No Brasil de hoje tudo se avacalha, inclusive o futebol. Um dos mais conhecidos livros de Vladimir Ilyich Ulianov (Lenin), tem o título de ¨Um Passo à Frente e Dois Atrás¨, em que ele demonstrava que para conseguir os objetivos revolucionários tinha que ser obedecida essa teoria.
No Brasil aconteceu o contrário quando deu o seu passo á frente, mas recuou dez atrás, avacalhando a teoria do guru russo.
A tecnologia deixou o mundo plano, enquanto em pleno século XXI a escola pública que era boa, hoje deixa muito à desejar. O ensino que era de ótima qualidade, tornou-se de péssima, com uma geração escrevendo xadrez com CH. Dez passos atrás.
Antes andávamos nas ruas da cidade, mesmo nas madrugadas, e nada acontecia. A violência era bem pontual, as mortes eram mais por brigas amorosas, traições, ou por conta da rivalidade dos blocos carnavalescos. Os ladrões roubavam galinhas. Com a tecnologia, com os avanços, hoje se mata como se comprasse banana em feira, e assaltam os cofres públicos. Dez passos atrás.
No futebol foram construídos boas Arenas, os recursos cresceram, formando o seu passo à frente, enquanto davam dez passos para trás. Os dirigentes de outrora trabalhavam pelos interesses dos clubes, e os de hoje pelos seus pessoais.
Antes de um passo à frente os torcedores de clubes diferentes iam juntos aos jogos, voltavam inteiros e vivos. Depois dos dez passos atrás, esses se tornaram perigosos inimigos. Apareceram umas tais de torcidas organizadas que os expulsaram dos estádios.
Além disso, apesar do passo à frente, da tecnologia, dos maiores recursos, o retrocesso do futebol foi grande, com o desaparecimento dos craques e dos bons treinadores, dando lugar aos brucutus e os novos ¨professores¨, que são mais midiáticos do que técnicos de futebol. Parte dos dez passos atrás.
O passo à frente nos entregou uma mídia esportiva humorística, com diversos programas em rádios e nas televisões. Um jornalismo bem diferente do passado, que tinha excelentes profissionais nas análises do esporte em geral. Esses ouviam diretamente as fontes, hoje estudam pelo google. Foram dez passos atrás.
Quer mais felicidade do que assistir ao vivo Garrincha e Pelé atuarem em nossos antigos gramados, e hoje termos de nos contentar com os medianos para baixo.
O país cresceu, evoluiu, mudou, as cidades estão cheias de espigões, a corrupção tomou conta de várias das suas instituições, mas nesses quesitos que analisamos os velhos tempos eram bem melhores, em especial no futebol que era grandioso e tornou-se mequetrefe.
Lenin que já tinha ficado decepcionado com o fim do comunismo, aumentaria a sua tristeza por conta do Brasil que jogou a sua teoria nos esgotos sanitários.
Comentários
0#1RE: AVACALHANDO A TEORIA DE LENIN —
RUBRO-NEGRO15-07-2017 10:38
JJ: Uma aula de história e que deve servir de reflexão para todos. O mundo evoluiu, mas o Brasil não soube aproveitar. Os governantes deram passos além da capacidade, e terminaram dando mais passos para trás.
Comentários
Assine o RSS dos comentários