* A sobreposição de vários campeonatos antecipou a utilização pelos clubes de times alternativos em seus jogos pelo Brasileirinho.
Em apenas seis rodadas dessa competição, assistimos a sua total avacalhação quando alguns times estão deixando-a de lado, dando a preferencia as Copas Libertadores e do Brasil, cujos valores pagos para os vencedores são bem mais altos do que os projetados para a Série A Nacional.
O calendário do Circo tornou-se muito apertado por conta da Copa do Mundo, mas cometeu um grande equivoco em manter 18 datas para os falecidos estaduais.
Com tal desperdício, os campeonatos ficaram batendo um no outro, com jogos seguidos e com viagens longas, em uma situação de total desgaste, motivando a fase dos mistos.
Na rodada final de semana, vimos o Cruzeiro enfrentando o rival Atlético-MG com um chamado time alternativo.
Foi derrotado, mas a preferência ficou para o jogo final da primeira fase da Libertadores.
Por outro lado, Corinthians e Grêmio jogaram com seus reservas em suas partidas por conta dessa competição sul-americana.
Ambos empataram.
Na quinta rodada o Flamengo poupou uma boa parte do seu time no jogo contra a Chapecoense, onde foi derrotado.
São detalhes que prejudicam a formatação da tabela de classificação, desde que são pontos perdidos muitas vezes irrecuperáveis.
Como levar torcedores aos estádios quando os clubes pouco estão se importando com a competição?
Na realidade esses pontos que não foram conquistados poderão fazer falta no futuro, e isso aconteceu com o Grêmio quando abandonou o Brasileiro de 2017 pelo título da Libertadores.
São coisas do futebol brasileiro.
NOTA 2- UM CENÁRIO RARO NO FUTEBOL
* A 6ª rodada da Série B nos apesentou um cenário bem raro no nosso futebol.
Nos 10 jogos que foram realizados, tivemos 5 vitórias dos visitantes, 4 empates e apenas o sucesso de um mandante, no caso do Oeste 2x0 Vila Nova.
Nos empates tivemos três 1x1, e um 0x0.
Pouco se tem falado sobre essa competição, desde que o estado de Pernambuco não tem representantes, e por conta disso os jogos passam despercebidos.
Sem a presença de um chamado time grande, e com o Coritiba como maior referencia, embora esse esteja tropeçando em seus jogos, a Série B dessa temporada está se mostrando como a mais equilibrada dos últimos anos, com pelo menos dez clubes com boas chances de conquistar uma vaga.
Duas campanhas devem ser destacadas, a do líder Fortaleza com 16 pontos, e a do segundo colocado CSA, com 15.
O time alagoano tem cinco vitórias, e está mostrando que poderá subir de forma rápida para a Série A Nacional.
Os outros clubes que estão emparelhados são o Vila Nova (13), Paysandu (12), Avaí (11), Coritiba (11), Atlético-GO (10), São Bento (10), Figueirense (9) e, Londrina (8).
O Fortaleza de Rogerio Ceni está mostrando que irá lutar para obter uma vaga na primeira divisão nacional.
A sua campanha é perfeita.
Enquanto isso o Coritiba que era o favorito maior ao acesso, ainda não conseguiu se firmar e vem perdendo pontos preciosos.
NOTA 3- COMEÇOU A DANÇA DAS CADEIRAS
* Mal começou o Brasileirinho e a música já está tocando na festa da dança das cadeiras.
O primeiro a dançar foi Marcelo Chamusca, técnico do Ceará, que recebeu o aviso após a derrota para o Vitória no final da semana.
Na verdade o time cearense não preparou-se para a Primeira Divisão, continuando com um elenco de segunda.
Não existe milagre para arrumar a casa, desde que falta ao time o essencial, ou seja, a qualidade técnica.
Sem isso é morte certa.
As contratações foram desastradas.
Hyuri que veio de graça emprestado pelo Atlético-MG e o veterano Eder Luiz, fora de forma, não atenderam as suas necessidades.
O Ceará completou no jogo contra o rubro-negro baiano a sua sétima partida sem vitória, sendo seis no Brasileirinho.
Está na vice-lanterna da competição, próximo do atolado Paraná.
Como sempre o técnico é o culpado.
Chamusca dançou, perdeu a cadeira, e os cartolas já contrataram o substituto, Jorginho, que irá enfrentar os ventos e tempestades no comando de uma barca furada.
Por outro lado, mais dois técnicos estão com as cabeças à premio- Jair Ventura, do Santos, que ainda não dançou por conta da divisão da diretoria, e de Fernando Diniz, do Atlético-PR que há muito tempo não sabe o que representa uma vitória.
São coisas da dança das cadeiras, o orgasmo dos cartolas.
NOTA 4- MAIS UMA AÇÃO PERDIDA PELO SANTA CRUZ
* A situação financeira do Santa Cruz é trágica, e as ações na Justiça do Trabalho tem ajudado a empurra-lo para o fundo do poço.
A cada semana uma novidade.
A última decisão foi proferida pela Juíza Vanessa Sanchez da 4ª Vara do Trabalho de Curitiba, que condenou o tricolor do Arruda a pagar o valor de R$ 1.2OO.000,00 ao atacante Anderson Aquino.
O jogador atuou pela equipe pernambucana em 2015, conquistou o estadual e marcou o gol do titulo.
Além disso na mesma temporada o Santa Cruz conseguiu o acesso à Série A.
Os valores devidos são referentes aos salários atrasados, verbas rescisórias e FGTS.
Os mesmos de sempre que são sempre empurrados pelas barrigas dos cartolas para ganhar tempo, e no final o clube recebe a pancada.
Na realidade não existe uma solução para o Santa Cruz, desde que um dia leva uma queda, e no outro um coice.
São coisas de gestões desastradas.
NOTA 5- 72% DOS JOVENS QUE ACESSAM A INTERNET TEM UM CLUBE EUROPEU DE CORAÇÃO
* De um estudo realizado pela Sports Value sobre o consumo dos torcedores do futebol brasileiro:
¨Segundo o Datafolha em oito anos, os desinteressados por futebol aumentaram 10 pontos percentuais.
Segundo o Ibope, 72% dos jovens de 16 a 29 que acessam internet tem um clube europeu de coração¨.
Mais:
A maior parte das receitas dos clubes brasileiros não é proveniente do consumo de seus milhões de torcedores em todo o Brasil.
Ainda:
¨No futebol mundial de clubes europeus souberam se aproveitar comercialmente do tamanho do negócio futebol.
O Brasil é um gigante de mídia e entretenimento com muitos dados públicos disponíveis.
Mas os clubes apresentam informações muito superficiais¨
NOTA 6- HOJE TEM JOGO DA FALECIDA
* A Copa do Nordeste começou em janeiro, está entrando em junho e não conseguiu terminar.
Um exemplo de como se arruinar uma competição, que pelos espaços entre os jogos tornou-se esquecida entre os torcedores.
É a falecida.
Torneios como esse que são importantes devem ter começo, meio e fim de forma bem programada, mas tal fato não aconteceu, e hoje à noite o Santa Cruz irá enfrentar o ABC no jogo de volta pelas quartas de final, ou seja ainda teremos as semifinais e final.
Um show de horrores na formatação da tabela.
Futebol em todo o mundo é tratado como algo sério, mas no Brasil esse esporte é avacalhado.
JJ: NOTA 6- A COPA DO NORDESTE é sem duvida um bom evento, mas está sendo destruída. Uma competição que começou em janeiro e ainda não terminou é um verdadeiro absurdo.
0#4Competição Rica nas mãos de incompetentes —
Beto Castro22-05-2018 12:23
A Copa do Nordeste como idealizamos deveria evoluir na linha do tempo juntamente com o desenvolvimento econômico das principais cidades do interior dos sete estados, como Sobral, Joazeiro do Norte, Mossoró, Campina Grande, Caruaru, Salgueiro, Petrolina, Arapiraca, Itabaiana, Feira de Santana e Joazeiro da Bahia. As arenas sofreram melhorias enormes e os mercados de consumidores e de publicidades se expandiram, mas a cegueira dos dirigentes das federações e clubes os tornaram deficientes visuais de guia. De 1994 a 2014 se passaram 20 anos do torneio, cuja evolução normal seria de 16 para 24 e de 24 para 32, incorporando inúmeros mercados portentosos e crescentes de toda a região nordeste. Impressionante a vontade de destruir o que já existe de sucesso. O que os dirigentes imorais e ignorantes fizeram foi reduzir em 45% os torcedores dos grandes clubes de quatro dos nove estados, com a finalidade exclusiva de concentrar a renda e os títulos nos dois grandes clubes da Bahia. Na próxima edição de 2019 estarão de fora dois campeões Campinense e América -RN, além de River-PI, ASA-AL (um Vice-Campeão), Treze, além do alucinado do boicote, o Sport e o vice-campeão pernambucano - o Central - que esperou por décadas para participar e acabou ficando de fora. Um verdadeiro descalabro da falecida e da liga velhaca de dizer amém. Esses centuriões lagartixas são verdadeiros suicidas analfabetos.
Caro amigo. Como tenho dificuldade de escrever em celular, peço a sua permissão para falar sobre a situação dramática do Santa na próxima sexta pela manhã, quando utilizo o meu computador convencional com teclado maior.
Prezado Guilardo: O blog está à sua inteira disposição. Os seus comentários o enriquecem.
Caro amigo. Como tenho dificuldade de escrever em celular, peço a sua permissão para falar sobre a situação dramática do Santa na próxima sexta pela manhã, quando utilizo o meu computador convencional com teclado maior.
Comentários
Prezado Guilardo: O blog está à sua inteira disposição. Os seus comentários o enriquecem.
Assine o RSS dos comentários