* O jornal Folha de São Paulo divulgou no dia de ontem mais uma pesquisa sobre as torcidas do futebol brasileiro, separando todas as regiões.
O trabalho levou em consideração a participação de 14 clubes que foram considerados como grandes contando inclusive com o Bahia e Vitória, enquanto os de Pernambuco e dos outros estados da região Nordestina foram alocados no item OUTROS.
Na realidade não houve nenhuma alteração com relação aos números da pesquisa de 2014, que mostrou de forma clara uma acomodação no segmento torcedor.
O fato que deve ser destacado é o grande percentual de torcedores do Flamengo no Norte e Nordeste, que sustenta a sua liderança no Ranking Nacional com 18%, seguido pelo Corinthians com 14%.
Em nossa região o Flamengo conta com 23% dos torcedores, igual a soma do Bahia (6%), Vitória (3%) e Outros (14%). Entre esses 14% estão os clubes de Pernambuco. O Corinthians é o segundo lugar com 23%.
Ao analisarmos os números que foram apresentados, observamos que o Nordeste tem 23% de torcedores locais, enquanto os de fora representam 51%, e com um alto índice dos que não gostam do futebol no total de 26%.
São detalhes que mostram a razão da pobreza do futebol Nordestino, com o sua demanda ligada a clubes de outras regiões.
NOTA 2- O BRASIL DE POUCOS CLUBES
* Ainda sobre a pesquisa do Data Folha sobre os torcedores, na Região Sudeste, o Corinthians bate o Flamengo, por uma razão bem obvia com relação a população de São Paulo.
O alvinegro aparece com 19% na preferência dos torcedores contra 14% do rubro-negro. O terceiro colocado é o São Paulo com 10%, Palmeiras (8%), Cruzeiro (8%), Atlético-MG (5%), Santos (4%). Fluminense e Botafogo aparecem com apenas 2%.
Nenhum clube do Sul, Nordeste e Centro-Oeste foram citados.
Os que não gostam de futebol superaram o Corinthians, somaram 21%.
No Norte do país os números assustam.
O Flamengo ocupa a primeira posição dos torcedores de forma bem expressiva, com 37%. O segundo colocado, Corinthians está bem longe, com 8%. A seguir o Vasco (7%), São Paulo (6%), Palmeiras (3%), Botafogo, Santos e Fluminense (1%).
Os clubes da região estão incluídos no item Outros, com 19%. Os que não gostam do futebol representam 17%.
O rubro negro tem mais de um terço dos torcedores dessa região.
NOTA 3- TORCEDORES DO SUL E CENTRO-OESTE
* A região Sul é a única em que os seus dois maiores clubes superam Flamengo e Corinthians.
O Grêmio tem 20% de preferencia dos torcedores sulistas, na maior parte no Rio Grande do Sul, e o Internacional com 18%, na mesma linha do tricolor.
O Corinthians tem 12% e o Flamengo, 8%. O São Paulo com 5% de preferencia. Os números dos demais clubes de outras regiões representam 8%, os dos estados sulistas, 10%, enquanto os que não tem times somaram 19%.
Com relação ao Centro-Oeste, o fato mais importante para uma análise, é que essa região tem o maior número de pessoas que não gostam de futebol (29%).
O Flamengo lidera o ranking (23%), Corinthians (15%), São Paulo, (9%), Palmeiras (6%) e o Santos (4%).
Os times da região tem 7% de preferência dos torcedores, enquanto os outros clubes de fora dessa somaram 7%.
Na soma das cinco regiões brasileiras o quadro é o seguinte: Flamengo (19%), Corinthians (14%), São Paulo (10%), Palmeiras (8%), Cruzeiro (8%), Atlético-MG (5%), Vasco (4%), Santos (4%), ou seja 8 clubes com 72% da demanda, com 22% dos que não tem times, sobra a nível nacional para os outros times apenas 6%.
Os números assustam, mas são reais.
NOTA 4- A RECEITA FEDERAL E OS CLUBES DE FUTEBOL
* A Receita Federal apertou o cerco contra clubes e suspendeu os benefícios de isenção de impostos de ao menos seis times do futebol profissional de São Paulo.
A cobrança que foi realizada no ano de 2017 por causa do fim dos benefícios fiscais totalizou R$ 288,3 milhões.
Como existe o sigilo fiscal os nomes dos apenados estão protegidos, mas por conta de um recurso, soubemos que o Corinthians é um deles.
O fim do beneficio ocorreu após a atuação da força-tarefa da Receita que teve como objetivo coibir fraudes e desvios relacionados a entidades sem fins lucrativos.
Os R$ 288,3 milhões cobrados aos clubes são referentes ao IRPJ, e CSL.
No entendimento da Receita, o beneficio da referida isenção é restrito a instituições de caráter filantrópico, recreativo, cultural e cientifico e associações civis sem fins lucrativos, enquanto os clubes realizam atividades nitidamente empresariais e por esse motivo não teriam atendido os requisitos legais.
Os autos de infração já foram julgados na primeira instancia do Contencioso Administrativo, tendo sido mantido por unanimidade.
Embora não tenha sido divulgado pela Receita, tomamos ciência de que alguns clubes não apresentaram os documentos essenciais que foram solicitados durante o procedimento fiscal, inclusive alguns apresentando vários problemas de escrituração contábil, que impede que possam pleitear tais benefícios.
Queda e coice são comuns hoje no futebol brasileiro.
NOTA 5- O PONTA-PÉ INICIAL DO BRASILIRÃO
* Sem a mínima divulgação, no dia de hoje começa o Brasileirão de 2018, com a realização de três jogos.
No período da tarde, a partida de abertura será entre Cruzeiro x Grêmio, ambos ganhadores dos títulos estaduais.
Durante à noite o Vitória receberá o Flamengo, enquanto o Santos irá enfrentar no Pacaembu o novato Ceará.
Não existem prognósticos firmados para esses jogos, desde que todos os clubes estão saindo dos estaduais que não conseguem dar uma ideia da potencialidade de cada um.
Pela lógica do futebol, o jogo de abertura será o mais equilibrado, com dois times candidatos ao título.
Enquanto isso, o time peixeiro tem uma maior vantagem técnica sobre o alvinegro cearense, e o Flamengo deverá ter dificuldades no enfrentamento contra o rubro-negro baiano.
De uma coisa temos a certeza, a de que está sendo iniciada a segunda etapa que representa a mediocridade do futebol brasileiro, com a bola sendo maltratada, jogos Infraero, simulações diversas, estádios ociosos, e as arbitragens avacalhando os resultados.
NOTA 6- VITÓRIAS DOS MANDANTES NA SÉRIE B
* A Série B Nacional foi iniciada na noite de ontem com quatro jogos, e todos com resultados positivos para os mandantes.
O Fortaleza derrotou o Guarani por 2x1, Oeste 2x0 CRB, Atlético-GO 3x2 Criciúma e Figueirense 2x1 Juventude.
O diário de bordo do navio fantasma traz hoje um resumo estatístico de tudo que falei no meu comentário sobre os meliantes do país em bombardeio para acabar com a guerra química. Homens, mulheres, idosos e crianças estão sendo queimados vivos em Duma e milhões de brasileiros aguardando o mesmo destino. Quando os quadrilheiros sírios se reuniram nos idos de 1986 tinham como objetivo exatamente a hegemonia fraudulenta do nosso futebol e a implantação das muitas gangues na instituição e no país. Hoje eles dominam Clubes, Entidades, Estados, Ministérios e Poderes e oferecem os ativos patrimoniais da Pátria na maior cara de pau em troca de corretagem. Não foi por falta de aviso. A Brasíria Teimosa está à deriva.
Comentários
Assine o RSS dos comentários