As agencias classificadoras de risco rebaixaram as notas do Sport, e elevaram o percentual de rebaixamento, após a sua derrota no jogo contra o Fluminense. O rubro-negro tinha 12% de chances para a degola, e agora aparece com 25%, fato esse que necessita de uma boa reflexão dos que fazem o clube, se é que esses tem condições para tal.
Na realidade existe um percentual de 75% de que isso não aconteça, mas não se deve brincar com algo que vem criando raízes nos seus últimos jogos, e que poderá se estender até o juízo final, a 38ª rodada. São cinco os candidatos a serem degolados pela foice do carrasco: Sport, Coritiba (esse tem um jogo hoje com chances de vitória), Cruzeiro, Figueirense e Internacional.
Cinco clubes à procura de um degolador. Todos tem com exceção do time paranaense, 10 partidas a serem realizadas, cinco em casa, cinco fora, com alguns confrontos diretos. O número mágico subiu para 44,5 que deve ser arredondado para 45 pontos. Para que se conheça as chances de cada um desses clubes, deve ser estudado as campanhas como mandantes e visitantes, e o returno, que mostra as curvas ascendentes e descendentes.
O Sport somou 25 pontos nos jogos em casa (57,1%), e 8 como visitante (19%). O Cruzeiro tem um maior equilíbrio na sua pontuação, 17 pontos em casa (40,4%), e 16 fora (38,9%). O Internacional somou 21 pontos com o mando de campo (50%), e 9 como visitante (21,3%). O Figueirense somou 25 pontos em casa (59,0%) e 6 fora (14,0%) e o Coritiba que poderá melhorar na conclusão da rodada, conquistou 23 pontos como mandante (59,5%), e 10 como visitante (23,8%).
Como podemos observar, com exceção do Cruzeiro, todos são péssimos visitantes, fator esse que aumenta o risco na classificação, ou seja quem melhorar nesse item terá um bom caminho pela frente.
O returno por ser a parte final da competição, serve como parâmetro, desde que mostra as curvas nas pontuações, e as tendências firmadas, desde que estamos na metade de seu caminho.
Nessa segunda fase a melhor campanha é do Coritiba com 12 pontos, e poderá chegar a 15 (55,5%), Cruzeiro, 11 (40,7%), Sport, 10 (37,0%), Figueirense, 10 (37,0%) e Internacional, 8 pontos (29,0%). Aplicando-se esses índices e os números dos confrontos diretos, as chances de rebaixamento são as seguinte. América e Santa Cruz não estão computados, posto que estão rebaixados virtualmente: Internacional (64%), Figueirense (54%), Sport (25%), Cruzeiro (25%) e Coritiba (8%).
Devemos ressaltar que estamos falando do futebol brasileiro, com dois grandes clubes envolvidos nessa luta, e de tudo pode acontecer, uma ajudinha aqui como a do Atlético vs Cruzeiro, um apitinho amigo acolá, por isso é importante o Sport melhorar a sua performance nos jogos como visitante, que lhe garantirá a Série A de 2017.
Não usamos bola de cristal e sim os números como linha de ação, mas temos a certeza de que apesar de Oswaldo de Oliveira, da fraca diretoria, o Sport irá escapar, e os quatro que estão hoje na zona de rebaixamento deverão continuar até o final, a não ser que os erros continuem, ou o extra-campo funcione. O difícil será derrubar o Internacional.
É só aguardar e rezar.