O Brasil tinha tudo para se tornar um grande país, mas parou no tempo e no espaço pela ausência de um projeto de desenvolvimento nacional que o transformasse em uma grande potência.
Teve piques de evolução, mas esses perderam-se no caminho e nos nesses últimos anos o vírus da corrupção tomou conta de todos os seus segmentos, levando-o ao fundo do poço.
Começamos esse artigo que não tem uma ligação direta com os esportes em geral, embora esses façam parte do contexto, por conta do impacto que tivemos em uma cidade que ainda não conhecíamos, o Porto em Portugal.
Não é a capital, mas tem uma estrutura que nos deixou surpresos, inclusive com o número de turistas pelas ruas limpas e organizadas.
Os serviços são da maior qualidade, com um metrô com estações de alto nível, ligando-a de ponta a ponta aos seus bairros.
O patrimônio histórico e cultural bem conservado, e serve de atração para quem visita a cidade. Algo sensacional.
Um lugar onde a civilidade é latente.
Existem passagens para pedestres sem a presença de semáforos ou de policiamento, os motoristas obedecem. Se fosse em nosso país as mídias seriam entupidas com noticias de atropelamentos.
O uso do metrô dá um respiro às ruas e avenidas, com um bom fluxo dos veículos.
A sua população nos lembrou a do Brasil ao respirar o jogo do Porto no final da semana, que poderá dar-lhe o título de campeão.
Na realidade cidades como essa de um país que já esteve no fundo do poço, e cujo PIB hoje avança todos os anos, deveriam servir aos nossos governantes.
Nós temos tudo, mas a educação é precária, enquanto na Europa e em Portugal essa é a prioridade, e as ruas bem cedo mostram o numero de jovens seguindo para as escolas.
Enquanto o foco nacional não for esse segmento iremos levar mais um século para atingir a fase de desenvolvimento.
Nós temos um grande país, mas a sua população ainda não entendeu que precisa mudar o modelo de gestão dando um chute nos corruptos e colocando nos devidos lugares pessoas que pensem no coletivo e não o de encher os seus bolsos.
Ainda existe esperança para todos nós, desde que Portugal também passou por um processo de corrupção, com um ex-primeiro ministro preso, mas deu a volta por cima e tornou-se na verdade um país do mundo, e com o maior fluxo turístico da Europa.
As cidades são bem cuidadas, e se anda na rua sem olhar para traz com medo de ser assaltado.
O Brasil está em nossas mãos, e devemos muda-lo para que não possamos ter decepção quando saímos para outros países, inclusive na própria América Latina, que tem o Chile como referência.
Um desabafo feito por um brasileiro que já viu de tudo, e que ainda tem a esperança de que os futuros governantes pensem no país.
Comentários
0#2RE: A DECEPÇAO CHAMADA DE BRASIL —
ROBERTO OLIVEIRA03-05-2018 19:20
JJ: Vou endossar o que escreveu Antônio Correia. O artigo é antológico, e merece ser repercutido.
0#1RE: A DECEPÇAO CHAMADA DE BRASIL —
ANTONIO CORREIA03-05-2018 19:16
JJ: Um artigo genial que mostra a qualidade do blog. Sensacional e que mostra a realidade em que vivemos. Temos um grande país, mas os gestores foram trágicos. Antológico.
Comentários
Assine o RSS dos comentários