blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- A CAMPANHA DO SPORT

* As grandes mídias esportivas do Brasil deixam de lado a campanha do Sport no Brasileirão, que até o presente momento é digna de ser destacada. 

Na quinta colocação, à frente de vários clubes que eram considerados favoritos no início da competição, com uma diferença gigantesca de recursos, o rubro-negro tem se comportado de forma exemplar,  encontrando-se depois de 20 rodadas no G6 da Libertadores.

São fatos que deveriam ser analisados, mas os tratam de forma ¨en passant¨, por conta de ser um clube de fora do eixo principal do futebol nacional. 

Um dos poucos e raros jornalistas que analisou de forma correta a performance do Sport, foi Emerson Gonçalves do blog Olhar Crônico Esportivo, de forma bem positiva.

Na verdade, o cube pernambucano tem apenas a 15ª receita entre os 20 disputantes, de conformidade com os dados dos balanços de 2016, com 119,1 milhões, e com um custo de futebol nesse mesmo ano de R$ 58,6 milhões, que é o 17º entre todos.

Se a classificação fosse feita pela receita, o time da Ilha do Retiro estaria na zona do Rebaixamento, ou seja dinheiro resolve, mas não é tudo. 

Como acompanhamos diariamente as diversas mídias de todo o Brasil, verificamos o esquecimento que essas tem com relação a um clube bem distante dos maiorais e que está superando-os.

O Sport poderá até cair de posição, mas nas rodadas realizadas a campanha do clube é excelente, queiram ou não queiram as mídias do Sudeste que só enxergam os seus clubes.

NOTA 2- A RECUPERAÇÃO DO SALGUEIRO

* Da mesma maneira que criticamos o jornalismo esportivo da região Sudeste do Brasil, o fazemos também com relação ao que acontece em nosso estado no tocante ao Salgueiro.

O time do Sertão Central foi locatário de uma das vagas para o descenso na Série C, com um turno negativo, além de ser prejudicado por conta dos problemas do estadual, do qual teve o seu titulo tirado pelo apito amigo, e com a colaboração do árbitro de vídeo.

O clube após um início fraco, frequentou por várias vezes o caminho que poderia degola-lo.

Deu a volta por cima e tem o melhor índice de aproveitamento no returno, quando em 15 pontos disputados somou 12, com quatro vitórias e apenas uma derrota fora de casa para o Fortaleza, com 60% de aproveitamento.

Na classificação geral está no 4º lugar, zona da classificação com 20 pontos, sendo que 60% do total foi conquistado na segunda etapa. 

Na realidade o Salgueiro surpreendeu a todos, e vem fazendo uma campanha de recuperação acima do limite.

Tal fato tem que ser mais divulgado, quando o nosso futebol na Série B atravessa momentos de agonia.

NOTA 3- A RECUPERAÇÃO JUDICIAL DO LANCE

* Entre os jornais e revistas esportivas que existiam no Brasil, o único sobrevivente era o jornal o Lance, que continua na atividade como um herói da resistência, mas pelo que parece está encontrando dificuldades para a sobrevivência, desde que ingressou na Justiça com um pedido de recuperação judicial, que substituiu as antigas concordatas preventivas.

Na realidade esse veículo vem sofrendo os mesmos problemas dos demais jornais impressos no Brasil, com uma queda de 22,8% na circulação no período de 2016/2017, segundo o IVC (Índice de Verificação de Circulação), que o abalou.

O Lance por conta dos problemas foi substituindo os seus melhores jornalistas por terem salários altos, contratando outros com valores menores e sem a experiência necessária, que na verdade é o modus operandi que vem acontecendo em todo o Brasil.

Deixou de ser um veículo que buscava o fato de forma real, para tornar-se mais um entre aqueles que não mostram a realidade do futebol, e assim foi perdendo os seu leitores.

O mais grotesco de tudo é quando lemos ou ouvimos que o Brasil é o país do futebol, mas não consegue manter em atividade uma revista ou um jornal dedicado aos esportes.

Trata-se de uma mentira deslavada.

NOTA 4- NETO, O QUE ESTÁ CAINDO É O JORNALISMO

* Tem fatos que não podemos deixar passar em branco, e em especial quando esses vão ao encontro de nossos pensamentos.

O ex-jogador Neto, hoje com um programa na BAND sobre o futebol, foi proibido pela diretoria do São Paulo de transmiti-lo de um camarote no estádio do Morumbi, pertencente a uma empresa. Por conta disso começou a fazer criticas e ameaças ao clube.

Estávamos postando uma nota sobre o caso quando recebi um artigo do blog do Menon que tratou o tema com a realidade que caberia, e o pinçamos para o conhecimento de nossos amigos visitantes. 

DO BLOG DO MENON

¨O caso Neto/São Paulo é um exemplo de fundo do poço em que se está transformando o nosso jornalismo esportivo em sua vertente entretenimento televisivo. Um show de horrores com ex-jogadores destilando pseudo conhecimento (eu sei tudo e você chupou laranja com quem), e fazendo gracinhas. E agora ameaças.

Neto está revoltado porque a diretoria do São Paulo vetou a cessão de um camarote no Morumbi para a realização do programa Baita Amigos, como tem sido há um tempo. A diretoria está sendo pressionada por conselheiros e torcidas organizadas.

A justificativa é risível. Neto fazia criticas ao São Paulo. Mas se o time está péssimo ele iria elogiar? As criticas seriam jocosas. Mas se fossem contra outro time, poderia?

Bem, o fato é que Neto vai sair do Morumbi. E qual a sua atitude? Amalucada e desprezível. Ele ameaça o clube. Como? Com sua opinião. E desnuda a falta de seriedade desse tipo de jornalismo. Se estou fora, vou torcer para o time cair. Que coisa ridícula! Uma ofensa a profissão de jornalista.

O que diz Neto?

¨Agora, assessor que me procurar para pedir ajuda, eu piso igual a barata¨ Que assessor? Assessor de quem? Da diretoria? Que tipo de ajuda? Agora vai ser na goela. Assessor que não ligue para mim, se passar perto, muda de lado porque eu atropelo¨.

Novamente que assessor? E evidentemente ¨eu atropelo¨ é uma expressão, não é literal.

¨Eu sei coisas do São Paulo do arco da velha e vou vomitar tudo¨

Se sabe, se tem uma comprovação, já devia ter falado há tempos. Ou ficou quieto porque fazia o programa lá?

¨Agora estou livre para dizer, vai cair, vai cair, vai cair¨. Antes não estava livre? Era proibido de dizer alguma coisa: Quem proibiu? A Band? O São Paulo? Ela não expressava uma opinião correta por conta da cessão do camarote?

Esse tipo de comportamento, jogando insinuações no ar, falando que estava proibido de externar a sua opinião e que agora vai torcer para cair é um comportamento antijornalístico. Não causa espanto porque já houve muitos outros exemplos, como chamar Felipe Melo de ¨lassie¨, etc. Não causa espanto, mas causa revolta. Somos, os jornalistas, cobrados diariamente por esse tipo de comportamento rasteiro e irresponsável¨, escreveu Menon.

NOTA DO BLOGDEJJ

Trata-se de algo que o nosso blog sempre está debatendo, de que o futebol brasileiro apodreceu em todos os seus segmentos, e que os verdadeiros e sérios jornalistas se acomodaram e não lutam contra tais fatos, e observando a profissão no fundo do poço.

NOTA 5- MAIS UMA CENA ABERTA DE PRECONCEITO

* O que mais se comentou sobre o jogo Botafogo e Flamengo pela Copa do Brasil, que foi realizado no Nilton Santos na última quarta-feira não foi o resultado, e sim a agressão preconceituosa promovida por um alienado  torcedor do time da Estrela Solitária, ofendendo com gestos racistas os familiares do jovem jogador rubro-negro Vinicius Junior, que estavam em um dos camarotes do estádio.

Tudo foi filmado e o agressor localizado e preso, e que seja julgado e condenado por crime racial.  

Alguns apressados comentaram que o Botafogo poderia ser excluído da competição. Muitas bobagens.

Na realidade o clube não pode ser responsabilizado por um ato como esse, de forma individual, de uma única pessoa, que não representa o sentimento da agremiação.  

Até quando vamos assistir cenas como essas em nosso país, desde que não acontecem somente nos estádios?

NOTA 6- PERGUNTAR NÃO OFENDE

* Depois que assistimos o vídeo da apresentação do volante Paulinho aos torcedores do Barcelona, com o estádio com pouca ocupação, a apatia dos fãs, o erro da embaixadinha quando solicitado, que motivou milhares de postagens nas redes sociais, perguntamos sem ofender: se esse jogador não irá se tornar um futuro mico em um clube que há algum tempo desaprendeu a contratar?

Paulinho é um bom jogador mas não tem a cara do time catalão.

Comentários   

0 #4 RE: NOTAS AVULSASCARLOS EDUARDO 18-08-2017 16:20
JJ: SOBRE O JORNAL O LANCE É ALGO QUE VEM ACONTECENDO NO JORNALISMO IMPRESSO QUE NÃO SOUBE ACOMOANHAR OS NOVOS TEMPOS. OS VEÍCULOS POR CONTENÇÃO DE DESPESAS DISPENSARAM A QUALIDADE E SUBSTITUIRAM-NA POR PESSOAS SEM A EXPERIÊNCIA E CAPACIDADE. O QUE NAIS IMPORESSIONA REALMENTE É O FINAL DE REVISTAS E JORNAIS ESPORTIVOS NO BRASIL. ALGO DEVE ESTAR ERRADO.
Citar
0 #3 Exposição de VacasBeto Castro 18-08-2017 12:17
Essa exposição dos pecuaristas de Zé das Vacas está um primor de decadência. Juntando o jornalista Trapalhão da Turquia Brasilis, com o festival das bananas, a falência do jornaleco dos Doze, as embaixadas do Ganzhou Sempre Grande, só falta uma pelada do Perilima das Soldas com o Spartax de Moscou da Província Hilária do Compositor Amadeus. Nem o Quadrilhão Turco do Palácio Gabiru dá tanta pena.
Citar
0 #2 RE: NOTAS AVULSASANTONIO CORREIA 18-08-2017 11:31
JJ: Sobre a Nota 5, o Flamengo divulgou no dia de ontem um grupo de torcedores do Botafogo com os mesmos procedimentos racistas contra a família de seu jogador. Com um número maior de provas, acho que o time poderá ser julgado. Claro que não é culpado pelo que aconteceu, mas em casos de arremessos de objetos nos gramados, também não é de sua culpa, mas são punidos. Concordo com o amigo, racismo é coisa de imbecis e aloprados.
Citar
0 #1 RE: NOTAS AVULSASRUBRO-NEGRO 18-08-2017 11:01
JJ: Concordo com o que está postado sobre o Sport. O clube poderá até cair na tabela, mas com o fechamento do turno a sua situação deveria ser mais debatida, em especial por conta de suas receitas na comparação com os maiores.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar