blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Senhora da Hora é uma cidade portuguesa, pertencente ao Concelho (com o c mesmo) de Matosinhos, próxima a cidade do Porto, com apenas 30 mil habitantes, com um padrão de desenvolvimento do mais alto nível.

Percorrendo alguns espaços chegamos ao Parque de Jogos que serve sem duvida para mostrar o quanto as áreas públicas podem ser bem aproveitadas.

Uma área de bom tamanho contemplando quadras, campos, espaço cultural, e tantas outras coisas que atende a população e sobretudo a estudantil.

No momento da visita nos lembramos de um espaço que temos entre as cidades do Recife e Olinda, o Memocotrial Arcoverde, que continua sem um destino delineado após tantos anos de existência, entregue ao abandono.

O Recife e sua região metropolitana são carentes com relação às áreas de lazer, especialmente para a prática de esportes, desde que em grande parte, as edificações tomaram conta de todos os espaços disponíveis.

Uma verdadeira luta do concreto contra a saúde.

As chamadas Academias da Cidade estão espalhadas em todas as localidades, mas não atendem as necessidades latentes que se tem para levar os esportes à população.

O Compaz foi sem duvida uma boa iniciativa, e os dois que foram construídos funcionam muito bem, mas na verdade os custos são elevados, o público atendido é limitado.

Quem passa hoje pelo Memorial Arcoverde, que é um dos locais mais apropriados para um grande complexo de atendimento a todos os segmentos, sem restrição de idade, sente de perto a ausência de sensibilidade dos gestores públicos para uma área tão privilegiada, e que poderia ser um polo por demais importante para a prática de esportes, e que se encontra em péssimo estado de conservação.

Obvio que sabemos que o estado não pode bancar os investimentos necessários para transformar o local, mas o governo deveria estudar uma formula para recupera-lo, através de uma parceria com a iniciativa privada, para que o Memorial volte a ser utilizado pela população.

A construção de um colégio seria fundamental para o processo, desde que traria a vida para o local. Campos, quadras, locais para outras atividades que poderiam ser recuperados ou construídos, e assim criando condições para um amplo projeto de iniciação esportiva.

O Parque Arcoverde, em proporções menores poderia ser o que representa o Ibirapuera para a cidade de São Paulo, que está sendo privatizado, que oferece os equipamentos necessários para que a população possa usufruir e, ao mesmo tempo dar aos jovens a oportunidade das escolinhas que seriam administradas por professores do próprio estado.

O Parque localizada na cidade de Senhora da Hora nos motivou para a postagem desse artigo, desde que torna-se necessário uma tomada de posição sobre o assunto, desde que é duro para quem gosta de esportes e lazer passar por um local que seria por demais importante para os habitantes de pelo menos duas cidades pernambucanas, e vê-lo entregue à própria sorte.

A sociedade merece que o tema seja discutido. 

Comentários   

0 #1 RE: UM PARQUE SEM DESTINOGERALDO SILVA 16-05-2018 12:15
Sou professor de Educação Física em um colégio da capital e sinto de perto as dificuldades para a prática de esportes. Quero parabeniza-lo pela lembrança do Memorial Arcoverde que até hoje não conseguiu se tornar uma realidade.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar