciona a contento a não ser nas sessões do Tribunal de Contas da União. 

A separação do Norte e Nordeste, do Sudeste/Sul do país é latente, onde todos os recursos são campeados para aquelas regiões, ficando as migalhas para as demais.

Clubes mal dirigidos, sem responsabilidade, falidos, vivendo de sonhos sem nenhuma esperança, e que antes eram formadores de grandes talentos do futebol nacional.

Existe a necessidade de uma união em prol da renovação desse esporte em seus conceitos, e na formação dos dirigentes.

O clube para participar de uma competição, a nível estadual ou nacional, deveria comprovar a sua capacidade de pagamento, as suas receitas, para que pudesse receber o necessário alvará da participação das entidades de administração dos esportes.

Deveriam ser criados mecanismos mais sérios na proteção dos clubes formadores, desde que o recentemente aprovado pelo Congresso Nacional é bisonho e formulado pelos amigos de empresários que estão matando o futebol.

A seleção Brasileira tornou-se o reflexo de nosso sistema, pois se não temos uma estrutura esportiva formatada, o que podemos esperar na composição de uma seleção.

Que pais é esse?

Depois que os amigos lerem esse artigo, irão verificar que após quase sete anos nada mudou, e que tudo continua como dantes.

Comentários   

0 #4 RE: O PRIMEIRO ARTIGOBLOGDEJJ 30-04-2017 18:33
Citando PEDRO CORDEIRO:
JJ: O amigo deveria publicar artigos antigos que poderiam servir de comparações. Esse é lapidar. Passaram sete anos e nada de mudanças, a não ser para o pior.


PREZADO PEDRO:
MUITOS ARTIGOS FORAM PERDIDOS QUANDO O BLOG SAIU DO AR DE FORMA ESTRANHA. ESTAMOS FAZENDIO UJ TRABAIHO DE RECUPERAÇÃO, E O QUE ACHARMOS INTERESSANTE IREMOS PUBLICAR.
Citar
0 #3 RE: O PRIMEIRO ARTIGOPEDRO CORDEIRO 30-04-2017 15:00
JJ: O amigo deveria publicar artigos antigos que poderiam servir de comparações. Esse é lapidar. Passaram sete anos e nada de mudanças, a não ser para o pior.
Citar
0 #2 RE: O PRIMEIRO ARTIGOCARLOS EDUARDO 30-04-2017 13:50
JJ: UMA BOA LEMBRANÇA DO INICIO DO SEU BLOG QUE MOSTRA O QUANDO O FUTEBOL BRASILEIRO NÇAO SAU DO LUGAR. APÓS A DERROTA NA ÁFRICA DO SUL, O BI REPETIU-SE EM 2014, E VAI CONTINUAR POR MUITOS ANOS.
Citar
0 #1 Ninguém esconde a históriaBeto Castro 30-04-2017 10:09
Depois deste verdadeiro artigo, já passei por este site contando em detalhes de como tudo aconteceu. Belos tempos, Belos dias! Tentaram fechar o Blog para que as verdades não pudessem ser ditas. Mas, o Blogueiro experiente e vivido no fronte do sistema conhece muito e é tinhoso e destemido. E o refundou com um visual muito melhor, mantendo os seus corajosos leitores. Eu me queixo da perseguição e do abuso de autoridade dos fraudadores do futebol por seguidos 30 anos. Sofri todo tipo de violência e maus tratos somente porque resolvi colaborar com o futebol paraibano, nordestino e brasileiro, mas também fiz grandes amigos e parceiros. Mesmo com pouca representatividade de poder, idealizei certames rentáveis, ajudei a criar duas ligas regionais das quatro por mim inventadas, assisti a três belíssimas Copa dos Campeões, duas em minha cidade, provoquei Fóruns e Congressos regionais e nacionais, defendi o sistema federativo com unhas e dentes, propus uma loteria instantânea, assisti ao ressurgimento do dilapidado futebol pernambucano em Aldeia, vislumbrei um Fundo Setorial de distribuição de recursos com mais equidade, bolei Copas Subcontinentais muito mais rentáveis, ajudei a criar associações de classe, denunciei o subrepresentatividade do sistema continental, recriei a Copa Brasileira de Seleções Estaduais - Brascopa num formato moderno, altamente rentável e democrático em termos de distribuição de recursos, enfim fiz a minha modesta parte, como o Blog também o fez.
Infelizmente, os fraudadores continuam afundando o nosso futebol, inclusive sucateando a nossa belíssima Copa do Nordeste. Mas, o pior já fizeram ao extinguir os cinco magníficos torneios regionais e as suas ligas e jogar no lixo o Calendário Quadrienal Natimorto. As grandes vitórias e alegrias foram o banimento do Rei da Empáfia, o funeral do clube dos treze, o desbaratamento das quadrilhas do Baú da Zurica, a prisão e banimento dos 40 comebolas gatunos, a delação do plaqueiro pixulequento e a decadência acelerada do reino dos centuriões lagartixas. Tudo isto apareceu neste blog em apenas sete anos. Faria tudo outra vez, pois de nada adiantou a perseguição contumaz pelos contraventores contra os clubes massacrados. Assessorei quatro federações por breves períodos, conheci as angústias de quatro clubes profissionais onde militei, fui secretário geral eleito por unanimidade de uma liga regional e viajei por este Brasil afora participando de fóruns, planos e congressos. Acho que merecia um pouco mais de respeito pelos serviços prestados ao grande esporte das massas. Quando ao Blogueiro renitente, o seu currículo invejável é o seu credencial, apesar de nossas divergências ideológicas nos dois opostos do espectro político. Mas, isto é democrático. Domingo no Estádio um torcedor me perguntou se podia provar tudo isto que falei na entrevista e se essas proezas estavam registradas na CBF. Respondi que este currículum estava registrado nas estrelas e numa coletânea que publiquei, e lógico plasmado no meu próprio Blog - http://obrasilnovo.blogspot.com/.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar