blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- ALÉM DA QUEDA UM COICE

* O impossível não aconteceu na cidade de Caruaru, e o Internacional derrotou o Náutico pelo placar de 1x0.

O alvirrubro pouco incomodou a equipe Colorada durante o jogo.

Os gaúchos perderam diversas oportunidades no primeiro tempo, que terminou com o placar de 0x0.

No inicio da segunda fase, Leandro Damião fez o gol da vitória, sem acontecer nenhuma reação do time alvirrubro.

Com a conquista o Internacional retomou a liderança da competição.

Antes da partida mais uma cena lamentável, com brigas e prisões de torcedores, e com um fato bem estranho, com a presença de adeptos da Torcida Jovem ex-Sport.

Lamentável.

O Náutico além dessa queda em Caruaru que por sinal recebeu o seu maior público, foi vitima de um coice violento por conta das vitórias de Figueirense por 2x0 contra o ABC, que está muito próximo do real rebaixamento, e do Goiás sobre o Paysandu, que deixou o Santa Cruz na 16ª colocação, aumentando a diferença para o alvirrubro de 7 para 8 pontos.

Com 14 derrotas, a equipe da Rosa e Silva só precisa de mais quatro insucessos para ser rebaixado.

Na verdade pelo andar da carruagem, não existe escapatória para a equipe pernambucana.

Nos outros dois jogos o CRB foi derrotado pelo Criciúma por 2x1, e o Ceará quase que era surpreendido pelo Brasil de Pelotas.

O time gaúcho saiu na frente do marcador, mas a equipe cearense jogando em casa, lutou e conseguiu uma virada, ganhando a partida pelo placar de 2x1.

Com esse resultado, o sonho de acesso do time cearense está vivo, retornando a 5ª posição, com um ponto a menos do que o Vila Nova.

Fim de rodada, sem vitórias de nossos clubes.

Só falta o Sport na próxima segunda-feira para completar esse ciclo desastroso do futebol de Pernambuco.

NOTA 2- NEYMAR E A BOLA DE OURO

* A escolha de Neymar entre o trio que irá disputar a BOLA DE OURO da FIFA, tem algo de estranho, desde que a temporada de 2016/2017 foi a pior desse jogador durante todo o seu tempo de Barcelona.

Segundo dados do jornalista Rafael Reis, do Portal Uol, nesse período esse profissional marcou 20 gols, em 2015/2016 foram 38, e 39 em 2014/2015.

Não foi uma figura de maior destaque na maior parte da temporada, apenas para a imprensa brasileira e seu marketing.

Só conquistou um título sem grande repercussão, o da Copa do Rei.

Na realidade estranhamos essa presença, e temos a convicção que foi por conta do que é chamado Neymarketing que o envolve, e o poder financeiro do Catar, país que é dono dos seus direitos.

Em nosso entendimento, o outro atleta que deveria fazer companhia a Cristiano Ronaldo e Messi, deveria ter sido o brasileiro Marcelo, lateral do Real Madrid, que teve o melhor ano de sua história nos gramados. 

A presença de Neymar Junior mostra como esse modelo de escolha é promovido, e por conta disso não merece credibilidade.

Nem aqui, nem na China esse atleta poderia ser um dos escolhidos.

São coisas das mumunhas do futebol mundial.

NOTA 3- CLUBES DE PORTUGAL RECLAMAM DA DISTRIBUIÇÃO DAS RECEITAS

* Os problemas da distribuição de receitas no futebol português são iguais ao do Brasileirão, quando poucos clubes ficam com a parcela bem maior, e os demais que são a maioria recebem migalhas.

Porto, Benfica e Sporting são os laureados, deixando um abismo bem profundo na relação entre os demais disputantes.

Um trio de ricos, e 15 pobres, que vem desnivelando a competição.

Esses lutam por uma maior distribuição dos direitos televisivos para que o Campeonato seja mais nivelado, já que nas primeiras 6 rodadas a tabela de classificação mostra diferenças gritantes.

Poucos são resultados favoráveis aos menores, o que vem tornando a Liga Portuguesa previsível, posto que só os mesmos clubes disputam o título.

Por outro lado, a falta de maior competitividade prejudica esses grandes times do futebol luso, pois quando jogam as competições europeias são derrotados por equipes de menor expressão como o Besiktas (3x1 no Porto), e o CSKA (2x1 no Benfica), pela primeira rodada da Liga dos Campeões.

O mesmo se dá no Brasil nas Copas Libertadores e Sul-Americana, com clubes sem um maior currículo no futebol derrubando os nossos chamados grandes.

É tudo igual, só muda de endereço.

NOTA 4- OS GAROTOS DO FLUMIMENSE

* O Fluminense com um time jovem, uma folha salarial reduzida,  tem realizado uma razoável campanha no Brasileirão, com atuações que se alternam, por conta da falta de experiência do seu elenco.

Na Sul-Americana o gol do atacante Pedro, formado na sua base foi o salvador na vitória sobre o LDU, na última quinta-feira, no Equador.

Da equipe tricolor que atuou nessa partida, oito vieram do Centro de Formação de Xerém, ou seja uma representação de 72,7%, maior do que a utilizada no Campeonato Brasileiro, que é de 60,6%.

Sem duvida algo para se elogiar, mas não temos a ilusão de que isso só vem acontecendo no clube das Laranjeiras por conta da situação financeira precária, e que se tivesse maiores recursos poucos desses profissionais estariam sendo aproveitados, o que é normal em nosso futebol.

Além disso os maiores recursos conseguidos pelo Fluminense nessa temporada vieram das vendas de alguns atletas da base.

Esses lhes deram um bom alento.

São coisas de um futebol que ainda não entendeu que a salvação está na sua própria casa.

NOTA 5- O SANTOS SAI DA RESSACA E DERROTA O ATLÉTICO-PR

* Duas partidas deram início a 25ª rodada do Brasileirão nesse último sábado.

O Santos enfrentou o Atlético-PR e com um gol de Bruno Henrique, fechou o placar de 1x0, levando o clube mesmo de forma provisória a vice-liderança da competição, com 44 pontos.

A ressaca pelo golpe que o time  santista sofreu com a eliminação da Copa Libertadores ao ser derrotado pelo Barcelona de Guayaquil-EQU foi um pouco aliviada.

No segundo jogo, o Flamengo com um time alternativo, jogando um futebol medíocre contra o Avaí que ficou à frente do placar por um bom tempo, conseguiu no final o seu gol de empate, fechando a partida com o resultado de 1x1.

O time catarinense somou mais um ponto nessa luta de escapar da zona da degola, subiu para 12ª posição, empurrando o Sport para a 13ª.

Na verdade com os 30 pontos disputados o fantasma do carrasco ainda continua vagando pela Ressacada, desde que a sua diferença para o São Paulo, 17º colocado, que joga hoje, é de apenas 3 pontos.

Apesar do perigo, a campanha do alviazulino de  Santa Catarina nesse returno é excelente, mantendo uma invencibilidade de seis jogos.

NOTA 6-  A REDENÇÃO DO FORTALEZA

* Após oito anos de espera na Série C, enfim aconteceu a redenção do Fortaleza, que nas últimas cinco competições bateu na trave na fase de mata-mata.

Na cidade de Juiz de Fora-MG, enfrentando o Tupi, a equipe cearense colocou o seu ônibus para funcionar, e conseguiu segurar a pressão dos mineiros.

O placar de 0x0 perdurou até os 36 minutos do segundo tempo quando o Tupi-MG abriu o marcador, e no restante do tempo partiu para cima do tricolor, mas o seu biarticulado estava bem postado e segurou o resultado que trouxe de volta à Série B um dos times mais populares da Região.

O placar de 2x0 como mandante foi salvador para a equipe Cearense.

No outro jogo, mais um Nordestino na Série B, com o empate sofrido em casa, o Sampaio Corrêa empatou com o Volta Redonda pelo placar de 1x1.

A vitória de 1x0 como visitante foi  a sua salvaçao.

Na noite de amanhã deveremos ter o CSA como o terceiro Nordestino a galgar a Segunda Divisão Nacional, com a boa vantagem que leva sobre o Tombense. 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar