blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

No Brasil até a guerra é avacalhada.

O maior esporte do brasileiro é o de avacalhar o que é de bom, e abraçar o que não presta. Isso em todos os segmentos, e mais ainda no futebol onde se adora tudo relacionado a esculhambação.

Depois de 52 dias de hiato finalmente tivemos a decisão de um estadual que um dia após não se discutiu quem foi o dono do título, e sim o que fizeram com o Salgueiro que poderia ter sido o primeiro time do interior a se sagrar campeão, não fosse a interferência do árbitro de vídeo amigo que substituiu o apito amigo.

A participação da tecnologia no futebol é necessária e positiva, desde que tem a devida condição de resolver lances duvidosos com relação as penalidades e gols.

Assistimos jogos do Campeonato Holandês e vimos como funciona o sistema em um país desenvolvido e sobretudo sério.

Os responsáveis por esse são especialistas, que ficam em um cabine confortável, e quando decidem a validade ou não de um lance, o vídeo é apresentado de imediato. 

Na Copa das Confederações que está sendo realizada, o árbitro de vídeo tem funcionado de forma exemplar, sem reclamações. Tudo de forma transparente.

No futebol brasileiro a aplicação da tecnologia é feita de forma amadora, sem condições e com uma gravidade com as imagens de uma televisão aberta, quando deveria ser através de equipamentos próprios ou terceirizados.

O bom senso, se existe isso em nossos cartolas, é de que experiências não deveriam ser feitas em partidas oficiais, muito menos em uma decisão em um estádio que não estava preparado para tal, inclusive na iluminação.

Deu no que deu, e tiraram o título de um clube que pelo que fez seria justo e sem controvérsias.

A anulação do gol do time de nosso Sertão Central sob a alegação de que a bola saiu foi a avacalhação do apito de vídeo, desde que as imagens que correm pelo país afora mostram de forma bem clara que tal fato não aconteceu, e o árbitro quando marcou o gol o fez de forma legítima.

Não sabemos como o responsável pelo sistema conseguiu chegar a conclusão de que a bola tinha saído. Foi sem duvida o único e solitário entre milhões de brasileiros que assistiram no dia de ontem as imagens nos canais de televisão e do Youtube, quando mostraram o seu erro.

Tivemos a oportunidade de conversar com um amigo que estava presente ao jogo, rubro-negro, e esse afirmou que Wilton Pereira de Souza foi enganado pelo árbitro de vídeo amigo, e que a bola não tinha saído da linha que demarca o campo de jogo.

Por outro lado o comentarista de arbitragem da Globo, Wilson Souza confirmou a validade do gol, e deixou bem claro o erro do apitador, que em algumas vezes também é amigo.

Através de um vídeo fizemos uma ampliação para um telão, e a conclusão foi que o Salgueiro foi prejudicado pelo erro da arbitragem em seu conjunto, os de dentro de campo e o da cabine. Um lambança generalizada.

E agora?

Agora a vaca foi para o brejo, o Sport foi campeão e o Salgueiro sem as condições legais de mudar o resultado, tudo por conta de um árbitro de vídeo amigo, e do apito amigo que estava na cabine e que tomou essa decisão. 

Uma pergunta para encerrar o assunto: Qual a razão da Federação não divulgar o vídeo responsável pelo prejuízo causado ao futebol de Pernambuco?

Lamentável.

Comentários   

0 #4 RE: AVACALHARAM O ÁRBITRO DE VÍDEOCARLOS EDUARDO 30-06-2017 18:50
JJ: Só esse blog poderia retratar o que aconteceu de forma tão real. Também estou entre aqueles que estão aguardando o vídeo que garantiu a bola como fora da linha. Isso nunca irá acontecer.
Citar
0 #3 RE: AVACALHARAM O ÁRBITRO DE VÍDEOPEDRO CORDEIRO 30-06-2017 13:03
JJ: Tudo que se pode falar ou escrever sobre o assunto é muito pouco. O título do artigo reflete bem o que aconteceu. Você tem razão o único que viu a bola sair foi o responsável pelo árbitro de vídeo. Só não entendo como o presidente da Federação achou que a experiência foi boa. É demais.
Citar
0 #2 RE: AVACALHARAM O ÁRBITRO DE VÍDEOANTONIO CORREIA 30-06-2017 12:24
JJ: Infelizmente o futebol não muda, e continua com os mesmos procedimentos. O que aconteceu foi triste, e com o agravante do vídeo não ter sido divulgado.
Citar
0 #1 RE: AVACALHARAM O ÁRBITRO DE VÍDEORUBRO-NEGRO 30-06-2017 11:06
JJ: O amigo continua como sempre. Independente, livre, o mesmo de décadas passadas. Esse artigo deveria ter uma divulgação ampla nas redes sociais, desde que refletiu uma realidade que procuraram esconder. Foi um erro fazer experiência do vídeo amigo em uma decisão. Mais grave ainda é não divulga-lo oficialmente, como também não foi realizado no primeiro jogo quando teve uma interferência como essa contra o Sport. O título do artigo foi bem escolhido.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar