blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- A SIMBIOSE DA JUSTIÇA DESPORTIVA COM AS FEDERAÇÕES 

* Há anos que discutimos a necessidade de uma separação total da Justiça Desportiva das entidades que administram o futebol.

Embora o STJD tenha uma sede fora da Barra da Tijuca, a sua vida financeira depende do Circo, que passa a ter voz dentro do sistema.

No caso dos estados, a situação é mais grave quando os Tribunais Esportivos funcionam em suas dependências, com sujeição total no segmento financeiro.

Perdem a liberdade, e sobretudo a independência nas decisões.

Trata-se de um segmento que tem que ser reformulado, inclusive nos seus conceitos.

Continuar como está é impossível, e ruim para o futebol.

O maior exemplo sobre essa simbiose foi escancarado na Operação Cartola que está desnudando o futebol paraibano.

Lemos a transcrição da gravação de uma conversa, envolvendo o presidente do TJDF-PB, Lionaldo Santos e o da FPF, Amadeu Rodrigues, que foi divulgada pelo jornal Correio da Paraíba.

O assunto em questão é o julgamento envolvendo o Treze Futebol Clube, na época da polemica sobre o Regulamento do Estadual.

Botafogo e Treze se enfrentariam na semifinal, com o primeiro jogo acontecendo em João Pessoa.

O entendimento do Regulamento da competição era que tal privilégio seria para os times que terminaram em primeiro lugar nos seus respectivos grupos- no caso, Campinense e Treze.

O Belo acionou a Justiça, alegando que por ter feito mais pontos na primeira fase deveria ter a vantagem de decidir em casa.

Na transcrição, Amadeu Riodrigues telefona para Lionaldo e diz que ¨estão (o Treze) querendo agitar de todo o jeito, porque o Botafogo pediu arbitragem de fora. O presidente do TJDF revela que o Galo havia ¨entrado com uma ação para o vice-presidente do órgão, para que fosse adiado o julgamento¨.

Amadeu rebate e diz que ¨não vai adiar nada¨.

O mais grave vem a seguir, quando Lionaldo faz uma pergunta, no sentido de orientação sobre o posicionamento que deve ser adotado no julgamento em questão.

O presidente da FPF é enfático e defende a sua tese.

Lionaldo Santos: ¨Me diga uma coisa. Essa sessão deve ser realizada hoje... Qual a sugestão que você dá?

Amadeu Rodrigues: ¨Seguir o relator e manter do jeito que tá, com o primeiro jogo em João Pessoa e o segundo em Campina com vantagem para o Treze¨.

Na verdade a determinação foi cumprida.

Esse é o futebol que tem a cara do atual Brasil.

NOTA 2- AS ESTATÍSTICAS E A SELEÇÃO DO CIRCO

* Os amigos que acompanham o blog sabem o interesse que temos com relação aos números, que na verdade dão o sentido para as projeções futuras das competições.

As estatísticas quando comparadas nos mostram as tendências do que poderá acontecer durante um campeonato. O sistema não é infalível, mas é totalmente confiável.

Como a moda agora é a tal da Copa do Mundo, evento que não temos a menor simpatia, principalmente por esse vender ilusões de um sistema podre como o nosso, fomos buscar os resultados de todas as Copas realizadas na Europa, no total de dez entre 1934 e 2006.

Há doze anos que o Velho Continente não abriga uma Copa.

As participações do Circo foram as seguintes:

1934- Itália- caiu na primeira fase,

1938- França- 3º lugar;

1954- Suécia- Campeão;

1966- Inglaterra- caiu na primeira fase;

1974- Alemanha- 4º lugar

1982- Espanha- caiu na segunda fase;

1990- Itália- oitavas de final e,

2006- Alemanha- quartas de final.

Na realidade os números não são favoráveis ao Circo do Futebol, desde que existe um hiato de 50 anos de uma conquista realizada na Europa.

São coisas das estatísticas.

NOTA 3- CANAIS ESPORTIVOS VIRARAM CIRCOS

* Numa entrevista ao Portal UOL, o jornalista Renato Mauricio Prado teceu alguns comentários sobre os canais esportivos da televisão brasileira.

Algo que sempre ressaltamos em nossos artigos, quando mostramos as mediocridades reinantes no sistema.

Segundo Prado, o canal Sport TV tinha vários ótimos programas, o ¨Documentário Sport TV¨, ¨Jogos para Sempre¨. Hoje em dia é só mesa redonda.

A ESPN ainda tem aquele 30' por 30' (série de documentários), o ¨Bola da Vez¨ que é legal também. Mas de maneira geral ou você vê jogo, ou mesa redonda.

Para esse, a TV a cabo perdeu um pouco a mão. Mesa redonda é mais barato, mais fácil, prende a atenção, mas está chato.

Está começando a se tornar uma coisa circense que me incomoda muito¨.

Na sua avaliação a Rede Globo tem influencia na queda de qualidade da programação jornalística na TV.

¨A Globo para não entrar em assuntos espinhosos de dirigente que não quer brigar porque compra os direitos, começou a mentir, e criou a falácia de que o jornalismo esportivo não é jornalismo, e sim entretenimento.

Isso é um absurdo, um crime. Claro que é jornalismo. Todo mundo está seguindo essa onda. Virou um Circo Mambembe.

As pessoas falam não porque acham, mas porque vai gerar graça¨, declarou o jornalista.

Na verdade essas palavras são escritas diariamente em nosso blog, quando mostramos as cenas grotescas do jornalismo esportivo, que hoje beira ao ridículo, e tornou-se numa chanchada.

NOTA 4- OPERAÇÃO CASHBALL

* O Sporting está sendo atacado por uma tormenta.

Na última segunda-feira, 50 torcedores invadiram o seu Centro de Treinamento armados com cintos, tochas e barras de ferro, e agrediram alguns jogadores, e profissionais da Comissão Técnica.

Alguns já foram presos.

Na manhã de ontem recebemos uma mensagem do Jornal Correio da Manhã, de Lisboa, com uma matéria sobre a Operação Cashball que realizou ações na sede do clube, como em algumas residências dos envolvidos.

Quatro prisões foram efetuadas por corrupção ativa.

Em comunicado a Policia Judiciária, que é irmã da nossa Policia Federal, comunicou que as buscas e prisões foram por conta de manipulações de resultados no campeonato de Handebol que foi ganho pelo Sporting, como também em jogos de futebol em que o clube foi favorecido.

Nos últimos meses o futebol português está sendo investigado, e as medidas devidamente tomadas, bem diferente do Brasil quando o silêncio toma conta de todos os segmentos. 

NOTA 5- UM JOGO PELA COPA DO BRASIL COM TORCIDA ÚNICA

* O futebol brasileiro é surreal.

O que acontece na verdade é uma afronta a lógica e a realidade.

O Ministério Público do Paraná resolveu de forma grotesca proibir a presença de torcidas mistas nos jogos locais, entretanto estendeu a medida para os encontros nas diversas competições nacionais.

Os torcedores que acompanham os seus clubes não poderão fazê-lo quando esses jogarem em Curitiba.

Estão criando com uma canetada um verdadeiro monstro no futebol brasileiro, fechando os estádios para as torcidas mistas, tirando a alegria dos jogos.

A partida do Atletico-PR e Cruzeiro realizada no dia de ontem foi o pontapé inicial da torcida única.

O time Celeste recorreu à Justiça, mas a liminar foi rejeitada.

O futebol já está ruim, e tirando algo motivador que é formado pelas torcidas, é realmente ajudar para o enterro final.

Para o MP do Paraná o futebol tem que ser uma missa, com fieis do mesmo bairro.

São coisas do Brasil.

Comentários   

0 #2 RE: NOTAS AVULSAS CARLOS ALFREDO 17-05-2018 14:13
JJ: NOTA 1- Tal acontecimento reflete a realidade e um erro em deixar a Justiça Desportiva na dependência das entidades que administram o esporte. O que está acontecendo na Paraíba não é exclusividade desse estado, é generalizada em todo o país.
Citar
0 #1 Poder de vetoBeto Castro 17-05-2018 13:41
Nota 1 - Ao longo da linha do tempo e com o crescimento do futebol e de outros esportes e acredito nisto, a única saída será um justiça esportiva acoplada à justiça comum com as suas respectivas varas especializadas. Mas, na atual conjuntura de uma justiça desportiva particular e privada, ágil e se desgarrando, mas influenciável, a prerrogativa do poder de decisão e veto dos Presidentes das Entidades em todos os níveis é imprescindível e fundamental. Este estágio de uma sociedade de santos hipócritas do pau oco sem conflitos de competição serve apenas ao proselitismo à concentração de renda da extrema destra do espectro ideológico dos galinhas verdes e lavajateiros em trajes de gala com gravata borboleta recebendo prêmios nos tapetes vermelhos do Tio Sam ao lado dos seus comparsas de partido.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar